A heparina ajuda a manter o sangue fluindo suavemente, fazendo com que uma certa substância natural em seu corpo (proteína anticoagulante) funcione melhor.

Para Que Serve a Injeção de Heparina

Esse medicamento é usado para prevenir e tratar coágulos sanguíneos.

Pode ser usado também para tratar certos distúrbios de coagulação de sangue.

Composição da Injeção de Heparina

Cada frasco-ampola ou ampola de 5ml contém:

  • heparina sódica suína: 25.000 U.I.
  • excipientes: cloreto de sódio, ácido clorídrico, hidróxido de sódio, álcool benzílico e água para injetáveis)

Como Usar a Injeção de Heparina

Esse medicamento é administrado por injeção na veia ou sob a pele, conforme indicado pelo seu médico.

Heparina: Para Que Serve e Como Usar

Não injete esse medicamento em um músculo.

A dosagem e a frequência é baseada na sua condição médica, peso e resposta ao tratamento.

Se você estiver usando a injeção de heparina na veia, verifique se você está usando a força e a dosagem correta antes de usar esse medicamento, lesões sérias podem ocorrer quando existe excesso de força.

Se você estiver usando heparina sob a pele, limpe o local da injeção com álcool isopropílico. Troque o local da injeção para diminuir a lesão sob a pele.

Contraindicações da Injeção de Heparina

Heparina é contraindicado em pacientes com tendência a sangramentos (hemorragias) como hemofilia, trombocitopenia grave, icterícia, perigo de aborto, úlcera de estômago ou duodenal, doença do fígado, pressão do sangue elevada, mau funcionamento dos rins ou pacientes que foram submetidos à operação dos rins, medula espinhal, púrpura, endocardite bacteriana subaguda, tumores malignos com permeabilidade capilar e elevada do aparelho digestivo, cirurgias oculares, choque e alergia à heparina.

Efeitos Colaterais da Injeção de Heparina

Podem ocorrer dor leve/vermelhidão/irritação no local da injeção.

Informe imediatamente o seu médico se tiver qualquer efeito colateral grave: inchaço grave no local da injeção, dor óssea e ossos quebradiços, dor ou perda de sensibilidade nos braços/pernas, dor no peito, dificuldade em respirar, fraqueza em um dos lados do corpo, fala arrastada e alterações na visão.

Este medicamento pode causar sangramento se o efeito sobre as proteínas de coagulação for muito alto. Informe imediatamente o seu médico se você desenvolver sinais de hemorragia grave, hemorragia prolongada de cortes ou na gengiva, hemorragias nasais persistentes, períodos menstruais anormais e intensos, hematomas incomuns, dor de cabeça severa e tontura incomum.

Alguns pacientes podem ter certas reações adversas à heparina. Isso pode ocorrer durante o tratamento ou até várias semanas após o término do tratamento com heparina.

Essa não é uma lista completa dos possíveis efeitos colaterais. Se você perceber algum sintoma diferente contate o seu médico.