Hoje em dia, sofremos as consequências da vida moderna e mudanças tecnológicas que às vezes não nos deixam descansar o suficiente devido a sua interação. Até o último momento antes de irmos dormir estamos olhando a tela do nosso "Smartphone" ou "tablet", esperando receber alguma mensagem, ou buscar a combinação da loteria que com um pouco de sorte, pelo menos, conseguiremos a restituição...

Não descansar tem o seu preço em um período relativamente curto de tempo. Se esta vida movimentada carregada de estresse – onde às vezes parece que se vive em uma "montanha russa" - nós repetimos os nossos hábitos e ações, no final, acabamos pagando o preço.

Suplementos para Combater o Cansaço

Cada vez que o nosso corpo detecta que estamos diante de uma situação de estresse, e como dizíamos, hoje em dia é bastante comum, se eleva o cortisol. Esse hormônio é secretado por parte das adrenais – algumas glândulas localizadas acima dos rins - e cuja missão é a de "nos proteger" diante do referido estímulo malvado. Nós não podemos manter elevado este estado - nível de cortisol – já que estaríamos sobrecarregando nosso maquinário, o que pode, finalmente, afetar em um tipo de fadiga crônica, da qual pode ser complicado sair.

Em muitos casos, a solução será atuar diante da situação na qual nos encontramos e tentar reconduzi-la, desconectando, aumentando o descanso, ou reajustando nossos hábitos...

Entre os sintomas mais comuns que sofrem homens e mulheres dos tempos modernos, podemos encontrar:

  • Fadiga ou cansaço mental.
  • Fraqueza generalizada.
  • Irritabilidade.
  • Sonolência.
  • Falta de forças para terminar o dia...

E isto apenas a partir do nosso dia a dia. Falta adicionar o estresse físico do treinamento. Claro, e embora não nos encontremos esgotados, o dia teremos que terminar - ou começar para alguns - com a nossa rotina de exercícios, onde pelo menos podemos desabafar, embora isso implique, por sua vez, acumular mais cansaço.

Para poder contrariar este cenário de desmotivação, podemos incluir certas ajudas externas que vão relatar um ou outro benefício, desde o ponto de vista de apoio mental. A seguir, uma lista de suplementos para combater o cansaço, e poder render, quer durante o dia de trabalho, como na academia.

Este artigo trata de mencionar certos produtos que podem ajudar as pessoas a aliviar os sintomas do cansaço acumulado. Se você observar que estes sintomas estão aumentando ou são muito agudos, deve ser tratado por um médico.

Leia também: "Os Melhores Suplementos Para Academia".

Os Melhores Suplementos para Combater O Cansaço:

Cafeína. Possivelmente, a droga mais estendida e consumida atualmente. Sim, você leu certo, a cafeína é uma droga, dado que intervém em nosso comportamento, incidindo sobre o sistema nervoso, e gerando uma série de benefícios que nos ajuda a continuar a "marcha". Do ponto de vista esportivo, a cafeína é considerada um dos suplementos mais eficazes para melhorar o desempenho ou o rendimento.

Pode ser que tomar cafeína a partir do café, chegue a produzir dor de estômago, nesse caso, você pode optar pelo formato em cápsula.

Entre suas propriedades como suplemento para reduzir o cansaço, e cuja aplicação seja para um uso esportivo, ou cognitivo, se encontram:

  • Aumentar o estado de alerta.
  • Aumentar a concentração ou "foco".
  • Redução da percepção de cansaço ou fadiga.

Cabe recordar que temos que ajustar a dose correta para a nossa condição, ou de outra forma obteremos mais prejuízo do que benefício, como, por exemplo, dor de cabeça, demasiada sugestão ou nervosismo. Qual é a dose ótima de cafeína? Por volta de 3-6 mg café por kg de peso, e como você pode ver seria algo complicado com xícaras de café.

Como último comentário, não abuse da cafeína, e evite se tornar tolerante, já que tudo o que vai conduzir é a necessidade de aumentar cada vez mais a dose para conseguir o mesmo efeito que a primeira vez tomada. Se isso acontecer, é preferível "reiniciar" e deixar pelo menos 3-4 dias, sem consumir.

