Muitas pessoas quando se sentem oprimidas por uma situação estressante (entrevista de emprego, a conclusão de um projeto importante, etc.) comem de forma descontrolada.

Outras, quando sofrem uma desilusão amorosa, atacam os doces (especialmente chocolate) como um refúgio para os seus males e comem compulsivamente.

Todas essas pessoas têm algo em comum; sofrem de ansiedade por comida.

No entanto, esta situação pode se tornar complicada, ainda mais, quando a pessoa manifesta este comportamento de forma constante e por um longo tempo, mas por que isso acontece?

Existem alimentos como aqueles compostos com muitas gorduras e açúcares simples que podem afetar as substâncias químicas do cérebro, tais como a serotonina e as endorfinas que produzem sentimentos de estabilidade e mesmo euforia. Assim, as pessoas consomem alimentos em grandes quantidades, como chocolate para se sentir melhor.

No entanto, essa ansiedade pela comida não apenas pode causar um aumento de peso, mas também pode aumentar os níveis de colesterol e prejudicar outros aspectos da saúde.

Então, surge a seguinte questão: o que pode ser feito para controlar a ansiedade por comida? Aqui estão alguns remédios caseiros e recomendações a respeito.

Leia também: “Como Reduzir A Ansiedade Por Comida Com Terapia Floral“.

Remédios Caseiros Para Controlar a Ansiedade Por Comida

  • Ferva 50 gramas de agrimônia e 80 gramas de manjericão em 2 litros de água até reduzir para 1 litro. Coe e beba 2 vezes ao dia.
  • Despeje 2 colheres de sopa de passiflora em um copo de água que está fervendo. Cubra e deixe esfriar. Em seguida, despeje uma colher de chá de poejo e mexa bem. Tome um copo por dia. Este remédio ajuda a pessoa a recuperar a paz e tranquilidade.
  • Comer uns picles ajuda a combater a ansiedade por comida salgada.
  • Beber um copo de suco de laranja pode aliviar a ansiedade por comida doce porque é rico em vitamina C que quando esta em falta causa ansiedade.
  • Consumir um iogurte natural desnatado com canela ou baunilha em pó, ou algumas poucas nozes moscadas raladas pode satisfazer o desejo por doces, pois estes dão um sabor doce, com menos calorias e também, o iogurte é rico em triptofano, que ajuda a estabilizar o humor.
  • Consuma cereais integrais, já que as fibras que eles contêm, não apenas reduzem o colesterol “ruim” LDL no sangue, mas também dão uma sensação de saciedade. Além disso, esses alimentos são ricos em magnésio, que ajuda a acalmar a ansiedade e vontade de comer doces, especialmente os de padaria industrial ou chocolate.

Leia também: “Ansiedade Por Comida: Como Tratá-la“.

Recomendações

  • Levar uma dieta equilibrada e dividida em cinco refeições ao dia para, assim, neutralizar a crise da fome.
  • Evite pular refeições já que diminui o açúcar no sangue o que pode contribuir para um ataque de fome.
  • Não vá ao supermercado com fome.
  • Encha a dispensa de produtos saciantes e de baixas calorias (como bolachas integrais e frutas), de modo que, se você está procurando algo para comer só vai encontrá-los.
  • Aprenda a parar. Antes de começar a comer, é importante distinguir se se trata de fome estomacal ou se é psicológica.
  • Não se culpe. Evite comer as escondidas e não se sinta mal por ceder à tentação, já que pode conduzir a um sentimento ruim, que pode contribuir para comer mais.
  • Encontre algo interessante para fazer. Em vez de ver um saco de batatas fritas, é melhor você ler a página de um jornal ou realizar qualquer outra tarefa que te divirta.
  • Realize exercícios físicos como nadar, correr ou patinar, pelo menos três vezes por semana para reduzir os níveis de ansiedade.
  • Pratique técnicas de relaxamento como a ioga para controlar a ansiedade.