A maioria dos fisiculturistas profissionais seguem uma dieta de temporada e fora de temporada, já que é quase impossível ter um corpo magro e definido, e querer ganhar uma quantidade considerável de massa muscular.

Uma das chaves principais para conseguir um corpo definido é o treinamento cardiovascular. Existe uma ciência misturada com cardio para ampliar os seus resultados, como o treinamento de resistência.

Se você é um fisiculturista profissional sabe a importância que tem o cardio nos meses de preparação antes de uma competição de fisiculturismo, não poderíamos subir no palco e ganhar sem ele. Alguns fisiculturistas fazem duas horas de cardio por dia, uma de manhã e outra à noite.

Durante os últimos 15 anos, o treinamento cardiovascular tem recebido um monte de avisos como o centro de condicionamento físico, controle de peso e a saúde cardiorrespiratória. O treinamento cardiovascular tem muitos benefícios. Ajuda a reduzir o risco de doença cardiovascular por fatores como obesidade, hipertensão e colesterol alto.

Intensidade baixa ou alta?

O yin e o yang do mundo do exercício são os aeróbicos e o treinamento de força. “Aeróbicos” se refere à baixa intensidade, os treinamentos prolongados que tem a intenção de usar calorias e queimar gordura.

O treinamento de força é de alta intensidade. Quando se trata de combinar os exercícios aeróbicos com o treinamento de força, é o erro principal das pessoas que utilizam uma tática de sobrecarga progressiva em sua sessão de exercícios aeróbicos.

Uma ótima forma de exercício cardiovascular é o treinamento intervalado de alta intensidade, é feito em intervalos, e deve ter entre 15 e 20 minutos. Um exemplo seria o sprint durante 20 segundos e, em seguida, caminhar rapidamente durante 40 segundos antes de repetir o número desejado de vezes. Ou você pode tentar a bicicleta ou a máquina de remo.

Aeróbico ou anaeróbico?

Você deve queimar calorias a um ritmo maior do que você consome para perder peso. As calorias aeróbicas queimam gordura, enquanto inalam oxigênio. As calorias anaeróbicas queimam a glicose mediante a conversão de amido em seus músculos, conhecido como glicogênio.

A acumulação de ácido láctico como um efeito colateral da atividade anaeróbica produz uma sensação de ardor no músculo. Para perder gordura ao máximo, é muito claro que devemos nos concentrar em aeróbicos, em vez de atividades anaeróbicas.

Natação para cardio

A natação é um excelente exercício cardiovascular, assim como melhora as suas condições aeróbicas (resistência), mobiliza todos os grupos musculares importantes, como ombros, costas, pernas, braços.

Como a natação é um exercício aeróbico que você pode realizar durante um tempo prolongado e também mobiliza grandes grupos musculares, nos permite queimar muitas calorias em uma única sessão.

Também ajuda a tonificar (fortalecer) os músculos envolvidos, especialmente os músculos das costas, o deltóide e em menor medida as pernas.