Consumir cafeína, enquanto estamos em uma situação de estresse e que provoca que o cortisol se mantenha elevado não será tampouco boa ideia. Então, é melhor reservá-la para o seu próximo PR ("Personal Record" ou Recorde Pessoal em levantamento), ou antes, de uma semana complicada de exames.

Complexo Vitamínico B. O complexo vitamínico do grupo B trata-se de uma excelente ferramenta para tratar o cansaço. São consideradas vitaminas anti-estresse. Isto se deve as funções que cumprem em nosso organismo estes nutrientes essenciais se baseiam em seu papel como catalisador nos processos fisiológicos que fazem converter os alimentos em energia, e, portanto, manter um ótimo estado energético durante o dia. A vitamina B atua no metabolismo energético em nosso organismo.

A vitamina B pode ser encontrada na carne, peixe, produtos lácteos, frutas e verduras, frutos secos... Embora, devido ao tratamento atual dos alimentos (solo pouco mineralizado para o cultivo), comportamentos alimentares (veganismo), falta de variedade nutricional, ou algum tipo de doença (doença de Crohn), é possível estar ingerindo uma quantidade mínima deste complexo.

Os veganos não ingerem vitamina B12 devido a sua dieta e devem recorrer à suplementação ou alimentos aptos refortalecidos com essa vitamina.

Sintomas de Deficiência de Vitamina B:

  • Anemia.
  • Fraqueza e cansaço.
  • Dificuldade para respirar.
  • Sintomas depressivos.
  • Confusão, esquecimento e estado de alerta.

Também podem ser experimentados: casos de negligência, formigamento, dormência ou pernas inquietas. Como suplemento para aliviar o cansaço, podemos recorrer as vitaminas do complexo b, onde se incluem as vitaminas B, junto com as pseudo-vitaminas B como inositol e colina. A forma de tomar para os esportistas poderia ser de 4 a 6 vezes por semana, dependendo do volume de treinamento, enquanto que para pessoas sedentárias ou com menor índice de atividade, dia sim, dois dias não, seria um bom padrão. No entanto, o grupo de vitaminas B é solúvel em água e não tende a se acumular no organismo.

Leia também: "Perguntas e Respostas Sobre os Suplementos".

Vitamina C. A vitamina C é outra ferramenta para tratar cansaço e fadiga. Especificamente, a vitamina C pode ser um aliado contra a fadiga adrenal, ou seja, um quadro patológico do organismo propiciado por uma intensa situação de estresse e que pode derivar em sintomas como mal-estar, cansaço, apatia, sonolência..., de um elevado grau de incisão no corpo.

A fonte de estresse pode não apenas provir de "ter que resolver" uma situação cotidiana, mas existem outros motivos como uma intoxicação, exposição a metais pesados, toxinas... Nisso os níveis de vitamina C serão reduzidos significativamente. Uma qualidade da vitamina C é sua característica de se ligar com certos metais (quelação) e desse modo reduzir o possível excesso de tal elemento.

As glândulas adrenais diante da situação de "alarme" liberam uma série de hormônios para capacitar o corpo diante do perigo iminente. Entre estes se encontra o cortisol, sendo uma espada de dois gumes, neste caso, também em longo prazo, muito cortisol é prejudicial já que pode afetar o funcionamento normal do aparelho digestivo, sistema reprodutivo e causar impacto negativo sobre o processo de crescimento muscular. É claro, é contraproducente para o nosso nível mental energético diário.

A vitamina C se trata de um poderoso antioxidante que ajuda a aumentar os níveis energéticos, e que pode ajudar a regular o cortisol junto com a pressão arterial diante da situação de estresse e aumentar a função do nosso sistema imunológico.

Podemos tomar entre 1-2 g por dia, distribuídos com as refeições, para ir pouco a pouco reduzindo os sintomas de esgotamento.

