Como você já deve ter ouvido, é essencial o consumo de proteína para manter uma dieta saudável. As proteínas são o elemento chave para muitos tecidos do corpo e outros elementos, tais como enzimas dos tecidos, pele, cabelo, unhas, ossos, conjuntivos e músculos. A proteína tem que se fazer de 15% a 20% do peso corporal de uma pessoa média, e é importante manter esta percentagem para viver uma vida saudável.

Os atletas requerem um consumo mais elevado de proteína, já que necessitam de mais nutrientes para manter e recuperar a massa muscular por que a percentagem de proteína sobe para 30%, se necessário, ajudando com suplementos de proteína, tais como aminoácidos essenciais e ramificados, shakes de proteína, os suplementos desempenham um papel importante na dieta de um atleta e poucos são os atletas que não os utilizam.

Os atletas precisam de um consumo mais alto de proteína, sendo assim é importante consultar um médico ou outro profissional de saúde para saber a quantidade de proteína que é recomendada para você especificamente. No entanto, para a maioria das pessoas a ingestão diária recomendada é de cerca de 50 gramas por dia, com base em uma dieta de 2.000 calorias.

Claro, algumas pessoas podem precisar de mais ou menos proteína, dependendo de vários aspectos da personalidade, como a dieta, a quantidade de exercício, a idade e o peso. Alguns grupos que podem precisar de mais proteína do que a média são as pessoas com doenças crônicas ou aquelas propensas às doenças, incluindo a terceira idade e o câncer bariátrico, renal e os pacientes cirúrgicos. Os atletas, os construtores do corpo, e qualquer pessoa que se exercite em grande medida de forma regular necessitam de mais proteínas para construir e manter a massa muscular. As principais fontes de proteínas são encontradas em alimentos como carne, tofu, aves e ovos. A proteína também pode ser encontrada em produtos lácteos, tais como leite, queijo e iogurte sempre tentando consumir proteínas de alta qualidade.