O Que é Colchicina?

Colchicina é usado para prevenir ou aliviar a dor e a inflamação que ocorre com os ataques de gota. A maioria das pessoas toma pequenas quantidades de colchicina regularmente por um longo período (meses ou mesmo anos) para evitar ataques ou outros problemas causados pela inflamação. Outras pessoas tomam grandes quantidades por um curto período de tempo (várias horas) apenas quando um ataque está ocorrendo. Colchicina pode também ser usado para outras circunstâncias como determinado por seu médico.

Se alguma das informações e dicas contidas neste artigo de saúde lhe causa preocupação especial ou quiser mais informações sobre o seu medicamento e sua utilização, consulte o seu médico, enfermeiro ou farmacêutico. Lembre-se de manter este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças e nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas.

Colchicina (Oral)

Informe o seu médico, enfermeiro ou farmacêutico se...

  • É alérgico a algum medicamento, prescrito ou não.
  • Estiver grávida ou se planeja engravidar durante o uso deste medicamento.
  • Estiver amamentando.
  • Está tomando qualquer outro medicamento prescrito ou não.
  • Tiver outros problemas médicos; especialmente a doença de coração, intestino, rim ou fígado, células de glóbulos brancos ou plaquetas ou úlcera do estômago.

Posologia

Não tome mais do medicamento, mais frequentemente do que indicado pelo seu médico. Isto é especialmente importante para pacientes idosos.

Para os pacientes que tomam regularmente pequenas quantidades de tratamento (preventivo):

Tome esta medicação regularmente, conforme indicado pelo seu médico, mesmo que se sinta bem.

A maioria das pessoas com gota que tomam quantidades preventiva de colchicina não devem tomar a colchicina adicional para evitar um ataque. Pergunte ao seu médico sobre outro medicamento para o ataque. Certifique-se de seguir estas instruções cuidadosamente. Se você parar de tomá-lo também em breve, o ataque de gota pode voltar ou piorar.

Para os pacientes que estão tomando a colchicina para aliviar um ataque apenas:

Comece a tomar essa medicação ao primeiro sinal de ataque para melhores resultados.

Pare de tomar esta medicação quando a dor é aliviada ou ao primeiro sinal de náusea, vômito, dor de estômago ou diarreia.

Depois de tomar os comprimidos de colchicina para tratar um ataque, não tome mais colchicina por pelo menos 3 dias. Além disso, após receber a medicação por injeção, não tome mais colchicina durante pelo menos 7 dias.

Leia também: "Alimentos Para Combater a Gota".

Precauções

É mais provável que os problemas de estômago ocorram se você tomar grandes quantidades de álcool, tendo colchicina. Além disso, muito álcool pode reduzir os efeitos da colchicina em pacientes com gota. Portanto, as pessoas tomando a colchicina deve ser cuidadosas para limitar a quantidade de álcool que bebem.

Para os pacientes que tomam regularmente pequenas quantidades de tratamento (preventivo):

Ataques de gota devem ocorrer com menos frequência e não deve ser tão forte quanto antes de começar a colchicina. No entanto, se você acha que a colchicina não está funcionando, não pare de tomá-lo ou aumente a dose. Consulte o seu médico.

Efeitos Colaterais

Os efeitos colaterais que devem ser comunicados imediatamente ao seu médico:

Pare de tomar o medicamento imediatamente em caso de náusea, dor de estômago ou vômitos.

Se algum destes continuar por 3 horas ou mais após ter parado de tomar colchicina, consulte o seu médico.

Raros - fezes pretas, sangue na urina ou fezes, respiração difícil durante o exercício, febre, dor de cabeça, erupção cutânea tipo grandes, inchaços no rosto, pálpebras, boca, lábios ou língua; pequenas pintas vermelhas na pele; feridas, úlceras ou manchas brancas na boca ou nos lábios, dor de garganta, sangramento ou ferimento incomum, cansaço ou fraqueza.

Sinais de overdose - sensação de ardor no estômago, na garganta ou de pele, diarreia (grave ou sanguinolenta), náuseas, dor de estômago ou vômitos (grave).

Outros efeitos colaterais que devem ser comunicados ao seu médico:

Raros - fraqueza muscular, formigamento nos dedos das mãos ou dos pés, erupção cutânea.

Outros efeitos secundários não mencionados acima podem também ocorrer em alguns pacientes. Se notar qualquer outro efeito, verifique com seu médico.