A ordem dos exercícios para desenvolver o músculo é importante na hora de gerar novas fibras musculares.

A ordem em que você realiza os exercícios pode fazer uma grande diferença. Para conseguir a melhor contração muscular, será necessário concentrar sua mente totalmente no músculo em que você está trabalhando. Quando isso acontece, o músculo envia uma mensagem de aprovação de volta para o cérebro.

Este sinal, desde o músculo até o cérebro, promove a união da mente com o músculo. Em outras palavras, o cérebro sente que o músculo está trabalhando, e por sua vez, é capaz de gerar uma contração localizada. Isso é chamado de junção de referência mente-músculo. Quando você gera uma referência positiva, o músculo pode trabalhar mais duramente, o que resulta em um maior crescimento muscular. Se você pode sentir a contração muscular, não terá nenhuma maneira de saber se ele está fazendo o trabalho. Se este for o caso, você está perdendo tempo nesse exercício.

Para ajudar a construir a união relação mente-músculo, o seu regime de exercícios deve prescrever um exercício isolado antes de um movimento composto. Chamamos os exercícios isolados de movimentos primários. Estes servem para vários propósitos. Em primeiro lugar, são utilizados como exercícios de aquecimento para fazer o sangue fluir em maior quantidade através do músculo. Em segundo lugar, tornam mais fácil o desenvolvimento correto da junção músculo-mente. Em terceiro lugar, deixam os músculos preparados para os exercícios compostos. Por fim, o músculo, já fatigado do exercício primário, não necessita levantar muito peso durante o exercício composto; o qual reduz o risco de lesões associadas ao peso excessivo.

Ao agrupar os exercícios para diferentes partes do corpo, lembre-se de trabalhar do maior para o menor. Treine os grandes grupos musculares, como peito, quadríceps, costas e ombros, antes de fazer isso com os pequenos grupos musculares, como bíceps, tríceps e panturrilhas. Esses músculos menores funcionam como suporte para levantamentos básicos, tais como supino, imprensa do ombro, agachamento e exercícios de remo. Se os fatiga primeiro, não será capaz de ajudar com eficácia nos exercícios com cargas pesadas, o que significa que os músculos maiores não obtém uma adequada sessão de treinamento. Outro benefício de treinar do maior para o menor, é que os grupos musculares menores estarão aquecidos e preparados quando chegar a sua vez de treiná-los, também é aconselhável não treinar mais de uma hora, porque as reservas de glicogênio estão já esgotadas e possivelmente o organismo utilizaria as proteínas do corpo.