Dietas cetogênicas são dietas muito populares que têm resultados rápidos. Embora muitas vezes eficazes, às vezes não funcionam como deveriam. Se você quer saber por que e quais são os erros mais comuns que podem inviabilizar esta dieta, certifique-se de ler esta nota.

A dieta cetogênica é uma dieta que é caracterizada por uma baixa ingestão de hidratos de carbono, em detrimento do aumento do consumo de proteínas e gorduras. Esta dieta é uma das mais populares, porque é uma dieta com resultado rápido.

Ao realizar a mesma promete resultados rápidos e eficazes, mas você pode cair em alguns erros que podem atrapalhar a dieta.

Por que as dietas cetogênicas não funcionam?

  • Muitas das pessoas que fazem esta dieta não só reduzem o consumo de carboidratos, mas também reduzem a ingestão de gordura. Neste tipo de dieta é necessário aumentar a ingestão de alimentos gordurosos. Os percentuais de gorduras que são tratados em uma dieta cetogênica são entre 60-80%. Os alimentos que devem ser consumidos e que podem completar tal percentagem elevada são carnes e gorduras derivadas. Nesses casos, é importante escolher as gorduras, o que geralmente faz com que as gorduras poli-insaturadas sejam as mais escolhidas.
  • Um dos erros mais comuns é consumir uma quantidade elevada de carboidratos. Para entrar em cetose é necessário não só aumentar o consumo de gordura, mas reduzir a ingestão de açúcar. Você não pode consumir mais de 70 gramas de carboidratos diariamente. Portanto, é importante evitar os cereais, frutos secos, vegetais ricos em amido.
  • Outros muitas vezes cometem erros nesse tipo de dieta como o consumo excessivo de sal. O baixo consumo de sal faz com que seja evitada a retenção de líquidos.
  • A ansiedade sobre a perda de peso rápido pode sair pela culatra, pois cada organismo reage de uma forma diferente. Embora muitas pessoas comecem a perder peso rapidamente, outras demoram mais tempo para começar a perder. No entanto, quando o corpo começa a adaptar-se à nova dieta, a situação é revertida e o corpo começa a queimar a gordura. Este desespero pode jogar tudo ao mar e acabar com a dieta.

Esses erros são comuns e podem atrapalhar a dieta cetogênica que será refletido na balança.

É importante ter em mente que as dietas cetogênicas não são saudáveis, e que só estão disponíveis por um curto periódico de tempo, pois não são equilibradas e harmoniosas.

Seu corpo precisa de todos e cada um dos macro e micros nutrientes para funcionar adequadamente e permanecer saudável. Então lembre-se que a melhor dieta é o costume de atender às suas necessidades e hábitos.