A urtiga é uma planta perene, que pode atingir até um metro de altura.

Da urtiga se usa o caule e a raiz em estado seco. No entanto, o efeito da raiz é mais seguro.

A urtiga floresce abundantemente na primavera nos lugares úmidos e perto de áreas residenciais.

Nos tempos antigos, a urtiga era usada principalmente para aliviar e até mesmo curar a paralisia.

A urtiga fresca pode ser consumida como qualquer verdura (tem um sabor parecido com o do espinafre), basta fervê-la em água por 10 minutos e servir com sal e azeite. A urtiga maior floresce de Junho a Setembro, época propícia para a sua colheita.

Propriedades Curativas

A urtiga contém princípios ativos, tais como ácido fórmico, fosfatos, ferro, etc. Devido a este último mineral é altamente recomendável no caso de anemia.

Urtiga: Remédios Caseiros Com Urtiga

Entre as propriedades curativas da urtiga temos: depura o sangue, é diurética, desfaz as pedras nos rins e é um vasoconstritor por isso é usada para controlar hemorragias nasais e períodos menstruais abundantes.

Também é propícia para combater as dores produzidas pelo reumatismo e se recomenda a usa aplicação em casos de paralisia dos membros.

Tem também alguma capacidade para diminuir a quantidade de açúcar no sangue. Portanto, recomenda-se o seu consumo por diabéticos.

A urtiga também tem propriedades laxantes, estimula a glândula tireoide e fortalece as defesas orgânicas. As melhores maneiras de consumi-la são: tortilha, sopa ou cozidas por 10 minutos, como qualquer outro vegetal.

Quanto ao seu uso externo, é usada para combater a queda de cabelo, caspa e contra doenças da pele.

Remédios Populares Com Urtiga

  • Remédio com urtiga para a depuração do sangue e eliminar as pedras nos rins: despeje 30-50 gramas do caule ou 25 gramas da raiz seca em 1 litro de água fervendo. Cubra e deixe esfriar. Coe e beba três copos por dia.
  • Remédio com urtiga para dores de reumatismo e membros paralisados: aplique um punhado de urtiga recém-cortada sobre a área afetada.
  • Remédio com urtiga para reduzir o fluxo de sangue nas menstruações: esprema o suco das folhas frescas de urtiga e beba um ou dois copos por dia, mas se a situação não melhorar, consulte um médico imediatamente.
  • Remédio com urtiga contra a caspa e a queda de cabelo: lave a cabeça com a infusão de 50 gramas do caule de urtiga ou 30 gramas de suas folhas em um litro de água. Deixe ferver durante 15 minutos. Deixe esfriar e aplique na raiz do cabelo.
  • Remédio com urtiga para melhorar as condições cutâneas (acne, eczema e inclusive psoríase): prepare 30 gramas de urtiga em um litro e meio de água, deixe ferver até reduzir pela metade o líquido, e beba duas xícaras ao longo do dia. Se desejar aumentar os resultados, pode-se aplicar sobre a pele mediante compressas embebidas no suco da planta.
  • Remédio com urtiga para controlar as hemorragias nasais: introduza pelo nariz uma gaze ou uma bola de algodão embebida no suco da planta.
  • Remédio com urtiga para os diabéticos: despeje duas colheres de chá de folhas em ¼ de litro de água fervendo. Ferva por 5 minutos e beba uma xícara pela manhã e outra à noite.
  • Remédio com urtiga para aumentar a secreção de leite nas mães: aplique externamente compressas embebidas no suco da planta. Para isso, você deve ferver dois punhados em meio litro de água e usar como uma loção.
  • Remédio com urtiga para a anemia: faça o consumo cru em saladas dos brotos tenros primaverais e também em infusões de uma colher de sopa por xícara (três por dia).

Creme de urtiga

Ingredientes

  • 500 gramas de urtigas
  • 1 xícara de aveia em flocos
  • 50 gramas de queijo fresco de ovelha
  • 2 colheres de sopa de Tamaris

Preparação

Lave com cuidado as urtigas, utilizando as partes mais macias.

Cozinhe-as em um litro de água com farinha de aveia durante meia hora, em seguida, adicione o queijo e misture.

Quando esfriar, misture tudo e coe. Adicione ao creme o Tamaris, leve ao fogo novamente e deixe ferver, cozinhe durante mais meia hora e sirva.

Torta de urtigas e dente de leão

Ferva em pouca água 450 gramas de acelgas e 500 gramas de urtigas e dente de leão. Uma vez fervidos, retire a água das ervas e as misture com azeite de oliva, noz-moscada, sal, pimenta e 300 gramas de requeijão e queijo ralado.

Prepare uma massa com farinha, sal e óleo. Despeje o recheio e antes de fechar à torta, derrame por cima três ovos crus. Perfure a superfície e cozinhe em forno médio até dourar.

Urtigas Primaverais

Lave um punhado de brotos de urtiga. Aqueça 1 colher de chá de azeite e refogue. Adicione 1 colher de sopa de farinha de trigo, despeje um pouco de água quente, com uma pitada de sal. Cubra e deixe cozinhar com um defletor de parede por 20 minutos. Retire do fogo e sirva.

Cevada com urtigas

Depois de deixar de molho a cevada durante 12 horas, deve se cozinhar esta em uma panela de pressão. Além disso, deve-se refogar em azeite de oliva 2 cebolas cortadas em rodelas finas e depois de alguns minutos de cozimento, adicione 200 gramas das urtigas macias.

Junte às urtigas e duas colheres de sopa de cevada e cozinhe durante 20 minutos. Deixe descansar por alguns minutos antes de servir.

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.