A grande maioria das pessoas já sofreu alguma vez de uma súbita, involuntária e descontrolada dor muscular, conhecida como cãibras ou espasmos.

Usualmente, as cãibras estão relacionadas com a perda de líquidos e de minerais (potássio, magnésio e cálcio) por vômitos ou diarreias constantes ou uma abundante transpiração durante o exercício.

Embora também as cãibras musculares possam ter origem na realização de algum movimento anormal ou excessivo dos músculos e inclusive por permanecer muito tempo na mesma posição (sentado, em pé, etc.).

Outras causas de cãibras são a exposição ao frio, o estresse, a anemia, a deficiência de vitamina E, as doenças (artrite, aterosclerose e fibromialgia) ou o uso de certos medicamentos, tais como os diuréticos.

É importante observar que as cãibras podem afetar qualquer músculo do corpo, mas são mais comuns nas panturrilhas, coxas, pés e mãos.

As pessoas com maior probabilidade de sofrer cãibras musculares são os atletas, quando submetidos a exercícios intensos ou prolongados e os adultos mais velhos, devido à perda de massa muscular normal (atrofia), que começa em meados dos 40 anos e se acelera com a inatividade.

Remédios Caseiros para Câimbras

  • Aplique uma massagem no sentido contrário ao curso da dor, a qual alongará gradualmente o músculo e conseguirá relaxá-lo.
  • Enrole a área que sofre de cãibras em uma bandagem elástica para reduzir a dor. No entanto, deve-se ter cuidado para não colocar a bandagem muito apertada, pois isso pode causar inchaço.
  • Tome uma infusão de ginkgo biloba. Para isso, devem ser fervidas durante 10 minutos, três colheres de sopa de ginkgo em um copo de água. Passado esse tempo, retire do fogo e beba uma xícara diária.
  • Leve no bolso o osso do tornozelo de uma lebre. (Segundo a crença popular em algumas regiões).
  • Aplique várias vezes ao dia, óleos essenciais, tais como eucalipto, pinho, alecrim ou tomilho na área afetada, já que proporcionam uma sensação de calor que ajuda a relaxar.
  • Leia também: “Os Óleos Essenciais Para Tratar Cãibras Musculares“.

  • Pressione o lábio superior com o dedo indicador e o polegar durante trinta segundos (remédio de acupressão para cãibras nas pernas).
  • Misture uma colher de sopa de mel e outra de vinagre de maçã em um copo de água quente. Beba para conseguir uma distribuição adequada do cálcio no organismo e prevenir as cãibras crônicas.
  • Misture uma colher de chá de sementes de mostarda em um litro de água. Ferva durante 10 minutos e adicione à água de uma banheira para realizar um banho de pernas durante 20 minutos.
  • Molhe o dedo polegar da mão direita com a saliva e depois faça diversas cruzes no lugar dolorido. Depois de uma massagem com a saliva até que a dor diminua. (Segundo crenças em regiões da América Latina.)
  • Coloque, no momento de dormir, os sapatos e as meias em forma de cruz. (Segundo a crença popular em algumas partes da América Latina.)
  • Faça uma massagem vigorosa com tintura de mirra espalhada com um pano quente sobre a área afetada.
  • Tome duas vezes por dia, um copo de água no qual deve estar dissolvido 10 gotas de chá de louro. O desconforto desaparece dentro de três dias.
  • Arranque um ramo de carvalho e coloque entre a cama e o colchão (segundo crenças populares em algumas regiões).
  • Aplique, na área com cãibras, panos embebidos com infusão de arnica ou vinagre de maçã durante 5 minutos. Remova e reaplique se o desconforto persistir. A arnica alivia a dor e estimula a circulação.
  • Esmague 20 gramas de absinto, 20 gramas de arruda e 20 gramas de hortelã e misture com 500 gramas de banha de porco. Coloque esta preparação em fogo médio para evaporar a umidade. Em seguida, passe por um lenço espremendo com força, e deixe esfriar. Separe a pomada do sedimento, coloque novamente em fogo moderado e aplique no músculo afetado.
  • Dobre os dedos dos pés para baixo e para cima, para aliviar as cãibras nos pés.
  • Esfregue a área protuberante onde se apresenta a cãibra com uma colher de metal até que fique quente (segundo a crença antiga).
  • Despeje 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água. Misture e beba. Este remédio não é recomendado se você sofre de pressão arterial elevada ou retenção de líquidos.

Recomendações Caseiras para Câimbras

Algumas recomendações para as pessoas que sofrem de cãibras musculares são as seguintes:

Certifique-se de ter uma dieta saudável. A probabilidade de desenvolver cãibras pode ser reduzida quando se adiciona a dieta alimentos que contenham vitamina B12, ácido fólico, vitamina E, niacina, cálcio, magnésio e potássio.

Beba abundantes quantidades de líquido antes, durante e após uma atividade física prolongada, especialmente no verão. Aconselham-se bebidas mineralizadas, água e sucos à base de bananas e damascos.

Afrouxe a roupa. Se você sentir que uma cãibra está prestes a atacar, é recomendável afrouxar as roupas apertadas para dar um pouco de espaço para os músculos.

Faça exercícios mediante um programa adequado de alongamento. O alongamento antes de fazer exercício, é importante para que os músculos estejam menos tensos e com menor possibilidade de lesão ou cãibras.

Evite se exercitar em condições extremas de calor ou frio.

Tomar um banho com água morna antes de dormir pode aumentar a circulação nas pernas e reduzir a incidência de cãibras noturnas.

Praticar técnicas de relaxamento e meditação ajuda a reduzir a dor associada com dores musculares e também pode dissipar os espasmos.

Realize exercícios para fortalecer os músculos do tornozelo. Se você sofre frequentemente de cãibras musculares na região do tornozelo, recomenda-se realizar exercícios de alongamento para fortalecer esses músculos. Para isso, você deve sentar-se no chão e passar uma toalha pelo calcanhar, ao mesmo tempo em que mantém as suas extremidades em ambas as mãos. De forma alternada você deve tentar apontar os dedos para cima e para baixo enquanto puxa a toalha na direção do rosto e mantém retas as pernas. Repita várias vezes com ambos os pés.

Em seguida você deve deitar-se com a toalha em torno do seu pé até que sinta alongar o músculo da panturrilha. Mantenha assim por 15 segundos e repita o exercício várias vezes.

Fique na ponta dos pés. Para fortalecer as panturrilhas, deve-se levantar lentamente sobre os dedos do pé, e, em seguida, gradualmente, retornar à posição inicial. Faça este exercício pelo menos dez vezes.

Praticar o levantamento de teclado. Se você sofre de cãibras frequentes na mão devido à ação de escrever no computador, deve fortalecer os músculos da mão. Para isso, você deve se sentar em frente à mesa e sustentar um peso leve, por exemplo, um ou dois quilos, na mão com a palma para cima, o ante braço apoiado na mesa e o pulso na borda. Levante o peso lentamente, flexionando o pulso. Repita com cada pulso entre dez a vinte vezes.

Agora, com as palmas para baixo. Este é outro bom exercício para os pulsos, que se pratica sentado. Pratique o exercício anterior para o pulso como indicado, exceto que você deve virar a palma da mão em direção ao chão. Tal como anteriormente, utilize pesos leves e repita o exercício de dez a vinte vezes.

Leia também: “Como Evitar Cãibras Musculares“.

Consulte o médico se, apesar dos remédios acima expostos, você continua sofrendo de cãibras e espasmos musculares de forma frequente, já que podem ser manifestações de problemas hormonais (hipotireoidismo), circulatórios ou de outro gênero.