Sulfadiazina de prata possui função cicatrizante e antimicrobiana, indicado para queimaduras e na prevenção de infecções na pele.

Para Que Serve Sulfadiazina de Prata?

Sulfadiazina de prata serve para tratar e prevenir infecções na pele em pacientes com queimaduras de segundo e terceiro grau. Servindo inclusive para o tratamento de feridas com grande potencial de infecção e risco de evolução para sepse.

Composição do Sulfadiazina de Prata

Cada grama da pomada sulfadiazina de prata contém:

  • Sulfadiazina de prata:10 mg
  • excipientes q.s.p:1 g
  • Excipientes: álcool cetoestearílico, cetomacrogol 1.000, petrolato líquido, propilenoglicol, metilparabeno, propilparabeno, butil-hidroxitolueno e água purificada.
    • Como Usar Sulfadiazina de Prata

      A sulfadiazina de prata vem envasada em forma de pomada, se aplica de 1 a 2 vezes ao dia. Siga cuidadosamente as instruções da bula do medicamento e pergunte ao seu médico se houver alguma dúvida. Use o medicamento exatamente como seu médico orientou e na mesma quantidade indicada pelo mesmo.

      Não aplique esse medicamento em bebês com menos de dois meses de idade. A queimadura deve sarar para que a infecção não seja um problema . Lave diariamente com cuidado a área queimada da pele para ajudar a sair a pele morta. Se sua queimadura surgir uma infecção ou se a infecção piorar chame imediatamente seu médico.

      Antes de aplicar o medicamento, limpe a área queimada e remova os restos de pele morta ou queimada, sempre use uma luva descartável estéril ao aplicar o medicamento. Cubra a área queimada com uma camada de pomada . Mantenha a área queimada coberta com pomada todo o momento, é muito importante. Utilize essa pomada até a cicatrização do ferimento.

      Contraindicações do Sulfadiazina de Prata

      Pessoas com hipersensibilidade a sulfadiazina de prata, recém-nascidos, prematuros e mulheres gestantes e lactantes com lesões grandes devido ao risco de ictericia nuclear.

      Advertências e Precauções Para o Uso de Sulfadiazina de Prata

      A sulfadiazina de prata deve ser usada com precaução em pacientes com doenças hepáticas, devido ao fato que as sulfamidas podem desencadear hepatite. Pode ser necessário a descontinuação do tratamento se forem observadas mudanças das enzimas hepáticas. Igualmente, a sulfadiazina de prata deve ser usada com precaução em pacientes com leucopenia, trombocitopenia ou outras doenças hematológicas, devido ao fato que as sulfamidas podem desencadear discrasias sanguíneas.

      Em pacientes com deficiência da glicose-6-fosfato desidrogenase deve se tomar cuidado, pois as sulfonamidas podem desencadear anemia hemolítica nos pacientes. Nos pacientes com porfiria, as sulfonamidas podem desencadear crises dessa doença.

      Efeitos Colaterais do Uso de Sulfadiazina de Prata

      Veja os efeitos colaterais que podem ocorrer durante o uso dessa pomada, consulte seu médico imediatamente se notar qualquer um desses efeitos colaterais:

      • Reação alérgica: inchaço do rosto, mãos, boca, garganta, aperto no peito e dificuldade de respirar
      • Mudar a quantidade e frequência com que você urina
      • Febre, calafrios, tosse, dor de garganta e corpo dolorido
      • Sangramento incomum, hematomas e fraqueza

      Consulte o seu médico se notar os seguintes efeitos colaterais menos graves:

      • Alteração na cor da pele
      • Erupção cutânea leve
      • Desconforto na pele quando em contato com a luz solar