Se você deseja controlar um pouco a ingestão de açúcares adicionados e calorias que podem fornecer algumas bebidas refrescantes ou o café, existem alternativas que são naturais e que também te permitirão poder perder peso. Uma destas é a de folhas de hortelã, que podemos mastigar, ou também tomar como infusão ou chá. Em seguida, falamos sobre as folhas de hortelã: propriedades e benefícios de emagrecimento.

Muitas são as pessoas que já descobriram os benefícios e propriedades que têm as folhas de hortelã para emagrecer, junto com seu sabor que a torna das mais agradáveis para tomar como um chá ou uma bebida refrescante, por exemplo.

Folhas de Hortelã: Propriedades e Benefícios Para Emagrecer

Calorias da Hortelã:

As folhas de hortelã são realmente benéficas para o nosso organismo, mas também se destacam por suas propriedades para ajudar aquelas pessoas que desejam perder peso.

Na verdade, é uma das plantas ou condimento alimentar (inclusive ingrediente) que menos calorias possuem. Se pensarmos cada 100 gramas de hortelã seriam aproximadamente 99 calorias; muito pouco quando se considera que com apenas um grama já podemos conseguir o sabor para os nossos pratos e com um par de folhas (que não pesam nem um grama), podemos elaborar uma rica bebida.

Vejamos agora com mais detalhes quais seriam essas propriedades e benefícios das folhas de hortelã e também como você pode tomar.

Leia também: "O Óleo de Hortelã Poderia Melhorar o Desempenho Atlético".

Propriedades da Hortelã Para Emagrecer:

Juntamente com o conceito das poucas calorias que tem a hortelã, cabe adicionar também outras propriedades que têm a ver com o fato de perder peso e outros benefícios para a saúde.

Propriedades Saciantes. O cheiro é uma dessas propriedades que têm a hortelã, dado que não apenas conta com um aroma refrescante que agrada a muitos, mas também faz com que seja reduzida a nossa vontade de comer.

Diz-se que para evitar a tentação de comer entre as refeições, podemos cheirar algumas folhas de menta ou inclusive mastigá-las.

Propriedades Depurativas e Diuréticas. Por outro lado, a hortelã tem propriedades depurativas já que o seu consumo nos permite regular o trânsito intestinal além de limpar por dentro, algo que é altamente recomendável quando se trata de perder peso.

É Compatível Com a Digestão. Vários estudos têm demonstrado que o chá de hortelã pode acalmar o trato gastrointestinal e permitir movimentos saudáveis para o intestino; em suma, que mantém as coisas em movimento e fluindo naturalmente no corpo.

Propriedades Relaxantes. Por outro lado, diz-se que quando se cheira um pouco de hortelã, os níveis de ansiedade e fadiga são reduzidos, de modo que não caímos na tentação de acabar comendo para aliviar a ansiedade.

A verdade é que o efeito calmante e relaxante do aroma do chá de hortelã pode ajudar a reduzir o estresse e manter seu corpo na pista.

O melhor para tirar proveito dessas propriedades e benefícios das folhas de hortelã para emagrecer é que você as tome com chá que veremos a seguir, embora também seja possível acender uma vela de hortelã ou tomar algumas tragadas de óleo essencial de hortelã em seu lugar. Seu aroma reduzirá a sua ansiedade e a vontade de comer de maneira compulsiva.

Acelera o Metabolismo. As folhas de hortelã tornam possíveis, também, processar melhor os alimentos e queimar as calorias que são consumidas muito mais rapidamente. Isso pode ajudar a melhorar os seus esforços para perder peso, especialmente se combinado com uma dieta saudável.

Leia também: "Beladona: Todos os Benefícios Para Emagrecer Desta Planta".

Benefícios da Hortelã:

Junto com as propriedades das folhas de hortelã para emagrecer, nós podemos dizer também que estas contam com muitos benefícios.

Entre eles, temos o tratamento da dor muscular, aliviar os sintomas de resfriado, tratar as dores de cabeça e até mesmo a indigestão.

Benefícios Digestivos das Folhas da Hortelã. Por outro lado, os benefícios para o nosso organismo e, em particular, o nosso sistema digestivo também são conhecidos.

A hortelã reduz a irritação intestinal, que surge quando sofremos de diarreia, colite ou quando sofremos da doença de Crohn e temos gases. Ao mesmo tempo favorece o processo digestivo ao melhorar, entre outros, o funcionamento do fígado.

A hortelã serve também para tratar dores de estômago, já que reduz e evita os vômitos e as cólicas abdominais.

Outros benefícios da hortelã é tratar os efeitos que estão associados com a "doença da altitude" (que é quando o nosso organismo não pode adaptar-se à falta de oxigênio associada com a altitude), daí que melhora e facilita a circulação sanguínea.

Uso Tópico das Folhas de Hortelã. Por outro lado, e antes de ver como podemos tomar as folhas de hortelã para emagrecer, cabe adicionar que, se aplicadas como uso tópico, como pomada, podemos nos beneficiar no tratamento de dores e lesões em geral.

Assim, podemos fazer uma infusão de folhas de hortelã, deixamos esfriar e, em seguida, embebemos uma compressa que devemos colocar sobre a área dolorida.

Notaremos assim, como são aliviadas as dores de cabeça, dores nas costas, assim como os músculos do colo do útero e também poderemos tratar condições de pele, como feridas, eczemas, picadas de insetos, infecções vaginais ou hemorroidas.

Como Tomar as Folhas de Hortelã Para Emagrecer:

Se você deseja poder tomar as folhas de hortelã, a fim de perder peso, o ideal é preparar uma infusão ou chá.

Para isso, será tão fácil como contar com estes.

Ingredientes:

  • 3 ou 4 folhas de hortelã fresca
  • 2 xícaras de água
  • Açúcar (opcional)
  • Limão (opcional)

Preparação: Nós aquecemos a água em uma chaleira ou em uma panela comum. Nós cortamos as folhas de hortelã e quando a água tiver fervido, jogamos os pedaços da hortelã.

Agora deixamos ferver entre 5 a 10 minutos. Desligamos o fogo e deixamos, então, repousar durante outros dez minutos.

Servimos com a ajuda de uma peneira e adicionamos algumas gotas de limão e um pouco de açúcar, se nós desejarmos.

Chá de Hortelã Gelado:

Outra variedade será fazer um chá de hortelã gelado e, para isso, você precisará:

Ingredientes

  • Seis saquinhos de chá
  • 1 litro de água
  • 4 colheres de açúcar
  • 2 limões
  • 5-10 folhas de hortelã
  • Gelo picado

Preparação: Em uma chaleira, coloque a água que teremos que deixar ferver e entrar em infusão, em seguida, com o chá durante um minuto e deixe esfriar. Agora colocamos no liquidificador os limões cortados em pedaços, junto com as folhas de hortelã, o chá, o gelo e o açúcar. Bata durante um minuto e depois sirva em um copo, com um par de rodelas de limão e um pouco de gelo picado.

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.