Os agentes patógenos são encontrados em todas as partes e podem entrar no nosso organismo por diferentes formas e meios, sendo uma delas as feridas.

No entanto, você sabia que existem alimentos e plantas que combatem e até mesmo eliminam os micróbios ou vírus que se encontra em uma ferida aberta recentemente, como um corte ou raspão. Suas propriedades anti-inflamatórias, adstringentes e depurativas não permitem que a lesão na pele para se inflame ou se infecte.

Como se aplicam? Os alimentos que atuam como agentes antibacterianos são aplicados sobre a área afetada, previamente lavada com água e sabão neutro, assim como os produtos farmacêuticos com esses mesmos benefícios.

Antissépticos Caseiros e Naturais

No entanto, apenas são eficazes para tratar feridas leves ou moderadas, superficiais ou domésticas. Em caso de lesões graves, é necessário ir a um hospital o mais rapidamente possível, para a intervenção de um médico especialista, e assim evitar complicações que afetem a sua saúde.

Na ausência de um kit completo de medicamentos, você pode recorrer a ingredientes antissépticos naturais, e realizar os primeiros socorros por um corte, se você está em uma viagem, por exemplo, ou se cortou com uma faca em casa. Graças às propriedades dos alimentos, tratarão as camadas mais externas da pele, e atuarão como barreiras para impedir a passagem de bactérias ou vírus.

Alimentos Que São Antissépticos Naturais:

Mel. Desinfeta as feridas imediatamente ao espalhar um pouco sobre a pele e, também, acelera a regeneração dos tecidos e fecha os cortes rapidamente. No caso de irritação o mel também se converte em uma excelente opção natural.

Cebola. É um dos melhores antissépticos que existem, e sua aplicação pode ser de várias formas: fervida, assada ou estendendo os tecidos finos que se encontram entre as camadas, diretamente sobre a ferida. Ajuda a curar e regenerar a pele.

Limão. Além de desinfetar, tem capacidades cicatrizantes. Aplique o suco em um pano, corte uma rodela e coloque-a, ou esprema diretamente um pouco de suco sobre a ferida. Evita o escorbuto. Descarte seu uso em queimaduras.

Cenoura. Especial para a desinfecção de lesões de forma eficaz. Prepare uma pasta com cenoura ralada, previamente fervida, aplique sobre a área afetada e retire com água sem exercer pressão nem raspar. Coloque em prática este remédio duas vezes por dia.

Alho. Entre seus benefícios, tem poderosas propriedades antibióticas. Comece por triturar alguns dentes de alho sem concha, até formar uma pasta e, em seguida aplique nas infecções. Embora possa arder um pouco, é realmente eficaz.

Ovo de galinha. Ideal para as queimaduras leves. Use a clara de ovo e massageie suavemente sobre a lesão. Deixe secar e enxague depois de algumas horas, com água morna. Repita o processo duas vezes. Você também pode usá-los para tratar a febre.

Leia também: "Antibióticos Naturais Que Existem em Sua Cozinha".

Plantas Antissépticas:

Lavanda. Tem propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes. Prepare uma infusão e aplique. Você também pode triturá-la até formar uma pasta, estenda entre duas gazes e coloque quente na forma de curativo.

Nopal. Adicione um punhado de nopal em meio litro de água, ferva durante 10 minutos; deixe descansar por cinco minutos fora do fogo, com um litro a mais de água, e tome.

Louro. Desinfeta e age como uma barreira contra os micro-organismos. Você pode prepará-lo como o nopal, em forma de infusão e beber.

Orégano. Serve de diferentes maneiras: prepare uma pasta com suas folhas, uma infusão, ou sobre uma gaze quente como um curativo sobre toda a superfície.

Aloe vera. Corte um talo e extraia o gel, aplique diretamente sobre a área e cubra com um algodão limpo e seco. Ideal em casos de queimaduras leves, escoriações e lacerações.

Eucalipto. Triture e misture com água até formar uma pasta e aplique sobre lesões que não rebentaram bolhas. Outra opção é utilizá-lo em forma de pomada.

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.