Você já se perguntou alguma vez se o spinning é a solução para emagrecer? Hoje vamos falar sobre os possíveis benefícios que este exercício pode nos proporcionar. Spinning é uma das atividades mais populares nas academias atualmente, embora tenha sido na década de 90, quando começou a ganhar popularidade.

É praticado com uma bicicleta estática, e graças à sua combinação de treinamento aeróbio e anaeróbio ajuda a fortalecer o coração. Além disso, é muito eficaz para perda de peso, já que em cada sessão, podemos chegar a queimar até um total de 700 calorias.

Como praticar spinning para emagrecer:

No entanto, este último depende de como realizamos esta disciplina, porque dependendo do método que seguimos podemos simplesmente aumentar a nossa massa muscular, em vez de reduzir o volume.

Se o nosso objetivo é perder peso, temos que reduzir a resistência da bicicleta e aumentar a velocidade do pedalar, com isso irá intensificar a atividade aeróbica.

Se o que pretendemos é tonificar as pernas e glúteos, devemos fazer o oposto.

Cada sessão costuma ter uma duração aproximada de 45 minutos e inclui o trabalho de aquecimento, resistência, relaxamento e alongamento. Tudo isso acompanhado com música e um instrutor especialista na área, que marca o ritmo da pedalada. Geralmente é praticado em um grupo, e centra-se especialmente em endurecer as pernas e nádegas.

No momento de praticar esta atividade, devemos considerar uma série de recomendações para evitar nos lesionarmos. Por exemplo, é preciso regular a nossa bicicleta de maneira que nos permita adotar a postura adequada, nos fixando bem na altura do assento e do guidão. O instrutor da classe pode ajudar neste momento.

Por outro lado, é essencial colocar os seus pés corretamente, paralelos ao chão para exercer força, sem prejudicar o pedalar. Além disso, temos de alongar antes e depois da sessão, e evitar colocar as costas muito rígidas. Também é necessário beber água constantemente durante a aula, mediante pequenos goles, para evitar a desidratação. Finalmente, as flexões do joelho não podem superar 90º.

Benefícios do spinning:

Seus benefícios não se limitam a reduzir o peso. Com esta atividade não apenas modelamos o nosso corpo fortalecendo as pernas, coxas, abdômen, braços e nádegas. Também melhoramos o nosso sistema cardiovascular, dado que se trata de um exercício aeróbico. Além disso, é aconselhável para fortalecer os ossos e promove uma boa respiração.

Também reforça o nosso sistema imunológico, tornando-nos mais resistentes a determinadas doenças. Por outro lado, esta disciplina combate o estresse, já que através da mesma liberamos a ansiedade e descarregamos energia. E, claro, por se tratar de uma atividade física, empurra-nos a segregar endorfinas, algo que é fundamental para reduzir a angústia emocional.

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Outra grande vantagem do spinning é que pode adaptar-se facilmente a qualquer tipo de pessoa. O tempo e a intensidade variam dependendo do público a quem se dirige; é por isso que podemos praticá-la, independentemente da nossa idade e preparação física. Embora se sofremos de algum problema de saúde é absolutamente necessário que consultemos previamente o nosso médico de confiança.

Quais outras dicas para fazer spinning você adicionaria? Você conhece outros benefícios do spinning, além dos referidos para nos ajudar a emagrecer?