A perda de memória, geralmente começa a se manifestar com o aumento da idade em muitas pessoas. Este problema também pode facilmente ocorrer em qualquer momento durante a vida de uma pessoa, seja a perda de memória em curto ou longo prazo. Isto pode ser muito difícil de assumir para qualquer pessoa. A perda de memória pode afetar profundamente a vida cotidiana da pessoa afetada.

O tratamento para a perda de memória depende da sua causa. Em muitos casos, pode ser revertida, com uma boa terapia. Por exemplo, a perda de memória causada por medicamentos pode ser resolvida simplesmente com uma alteração da medicação. Os suplementos alimentares podem ser úteis contra a perda de memória causada pela insuficiência alimentar. E o tratamento da depressão pode ser muito útil para a memória, quando a depressão é um fator desencadeante.

Remédios Caseiros Para a Memória

Causas Mais Comuns de Perda de Memória

Abaixo estão algumas das causas mais comuns que podem gerar a perda de memória:

  • Bebidas alcoólicas, tabaco ou uso de drogas.
  • Depressão e estresse.
  • Deficiência nutricional.
  • Traumatismo na cabeça.
  • AVC.
  • Demência.
  • Outras causas.

Outras possíveis razões para a perda de memória incluem hipotireoidismo ou hipertireoidismo e infecções, como o HIV, a tuberculose e a sífilis que afetam negativamente a mente.

Existem muitos procedimentos oferecidos para combater a perda de memória. A Medicina Natural é uma opção eficaz para melhorar a perda de memória. Funciona de modo semelhante aos medicamentos, mas com menos efeitos secundários.

Na realidade, a quantidade de pessoas que utilizam as ervas e os suplementos alimentares para melhorar a função mental e a memória está aumentando. Os estudos médicos recentes mostram que as ervas orgânicas abstratas e os suplementos ajudam a função intelectual e a preservar uma memória saudável. Aqui estão alguns remédios caseiros naturais para a perda de memória.

Remédios Caseiros e Naturais Para Perda de Memória

  • Nozes: Este fruto seco ajuda a melhorar a memória. A noz dá efeito sinérgico quando tomadas vinte gramas deste fruto seco por dia, juntamente com dez gramas de uva passa.
  • Leite de amêndoa: Tenha em mente que este batido de leite de amêndoa cozido deve ser tomado com o estômago vazio e não se deve consumir qualquer alimento durante pelo menos 2 horas após ter tomado este batido de leite de amêndoa fervido.
  • Alecrim: O alecrim é uma erva natural muito importante para recuperar a memória ruim. Esta é também conhecida como erva da recordação. O alecrim é um excelente remédio para a falta de memória e a fadiga mental. Se você deseja aumentar a sua capacidade mental, prepare um chá de ervas com esta erva natural e beba pelo menos uma vez por dia.
  • Sálvia: Com as folhas secas de sálvia prepare um chá. Esta infusão deve ser tomada todos os dias durante 30-45 dias. Esta erva natural, melhora a capacidade de concentração, alivia a fadiga mental e melhora a memória da pessoa afetada.
  • Alcachofras: Para melhorar a acuidade mental. Para preparar: puxe a alcachofra, folha por folha, em seguida, coloque as folhas em uma panela e adicione água suficiente para apenas cobri-las. Cubra o recipiente com uma tampa ou prato, introduza esta panela em um recipiente com água. Ferva durante 2 horas, inclusive coloque mais água na panela (não no recipiente), conforme necessário. Depois aperte bem todas as folhas para obter o suco. Tome de 3-4 colheres de sopa 4 vezes ao dia.
  • Mirtilos: Estes deliciosos frutos são a fonte mais rica de antioxidantes, e estudos recentes têm refletido na realidade que os mirtilos podem ajudar a melhorar a memória temporária.
  • Cenouras: Contêm caroteno, que é um potenciador da memória. Consumi-las cruas, preparadas, ou em pratos cobertos, ou fazer um suco com cenouras e damascos. Os damascos são usados ​​para adicionar um pouco de suco para as cenouras que são mais secas.
  • Ovos: Possuem lecitina, que tenta manter as células nervosas da memória saudáveis. A lecitina é encontrada também nos óleos de girassol e soja e é possível adquirir também em forma de pílula. Os resultados sugerem que tomar até 70 gramas por dia pode melhorar a memória.
  • Gérmen de trigo: O gérmen de trigo é uma excelente fonte de vitamina E, o que pode ajudar a perda de memória associada com a idade.
  • Maçãs: As maçãs e outras frutas ricas em fósforo, como figos, uvas e laranjas servem para recuperar a memória. Diferentes elementos, tais como vitamina B1, fósforo, potássio, ajudam na síntese de ácido glutâmico. Este ácido gera a deterioração das células nervosas. Comer uma maçã por dia, juntamente com uma colher de chá de mel e um copo de leite é benéfico para a recuperação da memória e da irritação mental. Funciona como um tônico para os nervos e dá energia.

Para conhecer outras formas de cuidar da sua memória, sugerimos também a leitura do nosso artigo "Alimentos que Ajudam a Melhorar a sua Memória".

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.