A fascite plantar é uma faixa espessa de tecido que une os dedos e o calcanhar do pé.

Quando existe muito estresse no arco do pé, a fascite plantar se inflama, causando uma forte dor no calcanhar ou na planta de um ou de ambos os pés.

A dor geralmente ocorre quando você se levanta de manhã e é provável que se repita também ao longo do dia. Às vezes, remédios caseiros, como exercício, são suficientes para aliviar a dor.

Alongamento da Panturrilha

Fique de frente para uma parede, com as mãos na altura do ombro na parede e passe um pé para trás, a uma distância confortável e, dobre lentamente a perna para frente.

Mantenha os calcanhares no chão, para que você sinta um alongamento suave na panturrilha; mantenha o alongamento sem saltar, e repita de duas a três vezes.

Alongamentos do Arco

Sentado confortavelmente em uma cadeira, pegue os dedos dos pés com ambas as mãos. Puxe os dedos dos pés para trás até sentir o alongamento no arco. Repita de duas a três vezes.

Alongamento do Calcanhar

De frente para uma parede, coloque seus braços na parede na altura do ombro, passe uma perna para trás e dobre a perna lentamente, até sentir um alongamento suave em sua panturrilha ou calcanhar.

Não faça saltos e repita de duas a três vezes.

Fortalecimento do Arco do Pé

Dois movimentos ajudam a fortalecer o arco do pé:

  • Estenda uma toalha no chão e use os dedos para puxar o pé em sua direção, e repita de duas ou três vezes.
  • Sente-se em uma cadeira e coloque uma bola de tênis ou uma bola de golfe sob o pé; movimente lentamente o pé para trás e para frente, rolando a bola para baixo, e repita de duas a três vezes.

Alongamentos do Tendão de Aquiles

Incline-se para frente em uma parede ou uma mesa com um joelho dobrado e a outra perna esticada para trás, com o joelho reto e o pé no chão, onde você deverá sentir um alongamento suave na panturrilha e no calcanhar.