Desta vez, em nosso site de ​​saúde, vamos ver os riscos de tomar antidepressivos, devemos considerar que os antidepressivos se encontram entre os medicamentos mais prescritos no mundo, que oferecem resultados eficazes; embora seja preciso dizer que esses tratamentos médicos não estão isentos de riscos.

Riscos de Antidepressivos

Muitas pessoas se perguntam: por que é ruim tomar antidepressivos? Por isso, vamos tentar responder a esta questão e saber quais os riscos de tomar estes medicamentos.

Sintomas Físicos do Antidepressivo

Alguns pacientes que tomam antidepressivos desenvolvem insônia, erupções cutâneas, dores de cabeça, dores musculares e articulares, dores de estômago, náuseas ou diarreia, que costumavam ser problemas leves ou temporários.

Riscos de Tomar Antidepressivos

Um problema potencial mais grave de tomar antidepressivos é a redução da capacidade de coagulação do sangue devido a uma diminuição na concentração do neurotransmissor serotonina nas plaquetas, com maior risco de sangramento do estômago ou do útero, e com mais probabilidade de requerer uma transfusão de sangue durante ou depois da cirurgia.

Leia também: "Conheça Quais São Os Antidepressivos Naturais".

Interações de Antidepressivos Com Outros Medicamentos

Os antidepressivos são decompostos no fígado por um grupo de enzimas conhecidas como o sistema de citocromo P450. Os médicos que prescrevem antidepressivos devem saber sobre outros medicamentos que toma um paciente de modo que a dose possa ser ajustada.

Se um antidepressivo é tomado junto com outro fármaco que aumenta a atividade da serotonina, é possível desenvolver a síndrome da serotonina e podem ocorrer palpitações, sudorese, febre alta, pressão arterial elevada, e, por vezes, delírios, como acontece quando se combina um antidepressivo com lítio. Os antidepressivos não devem ser misturados com a erva de São João.

Movimentos involuntários. Incluem tiques, espasmos musculares, movimentos musculares repetitivos, parkinsonismo e preocupação compulsiva, com ataques graves de ansiedade, sendo estes os sintomas mais comuns em idosos e pacientes que tomavam antidepressivos que permaneciam mais tempo no organismo.

Efeitos sexuais. Entre os riscos de tomar antidepressivos está que diminuem o interesse sexual, o desejo, o desempenho e a satisfação; nos homens, os antidepressivos podem atrasar ou inibir a ejaculação, e nas mulheres, atrasar ou impedir o orgasmo. Também podem dificultar a lubrificação da vagina, ereção do pênis e ingurgitamento do clitóris e inclusive perda de interesse no sexo.

Perda de Eficácia do Antidepressivo

Qualquer antidepressivo pode perder seu efeito depois de meses ou anos, às vezes, porque o cérebro se tornou menos tolerante à droga.

Efeito dos Antidepressivos na Gravidez

Tomados antes do nascimento, como alguns antidepressivos tomados durante a gravidez produzem um risco aumentado de baixo peso ao nascer e parto prematuro, especialmente quando os antidepressivos são tomados nos últimos três meses.

Ao nascerem, os bebês podem sofrer sintomas de abstinência, nervosismo, choro, irritabilidade, tremores e, em alguns casos isolados convulsões; assim como outros fatores, tais como a depressão materna ou angústia respiratória em recém-nascidos, expostos à paroxetina nos últimos meses de gravidez.

Esperamos ter esclarecido as dúvidas sobre os riscos de tomar antidepressivos. Se você está interessado neste tema, certamente te interessará o nosso artigo: Tratamento para depressão.