Este medicamento pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como antibióticos quinolonas, ele funciona parando o crescimento das bactérias.

Para Que Serve o Levofloxacino

Levofloxacino é usado para tratar uma variedade de infecções bacterianas. Lembre-se usar qualquer antibiótico quando não há necessidade pode fazer com que ele não funcione para futuras infecções.

Composição do Levofloxacino

Cada mL da solução diluída para infusão intravenosa – sistema fechado contém:

  • levofloxacino hemiidratado: 5 mg
  • veículo estéril q.s.p: 1 ml
  • Excipientes: glicose, ácido clorídrico, hidróxido de sódio e água para injetáveis.

Cada comprimido revestido contém:

Levofloxacino: Para Que Serve e Como Usar
  • levofloxacino: 500 mg (equivalente a 512,46 mg de levofloxacino hemiidratado)
  • Excipientes: povidona, crospovidona, celulose microcristalina, behenato de glicerila, dióxido de silício, hipromelose, hidroxipropilmetilcelulose + triacetina, óxido férrico vermelho, óxido férrico amarelo e dióxido de titânio.

Como Tomar Levofloxacino

Na forma de comprimido tome esse medicamento por via oral, conforme indicado pelo seu médico, geralmente uma vez por dia com ou sem alimentos. Beba muito água enquanto estiver tomando esse medicamento, a menos que tenha sido indicado de outra forma pelo seu médico.

A dosagem e a duração do tratamento são baseadas na condição médica do paciente e na resposta ao tratamento, em crianças a dosagem também é baseada no peso.

Tome esse medicamento até a quantidade total prescrita pelo seu médico seja concluída, mesmo que os sintomas desapareçam em alguns dias, parar de tomar o medicamento muito cedo pode causar o retorno da infecção.

Na forma injetável, este medicamento é administrado por injeção na veia, conforme indicado pelo seu médico, geralmente uma vez por dia. A dosagem e a duração do tratamento dependem da sua condição médica e da resposta ao tratamento.

Contraindicações do Levofloxacino

Este medicamento é contraindicado no caso de hipersensibilidade ao levofloxacino e aos componentes da fórmula.

Efeitos Colaterais do Levofloxacino

Podem ocorrer náusea, diarreia, dor de cabeça, tontura, dificuldade para dormir.

Informe o seu médico imediatamente se ocorrer alguns desses efeitos colaterais: nódoas escuras, hemorragias, sinais de problemas renais, sinais de problemas no fígado, dor no peito, tonturas graves, desmaios, batimentos cardíacos irregulares.

Essa não é uma lista completa dos possíveis efeitos colaterais, se notar qualquer sintoma diferente, consulte o seu médico.