A Bursa (bolsa) é um saco cheio de fluido que circunda as articulações do corpo e que tem como objetivo proteger a musculatura, os ligamentos, os tendões e a pele de fricção com o osso.
No entanto, às vezes essas bolsas se inflamam dolorosamente; condição que é conhecida como bursite.

As principais causas de bursite são:

  • Lesão por golpes ou contusões.
  • Pressão repetida sobre a Bursa.
  • Excesso de uso devido à realização de uma atividade habitual.
  • Irritação dos depósitos de cálcio nas paredes da bolsa.

As áreas mais comuns onde se apresentam bursite são os ombros, os cotovelos, os quadris, os joelhos e o calcanhar.
Importante indicar que os joanetes que podem ser herdados através de genes ou causados por sapatos inadequados, são uma forma de bursite que pode precisar de uma correção por meio de cirurgia.

Principais Remédios Caseiros para Bursite

  • Misture duas colheres de sopa de vinagre de maçã e duas de mel puro em um copo de água e tome junto com cada refeição.
  • Ferva uma colher de sopa de pimenta caiena em dois copos de vinagre de maçã durante 10 minutos aproximadamente e use o líquido para uma compressa morna.
  • Misture em água fervendo uma colher de chá de confrei, linhaça triturada e, em seguida, acrescente uma colher de sopa de azeite vegetal. Em seguida, entre peças de gaze regue com a mistura e aplique sobre a área dolorida após ter untado com azeite de oliva para proteger a pele.
  • Espalhe azeite de mamona na articulação afetada. Então você deve cobrir com uma flanela e deve manter aquecido com toalhas quentes. Quando a dor já não for tão acentuada, uma vez por dia massageie a articulação com azeite de oliva aquecido para aliviar a dor e ajudar a prevenir a recorrência de bursite.
  • Misture três gotas de óleo essencial de alecrim, pinho e manjerona com uma colher de sopa de óleo de amêndoa e aplique suavemente duas vezes por dia sobre a parte afetada.
  • Ferva durante 5 minutos, em meio litro de água várias folhas de couve. Depois as retire da água e esmague-as. Aplique diretamente sobre a área afetada e coloque entre elas camadas de gaze.
  • Recomendações

    As pessoas que sofrem de bursite devem seguir as seguintes recomendações:
    Comer saudavelmente. Pode ser benéfico incluir quantidades generosas de cenoura, frutas cítricas, tomate, vegetais e tomar diariamente um multivitamínico com minerais junto com suplementos adicionais de vitamina A e B.
    Mantenha em movimento leve a área. Durante a fase aguda da bursite, deve ser deixada em repouso a articulação afetada, embora sem imobilizá-la totalmente. Então, quando passar a fase aguda, é recomendado realizar simples exercícios como os seguintes:

    • Se você tem bursite no ombro, coloque a mão na parede e estique os dedos ao longo dela, tão alto quanto possível, mas sem esticar em excesso.
    • Outro exercício que ajuda as pessoas com bursite no ombro consiste em fazer o pêndulo, inclinando-se, de pé, para frente e deixando que o braço oscile para trás e para frente como um pêndulo, aumentando gradualmente o arco.
    • Para bursite no quadril ou na perna, se recomenda massagear uma área de duas polegadas entre o osso do tornozelo e o início da almofada do calcanhar.

    Mantenha a área quente. Para acelerar a recuperação, os curandeiros populares aconselham manter a articulação afetada mais quente do que o normal durante a noite, envolvendo o joelho em uma flanela ou dormindo com um suéter.
    Tire os sapatos que apertam. Se você tem bursite no calcanhar, provavelmente ela surgiu porque os sapatos não se encaixam bem. Portanto, é conveniente eliminar esses sapatos.
    Cuide-se. Utilize protetores de joelho ou cotovelo conforme o caso e evite recostar com o cotovelo ou rastejar com os joelhos.