O step é uma plataforma que possui uma superfície antiderrapante cujas alturas podem variar de: 10, 15 e 20 centímetros, e sobre o qual realizamos diferentes trabalhos como podem ser coreografia, tonificação, etc.

A base do step, é que é um treinamento intenso e de baixo impacto.

Diretrizes para um trabalho correto com step:

  • A boa postura no step é muito importante para evitar todos os tipos de lesões.
  • Posição anatômica correta: ombros para trás, barriga pra dentro, nádegas contraídas, joelhos relaxados.
  • Incline todo o corpo para dar os passos a tomar medidas, não se incline a partir dos quadris
  • .

  • Não hiper estenda as costas.
  • Não trave os joelhos.
  • Os joelhos não devem passar de um ângulo de 90°, por isso devemos escolher a altura adequada.
  • Ao levantar ou baixar a plataforma, faça sempre com cuidado para não prejudicar a coluna.

Técnica de trabalho com step

Uma boa mecânica melhora o treinamento e reduz o risco de lesões:

  • Pise sempre com todo o pé dentro da plataforma.
  • Ao abaixar apóie a ponta dos pés e, em seguida, o calcanhar.
  • Mire a plataforma.
  • Trabalhe em torno da plataforma.
  • Se você não pode seguir os movimentos de braço, dedique-se aos pés.
  • Suba delicadamente, para não bater na plataforma.
  • Não suba de costas na plataforma.
  • Podemos saltar do chão para o step, nunca o inverso.

Uma classe de step

Aquecimento: O objetivo desta parte da classe é preparar o corpo para o exercício por meio de:

  • Aumento do fluxo de sangue.
  • Aumento do fornecimento de oxigênio a partir do sangue para os músculos.
  • Aumento da elasticidade do músculo.
  • Durante o aquecimento podemos realizar uma série de exercícios harmônicos utilizando ou sem utilizar a plataforma durante um tempo de 7-10 min.

Parte aeróbica

Aqui realizaremos movimentos contínuos e rítmicos durante um tempo suficientemente longo suficiente para produzir efeitos benéficos. Nesta parte da classe se pretende:

  • Aumentar o desempenho cardiopulmonar
  • Aumentar o tônus e a força muscular.
  • Reduzir o percentual de gordura corporal.
  • Exercícios para grupos musculares.
  • Estes exercícios são realizados para fortalecer as áreas do corpo que não tenhamos trabalhado durante o exercício com step, portanto, dedicaremos muito mais atenção a área dos abdominais e a parte superior do corpo já que com o step trabalhamos fundamentalmente a área dos glúteos, quadris e pernas.

    Alongamento

    O objetivo do alongamento é alongar os músculos que foram contraídos durante o exercício e melhorar a flexibilidade.