O que é Griseofulvina?

Griseofulvina pertence ao grupo de medicamentos chamados antifúngicos. Ele é usado para tratar infecções fúngicas que ocorrem na pele, cabelo e unhas das mãos e dos pés. Este medicamento pode ser tomado sozinho ou com outros medicamentos que são aplicados sobre a pele para tratar infecções fúngicas.

Se alguma das informações e dicas contidas neste artigo de saúde lhe causa preocupação especial ou quiser mais informações sobre a sua medicação e usá-lo, consulte o seu médico, enfermeiro ou farmacêutico. Lembre-se de manter este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças e nunca compartilhar seus medicamentos com os outros.

Griseofulvina (Oral)

Informe o seu médico, enfermeiro ou farmacêutico se. . .

  • é alérgico a algum medicamento, prescrito ou não;
  • estiver grávida ou se planeja engravidar durante o uso deste medicamento;
  • estiver amamentando;
  • está tomando qualquer outro medicamento prescrito ou não; especialmente anticoagulantes (diluidores do sangue) ou contraceptivos orais (pílulas anticoncepcionais), que contém estrogênio;
  • tiver outros problemas médicos; especialmente doença hepática, lúpus eritematoso ou lúpus, doença, ou porfiria.

Posologia

Griseofulvina é melhor tomar com as refeições ou após elas, especialmente com alimentos ricos em leite (gordo ou gelado). Isso diminui a irritação do estômago e ajuda a curar a infecção, porque ajuda o organismo a absorver o remédio melhor. Mas se você está seguindo uma dieta baixa em gordura, consulte o seu médico.

Para os pacientes que tomam griseofulvina na forma líquida:

Para ajudar a curar completamente sua infecção, a utilização deste medicamento no tratamento deve ser completa, mesmo se você começar a se sentir melhor.

Se você esquecer uma dose deste medicamento, tome-a logo que possível. No entanto, se estiver quase na hora da dose seguinte, salte a dose esquecida e retome seu esquema posológico regular. Não tome doses duplas.

Para guardar este medicamento:

Mantenha este medicamento fora do alcance das crianças. Armazene longe do calor e da luz direta. Não guarde medicamentos cujo prazo de validade tenha expirado ou a medicina não mais necessários. Certifique-se de que está descartado qualquer medicamento fora do alcance das crianças.

Não armazene cápsulas ou comprimidos do medicamento no banheiro, perto da pia da cozinha, ou em outros lugares úmidos.

Evite congelar a forma líquida do medicamento.

Precauções

Seu médico deve verificar o seu progresso em visitas regulares para assegurar que este medicamento não está causando efeitos indesejáveis.

É possível que os contraceptivos orais (pílulas anticoncepcionais), que contém estrogênio não ajam corretamente, com o uso de griseofulvina. Gravidez inesperada pode ocorrer.

Você deve usar um método contraceptivo diferente ou adicional, tomando griseofulvina e durante um mês após a suspensão dele.

Se você tiver dúvidas sobre este assunto, consulte o seu médico ou farmacêutico.

A griseofulvina pode aumentar os efeitos do álcool. Se tomado com álcool pode causar um batimento cardíaco rápido, rubor, aumento da transpiração ou rubor. Portanto, ao tomar este medicamento, não beber álcool, se você tem qualquer uma das reações acima, a menos que tenha conversado com seu médico.

Este medicamento pode causar sonolência em algumas pessoas, tontura ou menos alerta que o normal.

Certifique-se de que você reage bem a este medicamento antes de conduzir, utilizar máquinas, ou fazer outras tarefas que exijam estar alerta.

Se estas reações são especialmente incômodas, consulte o seu médico.

A griseofulvina pode fazer sua pele mais sensível à luz solar do que o habitual. A exposição à luz solar, mesmo por breves períodos, pode causar uma queimadura grave ou erupção cutânea, comichão, vermelhidão ou descoloração da pele outras.

Evite luz solar direta. Use vestuário de proteção, incluindo um chapéu e óculos de sol e usar protetor solar com um FPS de 15 ou mais. Se você tiver uma reação grave ao sol, consulte o seu médico.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais que devem ser comunicados ao seu médico:

Menos comuns - confusão, sensibilidade aumentada da pele à luz solar, erupções cutâneas, urticária ou comichão na pele, dor ou irritação da boca ou língua.

Raros - dormência, formigamento, dor ou fraqueza nas mãos ou nos pés, febre ou dor de garganta, olhos ou pele amarela.

Os efeitos colaterais que geralmente não requerem atenção médica:

Estes efeitos secundários podem desaparecer durante o tratamento, mas se eles continuam ou são incômodos, verifique com seu médico.

Mais comum - dor de cabeça.

Menos comuns - Ddarreia, tontura, náusea ou vômito, dor de estômago, dificuldade em dormir, cansaço.

Outros efeitos secundários não mencionados acima podem também ocorrer em alguns doentes. Se notar qualquer outro efeito, verifique com seu médico.