Magnésio. O magnésio se trata de um mineral essencial envolvido em mais de 300 reações fisiológicas dentro do nosso organismo. Entre suas funções mais destacadas podemos citar:

  • Apoio à função do sistema nervoso.
  • Apoio para saúde óssea.
  • Regular a pressão arterial.
  • Intervém nos processos de energia muscular (ATP).
  • Precursor de neurotransmissores (serotonina).
  • Promove um melhor descanso noturno.

Cobrir a necessidade diária pode ser na maioria dos casos algo complicado de conseguir, especialmente pela origem dos alimentos. Certas condições, como um solo de cultivo pobre ou carente de nutrientes, e assim como os processos de transporte, podem fazer com que os alimentos se vejam reduzidos em qualidade nutricional. Também é preciso adicionar que as pessoas que praticam esportes, e se neles se aplica uma frequência (número de vezes por semana) e intensidade considerável pode chegar a ser deficiente neste importante mineral.

Sintomas de Deficiência de Magnésio:

  • Fraqueza muscular.
  • Fadiga durante o dia.
  • Ritmo anormal dos batimentos cardíacos.
  • Cãibras e espasmos musculares.

Com tudo isso, se ultimamente você sente uma queda no seu estado de energia, uma das possíveis soluções seja apoiar a sua ingestão de micronutrientes mediante a incorporação de um suplemento de magnésio.

Melatonina. A melatonina trata-se de um hormônio que é segregado no cérebro, de maneira natural, pela glândula pineal. Entre suas funções se encontra a de modular o ritmo circadiano - agir como relógio biológico -.

O problema da idade moderna é que, devido à exposição até que fechamos os olhos diante de fontes de luz tendem a reduzir ou mitigar em excesso a produção de melatonina. Obviamente, o "homem das cavernas" não sofria desta falta de melatonina, já que imaginamos que aquela época era governada pelo crepúsculo solar, não como hoje.

Atuar diretamente em fornecer melatonina para manter alguns hábitos saudáveis de sono noturno repercute diretamente em garantir um descanso adequado, e agora você pode saber o seguinte: se você descansar durante a noite, no dia seguinte se encontrará em perfeito estado. Não há mais a dizer.

Como uma recomendação pessoal: tente tomar de 1 a 3 mg de 15-20 minutos antes dormir.

Guaraná. O guaraná é um extrato vegetal a partir da planta Paulínia cupana, utilizado por suas propriedades para reduzir a fadiga, tanto física quanto mental, e inclusive melhorar a capacidade de concentração, graças à sua ação estimulante, dado que se trata de uma fonte natural de cafeína. Cabe mencionar que o efeito da cafeína que contém o guaraná é de ação progressiva, conseguindo por sua vez, uma maior duração do estímulo. A cafeína anidra, por outro lado, produz um imediato efeito estimulante e, por sua vez, costuma ser muito mais curto.

O guaraná não produzir nervosismo, uma vez que está associado com o café, mas sim exerce uma função de energização. O guaraná contém uma grande variedade de xantinas, substâncias naturais com efeito estimulante do sistema nervoso central, como são guaranine, teobromina e teofilina. Estes alcaloides produzirão efeitos, tais como:

  • Melhorar o estado de vigília.
  • Clareza mental.
  • Aumentar o desempenho cognitivo.
  • Fortalecer a associação de ideias.

Por suas propriedades, o guaraná está indicado para situações em que o desempenho mental e apoio cognitivo é essencial, motivando a pessoa mitigando a relutância, e melhorando seu estado de ânimo.

Como nota final, não devemos esquecer que esta ajuda deve ser um complemento de uma dieta previamente estabelecida subjetiva a pessoa e onde exista um correto equilíbrio calórico e de macronutrientes, assim como realizar uma adequada atividade física de acordo com a condição da mesma.

Claro, garantir um descanso ideal será um pilar fundamental, e, se necessário sacrificar algum dia de treinamento em pró de melhorar este aspecto, vamos escolher esta opção, sempre guiados por aquilo que diz o nosso corpo.