Especialistas atribuem o aumento da dor lombar em crianças e adolescentes a fatores como obesidade infantil e sobrecarga de peso em mochilas escolares, entre outros.

A dor nas costas não apenas representa a principal causa de incapacidade para o trabalho, mas está crescendo significativamente em nosso país, devido principalmente a maus hábitos em crianças e adolescentes. Se estimou que cerca de 90% da população vai sofrer dor nas costas e se não forem tomadas as medidas adequadas para corrigir a postura este tipo de dor voltará a se repetir, já que tem mais ou menos, uma incidência de cerca de 15%.

No entanto, devemos diferenciar a dor aguda da dor lombar crônica, o primeiro resultado de uma tensão muscular lombar, causada por esforço excessivo, momentos de baixa de fraqueza na saúde ou na ansiedade, os últimos são devido a uma alteração da coluna, quer a partir de nascimento ou adquirida, que provoca uma ruptura mecânica, causando uma sobrecarga lombar funcional que pode levar a dor.

Muitos fatores influenciam os jovens e são cruciais no desenvolvimento de dor nas costas, tais como obesidade infantil, que aumentou a um ritmo alarmante em todo mundo, com uma taxa de 20%. Má postura, tanto no trabalho como na vida diária, inatividade física, trabalho doméstico e algumas atividades que exigem grande esforço físico, muitas vezes são os gatilhos para esse tipo de doença.

Além disso, os adolescentes hoje em dia muitas vezes usam salto alto de 7 cm, o que altera o eixo vertical da parte de trás e estimula este tipo de dor. Além disso, a sobrecarga de peso em mochilas escolares, negligência em certos tipos de esportes, como basquete ou balé.

“Nas meninas muito elásticas também pode causar lesões, e o estilo de vida sedentário ou a falta de exercício físico regular não muito intenso são as principais razões que fazem muitas crianças sofrerem de dor nas costas na fase adulta”, explica o especialista.

Portanto, as sociedades como a Sociedade Espanhola de Reumatologia consideram que é necessário para evitar essas dores certas medidas posturais como ganhar peso adequadamente, caminhar e sentar corretamente. Ao arrumar a cama deve-se ajoelhar ou dobrar os joelhos, ficar em uma altura acima dos ombros para limpar os objetos, dividir a carga entre os dois braços depois de voltar das compras e descansar um pé sobre uma pequena plataforma. Também é aconselhável evitar travesseiros muito altos ou dormir sem eles, e a melhor posição para dormir é de lado. Quanto aos exercícios que visam reduzir ou tratar a dor nas costas recomendamos o alongamento, a natação e o Pilates, entre outras terapias.