A pomada de estrogênio é uma preparação de hormônio feminino natural, para aplicação tópica na área vaginal usada para tratar certos sintomas da menopausa.

Para Que Serve a Pomada de Estrogênio

Esse medicamento de estrogênio é geralmente recomendado a mulheres que não produzem mais a quantidade de estrogênio que produziam antes da menopausa.

É um tratamento muito eficaz para reduzir os sintomas da menopausa vaginal (como secura, ardor, comichão).

Composição da Pomada de Estrogênio

Bisnaga contendo 26 g e aplicador. Cada grama contém 0,625 mg de estrogênios conjugados naturais.

  • estrogênios conjugados naturais: 0,625 mg
  • Excipientes: vaselina, monoestearato de glicerila, monoestearato de propileno glicol, ésteres etílico, glicerol, cera branca de abelha, álcool cetílico, estearato de metila, laurilsulfato de sódio, álcool benzílico e água purificada
Estrogênio: Para Que Serve e Como Usar

Como Usar a Pomada de Estrogênio

Use esse medicamento conforme indicado pelo seu médico. Geralmente se deve encher o aplicador com a pomada. Insira o aplicador na vagina e pressione o êmbolo para liberar a pomada.

Limpe o aplicador com água morna e sabão e enxágue bem. Consulte o seu médico em caso de dúvida. Informe o seu médico se os sintomas persistirem ou piorarem.

Contraindicação da Pomada de Estrogênio

Essa pomada não deve ser usada por pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula. A pomada de estrogênio é contraindicada em casos de antecedente pessoal, diagnóstico ou suspeita de câncer de mama ou câncer endometrial e hiperplasia endometrial.

Sendo contraindicado também em casos de gravidez ou suspeita, em casos de sangramento genital anormal, histórico de tromboembolismo venoso confirmado, doença tromboembólica arterial atual ou recente, disfunção ou doença hepática.

Efeitos Colaterais da Pomada de Estrogênio

Podem ocorrer irritação vaginal, tontura, dor de cabeça, dor de estômago, inchaço, náuseas, alterações de peso, aumento ou diminuição do interesse sexual e sensibilidade mamária.

Se algum desses efeitos persistirem ou piorarem informe imediatamente o seu médico.

Informe imediatamente o seu médico se algum desses efeitos colaterais graves ocorrerem: alterações mentais ou de humor (depressão severa, perda de memória) alterações na visão, inchaço das mãos ou pés, nódulos mamários, sangramento vaginal incomum, corrimento vaginal com odor e/ou coceira, olhos e pele amarelados.

Procure ajuda médica imediatamente se algum desses improváveis efeitos colaterais ocorrerem: dor/inchaço na panturrilha, dor de cabeça severa e súbita, dor torácica, dificuldade em respirar, fraqueza em um lado do corpo, fala arrastada, sinais de reação alérgica.

Essa não é uma lista completa dos possíveis efeitos colaterais, se notar qualquer sintoma diferente, consulte o seu médico.