Algumas pessoas são mais suscetíveis a alterações de humor do que outras, mas todas têm. As alterações leves que podem levar à depressão ou ansiedade são muito comuns.

As mulheres talvez sejam mais suscetíveis às alterações de humor do que os homens, já que de acordo com pesquisas, elas tendem a se concentrar mais nos estados de humor negativos – a se preocupar com eles -, e isso faz com que tenham pior humor.

Também, certas alterações hormonais fazem com que sejam mais propensas a deteriorar seu ânimo.

Isso explica a razão pela qual se enquadram nessa situação de sensibilidade, especialmente uma semana antes da menstruação, após o parto ou durante a menopausa. Aqui estão alguns remédios caseiros e recomendações para aliviar às alterações de humor.

Remédios Caseiros Para Mudança de Humor:

  • Esfregue um pouco de óleo de coco sobre o couro cabeludo e nas plantas dos pés. Este remédio ajuda a relaxar o organismo e mantê-lo em equilíbrio. Você pode fazer todas as noites à massagem nos pés antes de deitar. Certifique-se de colocar meias para conservar por mais tempo.
  • Coloque uma gota de óleo essencial de sândalo na área do “terceiro olho”, entre as sobrancelhas, assim como na garganta, no esterno, no umbigo, nas têmporas e nos pulsos. Uma pequena quantidade de óleo é suficiente. Este é um remédio aiurvédico para equilibrar as emoções.

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  • Misture 1 colher de sopa de camomila, 1 de manjericão sagrado e outra de pó de pétalas de rosa. Faça uma infusão com ½ colher de chá desta mistura em 1 xícara de água quente. Deixe esfriar e beba. Você pode beber 3 vezes ao dia, após cada refeição. Este, como o remédio anterior, provém da medicina aiurvédica.
  • Prepare uma infusão de ½ colher de chá de camomila e 1 colher de chá de folhas frescas de coentro e finamente picadas em 1 xícara de água quente. Deixe que as ervas repousem por cerca de 10 minutos. Deixe esfriar e tome.
  • Coloque em uma xícara de suco de uva ½ colher de chá de cominho, ½ colher de chá de erva-doce e ½ colher de chá de sândalo em pó. Esta bebida refrescante ajudará a aplacar os sentimentos de raiva e que podem surgir nas alterações de humor.

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  • Faça exercícios de respiração. Para isso, faça um tubo com a língua; respire profundamente através da boca levando o ar para o ventre; conte a respiração durante alguns segundos; expire pelo nariz. Faça umas doze repetições.
  • Entre as asanas de ioga apropriadas estão às posturas de Camelo, a Cobra, a Vaca, o Barco, a Cabra e a Ponte. Evite a postura sobre a cabeça e outras posturas invertidas, como o Arado e a Vela. Não faça a Saudação do Sol; neste caso, é preferível a Saudação da Lua.

Recomendações:

Evite as bebidas alcoólicas. O álcool é um depressivo. Se você já teve uma alteração de humor que te tornou triste, se entristecerá ainda mais. Quando seu ânimo balança, você não deve buscar consolo na bebida.

Reduzir a cafeína. A cafeína – um estimulante – aumentará a ansiedade se os nervos já estão alterados pela alteração de humor. Por isso, deve-se diminuir a quantidade de café, chá, refrescos de cola e chocolate que se consome.

Aja e não reclame. Se você sente que está caindo em uma depressão ou em um estado de angústia ou raiva, é importante se levantar e realizar uma atividade, como uma caminhada ou limpar a desordem do escritório. Ou seja, recomenda-se colocar em prática uma tarefa que te proporcione a sensação de controle e realização.

Fazer exercício durante 20 minutos. É conhecido que o exercício tem um efeito antidepressivo. Em um estudo na Escola de Medicina da Universidade A & M Texas, em College Station, relatou que as mulheres melhoraram significativamente seu estado de ânimo depois de caminhar 20 minutos ou mais.

Distraia-se. Quase qualquer atividade serve para distrair sua mente e esquecer seu mau humor ou depressão. Se você deixa de ruminar por um tempo, terá tempo para investigar o que causou a mudança e pensar sobre isso mais claramente. Volte a considerar o problema mais tarde, quando já não esteja com raiva nem apático, assim saberá por que se altera tanto e o que fazer sobre isso.

Pensar racionalmente. Às vezes, você está muito deprimido ou com raiva de alguma circunstância para distrair a mente desse estado em que se encontra, ainda que temporariamente. Diante dessa situação, adquira certa perspectiva (e alívio) considerando três perguntas chave:

  • Uma, que evidência você tem de que o que pensa vai acontecer? De fato, realmente acontecerá? Se você se encontra angustiado porque acredita que vai ficar desempregado devido ao fato de que não recebeu uma promoção, analise objetivamente as evidências, ou a falta delas, que sustentam sua ideia. Se você reconhece que seu trabalho é bom e oportuno, então, provavelmente sua ansiedade é infundada.
  • Dois. Existem outras formas de analisar a seguinte situação? Sim, vejamos. Quando seu namorado fica calado de repente, talvez seja porque tem problemas no trabalho, mas não porque está pensando em terminar com você. Fale com ele sobre isso.
  • Três. Se acontecer o pior, nos casos acima mencionados, o que você faria? No primeiro caso, por exemplo, você terá que começar a buscar outro emprego. No segundo, se houve um rompimento definitivo, embora não seja fácil, você decidirá se quer começar outro relacionamento.

Dar-se um gosto. Se, ao ter uma alteração de humor cai em um estado de depressão ou raiva, aconselha-se relaxar um pouco. Por exemplo, tomar um banho com sais, comprar algumas flores e colocá-las em seu escritório ou escute um pouco de música do seu compositor favorito. Prepare-se para os dias de mau humor fazendo uma lista de gostos que te levantam o ânimo.

Comer algo. Certos alimentos ou combinações destes provocam uma série de reações químicas no cérebro que determinam o sentimento de felicidade, por um lado, ou angustiado e deprimido, por outro… Quando você começa a ter uma alteração de humor para o lado negativo, sugere-se comer um lanche que combine proteínas e carboidratos, por exemplo, meio sanduíche de peru. Isso ajuda a ativar os neurotransmissores, substâncias químicas naturais do cérebro que infundem vigor e positividade.

Dormir o suficiente. As pessoas são especialmente suscetíveis às alterações de humor quando não dormem bem, recomenda-se experimentar remédios naturais para combater a insônia se você está sofrendo deste transtorno.