Se você sofre de obesidade ou sobrepeso, certamente sabe que existem diferentes tratamentos para ajudar a combater os quilos extras.

Para certos casos e sob supervisão médica, existem medicamentos para combater os efeitos da obesidade, como o medicamento para emagrecer Orlistat.

Para Que Serve o Orlistat?

O Orlistat é o principio ativo do remédio para emagrecer Xenical e o Alli. O Orlistat bloqueia a absorção de gordura na circulação sanguínea, reduzindo assim o número de calorias que você absorve de uma refeição. Ao nível da dose habitual, ele corta a absorção de gordura por quase um terço. O medicamento é prescrito para indivíduos obesos e para pessoas acima do peso que têm outros problemas de saúde como pressão alta, diabetes ou níveis elevados de colesterol. Combinado com uma dieta de baixa caloria, promove a perda de peso e evita o retorno dos quilos indesejados.

Orlistat: Para Que Serve, Como Tomar e Efeitos Colaterais

Composição do Orlistat

Cada cápsula de Orlistat contém:

  • Orlistate:120mg.
  • excipientes: amido pré gelatinizado, dióxido de silício, laurilsulfato de sódio, crospovidona, talco.
    • Como Tomar Orlistat?

      Tome uma cápsula de Orlistat durante, ou até 1 hora após cada refeição principal. Você deve seguir uma alimentação equilibrada, de baixo teor calórico, faça uma dieta que não forneça mais de 30% de suas calorias, provenientes de gordura. Se você não fizer uma refeição ou a refeição não tiver gordura, você pode pular a dose de Orlistat.

      Se você esquecer de tomar orlistat com a refeição: Você deve tomar o Orlistat na próxima refeição. Não tente compensar a perda com uma dose dupla. O remédio para emagrecer extra não vai ajudar.

      Efeitos Colaterais do Orlistat

      Procure atendimento médico de emergência se você tiver sintomas de reação alérgica: urticária, dificuldade em respirar, inchaço da face, lábios, língua ou garganta.

      Para de tomar imediatamente Orlistat se você tiver:

      • Dor de estômago severa
      • Dor forte na parte inferior das costas
      • Sangue na urina ou dificuldade em urinar
      • Problemas renais: urinar pouco ou nada, inchaçõ nos pés ou tornozelos, sentir cansaçou ou falta de ar.
      • Problemas de fígado: náuseas, dor na parte superior do estômago, prurido, fadiga, perda de apetite, urina escura, fezes argilosa, icterícia(pele ou olhos amarelos).

      Os efeitos colaterais comuns desse medicamento são causados pela ação bloqueadora de gordura do orlistat. São sinais de que o medicamento está funcionando corretamente. Esses efeitos colaterais são geralmente temporários e podem diminuir a medida que você vai tomando Orlistat.

      • Fezes oleosas
      • Óleo na cor laranja ou marrom nas fezes
      • Gases com secreção oleosa
      • Fezes moles, incapacidade de controlar os movimentos intestinais
      • Aumento no número de evacuações
      • Dor de estômago, náusea, dor retal.

      Essa lista não menciona todos os efeitos colaterais, qualquer dúvida consulte seu médico.

      Advertências Sobre O Orlistat

      Os efeitos colaterais como diarreia e dor abdominal podem ser piores se você continuar comendo uma dieta rica em gordura ou mesmo tomar uma refeição rica em gorduras. Limite a ingestão de gordura.

      A lista de medicamentos que podem sofrer interferências quando tomados junto ao Orlistat é longa. Por essa razão, é indicado se informar, tanto quem toma esse medicamento esporadicamente ou permanentemente sobre seus efeitos. Também podem ocorrer problemas com suplementgos e incluse com algumas ervas medicinais. Por isso antes de começar a tomar Orlistat, é essencial consultar um médico.

      O seu médico irá testar a sua função tireoidiana antes de indicar esse remédio, para se certificar de que o seu problema de peso não é devido a uma hipoatividade da tireoide, já que o Orlistat não é uma solução adequada para este problema.

      É preciso destacar também que a eficácia e a segurança de Orlistat em crianças menores de 12 anos de idade ainda não foi estabelecida.

      Os efeitos do Orlistat durante a gravidez não foram devidamente estudados e o medicamento não é recomendado para mulheres grávidas. Se estiver grávida ou planeja engravidar, informe o seu médico imediatamente. Não se sabe se o Orlistat aparece no leite materno, portanto, não tome durante a amamentação.