Vitaminas e suplementos podem fazer mais mal do que bem, em alguns casos, de acordo com um novo relatório da Consumer Reports.

O relatório analisa 10 perigos desconhecidos associados com a ingestão de vitaminas, minerais, ervas e suplementos nutricionais. Nos EUA, mais da metade da população toma suplementos, e a indústria cresceu em 27000 milhões de dólares.

Mas os suplementos não são necessariamente livres de risco, de acordo com o médico José Mosquera, diretor médico da Consumer Reports, embora os pacientes possam acreditar que os suplementos são seguros porque são naturais, não são realmente tudo isso.

Entre 2007 e meados de abril de 2012, a Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA, por sua sigla em Inglês), recebeu mais de 6.300 casos notificados de reações adversas associadas a suplementos nutricionais, incluindo vitaminas e ervas, de acordo com a Consumer Reports, os relatórios incluíram 115 mortes e mais de 2.100 internações.

Suplementos só devem ser tomados quando há uma deficiência real, diz Mosquera, e as pessoas devem conversar com seu médico antes de tomar um suplemento.

“As vitaminas e suplementos nunca devem ser um substituto para um estilo de vida saudável, com um plano nutricional”, diz ele. Ele acrescenta que o melhor seria obter vitaminas de uma alimentação saudável.

O Conselho para a Nutrição Responsável EUA (CRN, por sua sigla em Inglês), uma associação que representa os fabricantes de suplementos alimentares, se opõe. “Há fortes evidências científicas apoiando os benefícios dos suplementos nutricionais e estes produtos têm um perfil muito forte para a segurança”.

No entanto, a Consumer Reports descobriu que alguns pressupostos são modificados produtos naturais com os mesmos princípios ativos dos medicamentos prescritos, e as pessoas muitas vezes experimentam efeitos colaterais indesejados ao tomá-los.

Suplementos para musculação, melhorar o desempenho sexual e perder peso são mais propensos a serem modificados, diz Mosquera. “Proteja-se e tente evitar esses tipos de suplementos, e fale com o seu médico sobre as mudanças no estilo de vida”, aconselha.

Altas doses de suplementos vitamínicos e minerais representam outros perigos. As pessoas que tomam mais de 100% da dose recomendada de um nutriente podem ter reações adversas.

O relatório também adverte que o FDA não exige que os suplementos tenham rótulos advertindo a menos que contenham ferro. Por exemplo, alguns produtos como erva de São João não advertem que é conhecido por reduzir a eficácia das pílulas anticoncepcionais e diluentes do sangue.

Tem sido demonstrado que nenhum suplemento pode curar uma doença importante, diz o relatório. Novas evidências mostram que mesmo as pílulas ômega-3, que se acredita reduzir o risco de doenças do coração, podem não ser tão eficazes como se pensava.

“Os consumidores devem obter seus produtos de empresas com uma forte reputação de suas marcas ou olhar para aqueles com certificação de terceiros em seus rótulos. Também é importante para os consumidores consultarem profissionais de saúde e entender que os suplementos alimentares são destinados a complementar uma dieta saudável e não servir como um substituto para os medicamentos”, de acordo com o Conselho de Nutrição.