A blefarite é uma inflamação da borda da pálpebra, que apresenta úlceras superficiais ou pequenas escamas ou crostas. É uma doença relativamente comum que costuma afetar os dois olhos e tem uma tendência para se reproduzir.

As causas são diferentes dependendo do tipo de blefarite. A ulcerosa se deve a uma infecção por bactérias, enquanto que a seborreica ou escamosa é causada por fatores heterogêneos entre os quais se encontram a seborreia do couro cabeludo, sobrancelhas e rosto.

Outras causas são alterações do globo ocular e da visão; exposição a ambientes com poeira do ar e atmosferas irritantes; os estados de fraqueza por infecções generalizadas e processos alérgicos.

Remédios Caseiros Para Blefarite

Neste último caso, ocorre especialmente em pessoas propensas a alergia, pelo contato das pálpebras com pomadas antibióticas - especialmente de penicilina -, anestésicas ou de atropina. No entanto, por vezes, este tipo de blefarite também aparece como um sintoma a mais de uma urticária generalizada.

O estado de fraqueza geral do organismo pode promover o aparecimento da blefarite. Outras causas são a falta de higiene ou uma alimentação inadequada, especialmente em pessoas mais velhas e, mais frequentemente, em crianças.

É importante observar que a blefarite também chega a ocorrer por causa da fadiga visual. No caso dos estudantes, tal fadiga pode ser devido tanto ao trabalho com luz insuficiente, como com luz muito forte, assim como possíveis defeitos do globo ocular: os chamados defeitos de refração, por exemplo, astigmatismo e vista cansada.

Os sintomas mais comuns da blefarite são: vermelhidão, coceira e inchaço das pálpebras, com presença de escamas, crostas ou granulações aderidas aos cílios, ou pequenas ulcerações na base das mesmas (a blefarite pode causar a queda dos cílios por erosão de suas raízes).

É também frequente a conjuntivite ou inflamação da mucosa interna das pálpebras, que provoca abundante lacrimação e uma sensibilidade anormal e dolorosa à luz.

A seguir apresentamos vários remédios para blefarite que podem ajudar a aliviá-la.

Remédios caseiros para blefarite:

  • Despeje 2 colheres de sopa de camomila em uma xícara de água que está fervendo. Cubra e deixe esfriar. Coe e aplique como uma compressa sobre as pálpebras. Deixe no local por 10 minutos.
  • Ferva 1 colher de sopa de Eufrásia e outra de erva-doce em uma xícara de água que está fervendo. Cubra e deixe esfriar. Coe e embeba um pano limpo de algodão com esta infusão e aplique sobre as pálpebras fechadas. Deixe no local por 10 minutos.
  • Ferva 30 gramas de pétalas de rosa e 15 gramas de arruda em meio litro de água por 10 minutos. Retire do fogo passado esse tempo e deixe esfriar. Aplique mediante um pano embebido sobre as pálpebras.
  • Limpe as bordas dos cílios com um cotonete de algodão ou com gazes embebidas em uma solução de bicarbonato de sódio a 2%.

Leia também: “Colírio Natural Para Reduzir a Irritação dos Olhos”.

  • Ferva por 10 minutos, 10 gramas da mistura de malva e banana em 250 ml de água. Realize banhos oculares com esta preparação ou aplique sobre as pálpebras mediante gazes estéreis, três vezes por dia. Este remédio também pode ser utilizado no caso da conjuntivite.
  • Despeje em uma xícara de água quente uma colher de chá de sal e deixe esfriar. Realize lavagens oculares com esta preparação frequentemente.
  • Despeje uma colher de chá de vinagre de maçã em um copo de água fervida e arrefecida. Molhe um pano limpo ou cotonete de algodão com esta preparação e passe pelas pálpebras, especialmente pelos cílios se têm costas.

Recomendações: Evite a exposição prolongada ao ar livre no tempo ventoso ou em ambientes nos quais existam muito pó em suspensão, fumos ou vapores irritantes especialmente em pessoas de pele fina e muito brancas, já que tem uma sensibilidade cutânea.

Evite tentar arrancar as escamações ou crostas de uma blefarite simples, já que pode se complicar e se converter em blefarite ulcerosa.

Extremo cuidado do couro cabeludo, sobrancelhas e rosto se você sofre de seborreia. Para isso, você deve sempre manter essas áreas limpas mediante o uso de um shampoo apropriado e lavar com água e sabão medicinal (ácido).

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.