O manjericão atinge uma altura de trinta metros e é muito ramoso. As flores são pequenas e brancas e, às vezes tem uma tonalidade ligeiramente roxa.

É facilmente cultivado em vasos; exige água limpa e muito sol, mas não direto.

Esta planta é apreciada pelo seu odor agradável, sendo utilizada como um condimento na preparação de saladas e outros pratos.

Propriedades Curativas do Manjericão

O manjericão tem muitos usos medicinais entre eles: dissolver ou madurar os tumores, combater as dores de cabeça, dores de ouvido, afastar as moscas e mosquitos e inclusive é considerado um afrodisíaco.

O manjericão também é indicado em casos de estresse causado pelo excesso de trabalho intelectual e para aliviar tosse espasmódica e, devido a esta propriedade calmante, desde os tempos antigos já se utilizava em crises convulsivas.

Manjericão: Remédios Caseiros Com Manjericão

Remédios Caseiros Com Manjericão

  • Para dissolver ou madurar os tumores e aftas bucais, as folhas são moídas e aplicadas como cataplasma sobre a parte afetada.
  • Para aliviar a dor de cabeça, prepare uma infusão que consiste em 30 gramas de folhas de manjericão em um copo de água que deve ser colocado para ferver por 7 minutos. Tome bem quente.
  • Se você quer um afrodisíaco que ajuda a energia sexual e vital a levantar, pode tomar três xícaras por dia da mesma preparação.
  • Para aliviar a dor de ouvido, folhas moídas frescas. Em seguida, o suco é extraído e um algodão embebido é colocado na entrada do ouvido (sem inserção), de modo que o fluido possa entrar e sair, lentamente, para dentro do canal do ouvido.
  • Uma forma eficaz de afastar moscas e mosquitos é pendurando nas paredes e no teto manjericão. Além disso, esta planta ajuda a reduzir a inflamação das picadas de insetos. Para este fim, deve-se esmagar folhas de manjericão e fazer um emplastro que deve ser colocado sobre a picada.

Um aspecto importante, especialmente em mulheres que estão amamentando, é que o manjericão também estimula a produção de leite.

Salada de Macarrão e Manjericão

Ingredientes

  • 1 xícara de macarrão
  • 2 xícaras de brotos de alfafa
  • 1 tomate
  • ½ xícara de cogumelos
  • Manjericão fresco a gosto
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 colher de sopa de alho picado
  • 2 colheres de sopa de orégano
  • Sal

Preparação:

Aqueça em uma panela 3 xícaras de água com uma pitada de sal, ½ colher de sopa de azeite e ½ de orégano. Despeje o macarrão quando a água ferver e cozinhe por 10 a 15 minutos.

Corte os tomates e os cogumelos em rodelas finas. Quando macarrão estiver al dente, escorra e misture com o azeite de oliva, o alho, o orégano, sal a gosto, o manjericão e a alfafa. Sirva a massa e coloque sobre ela as rodelas de tomate e dos cogumelos. Adicione queijo parmesão ralado a gosto.

Maionese com manjericão

Para esta receita de alimentação saudável se requer os seguintes ingredientes: 1 colher de sopa de salsa, 1 de manjericão e 2 dentes de alho.

Deve-se elaborar uma maionese como de costume e então adicionar a salsa, o manjericão e o alho. Deve ser servido como um aperitivo junto com azeitonas e pão marrom ou como acompanhamento de peixes.

Pesto Genovês

Nesta receita você precisa: 4 dentes de alho, 1 punhado de manjericão fresco, 2 colheres de sopa de pinhões, 1 pitada de sal, queijo parmesão a gosto e 1 xícara de azeite extra virgem.

Em um socador, esmague até transformar o alho em molho, o manjericão, os pinhões, o sal e o azeite de oliva extra virgem. No final, adicione o queijo parmesão ralado a gosto.

Precauções

Não é recomendado o uso interno do óleo de manjericão em pacientes com gastrite, úlceras, síndrome do intestino irritável, colite ulcerativa e doença de Crohn.

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.