A grande maioria das pessoas já sofreu alguma vez de uma súbita, involuntária e descontrolada dor muscular, conhecida como cãibras ou espasmos.

Usualmente, as cãibras estão relacionadas com a perda de líquidos e de minerais (potássio, magnésio e cálcio) por vômitos ou diarreias constantes ou uma abundante transpiração durante o exercício.

Embora também as cãibras musculares possam ter origem na realização de algum movimento anormal ou excessivo dos músculos e inclusive por permanecer muito tempo na mesma posição (sentado, em pé, etc.).

Outras causas de cãibras são a exposição ao frio, o estresse, a anemia, a deficiência de vitamina E, as doenças (artrite, aterosclerose e fibromialgia) ou o uso de certos medicamentos, tais como os diuréticos.

Remédios Caseiros Para Câimbra

É importante observar que as cãibras podem afetar qualquer músculo do corpo, mas são mais comuns nas panturrilhas, coxas, pés e mãos.

As pessoas com maior probabilidade de sofrer cãibras musculares são os atletas, quando submetidos a exercícios intensos ou prolongados e os adultos mais velhos, devido à perda de massa muscular normal (atrofia), que começa em meados dos 40 anos e se acelera com a inatividade.

Remédios Caseiros Para Câimbras

Massagem

Aplique uma massagem no sentido contrário ao curso da dor, a qual alongará gradualmente o músculo e conseguirá relaxá-lo. Dobre os dedos dos pés para baixo e para cima, para aliviar as cãibras nos pés.

Chá de Ginkgo Biloba

Tome uma infusão de ginkgo biloba. Para isso, devem ser fervidas durante 10 minutos, três colheres de sopa de ginkgo em um copo de água. Passado esse tempo, retire do fogo e beba uma xícara diária.

Óleos Essenciais

Aplique várias vezes ao dia, óleos essenciais, tais como eucalipto, pinho, alecrim ou tomilho na área afetada, já que proporcionam uma sensação de calor que ajuda a relaxar.

Acupressão

Pressione o lábio superior com o dedo indicador e o polegar durante trinta segundos (remédio de acupressão para cãibras nas pernas).

Vinagre de Maçã e Mel

Misture uma colher de sopa de mel e outra de vinagre de maçã em um copo de água quente. Beba para conseguir uma distribuição adequada do cálcio no organismo e prevenir as cãibras crônicas.

Mostarda

Misture uma colher de chá de sementes de mostarda em um litro de água. Ferva durante 10 minutos e adicione à água de uma banheira para realizar um banho de pernas durante 20 minutos.

Arnica

Aplique, na área com cãibras, panos embebidos com infusão de arnica ou vinagre de maçã durante 5 minutos. Remova e reaplique se o desconforto persistir. A arnica alivia a dor e estimula a circulação.

Bicarbonato de Sódio

Despeje 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água. Misture e beba. Este remédio não é recomendado se você sofre de pressão arterial elevada ou retenção de líquidos.

Chá de Camomila

Tome chá de camomila, uma vez por dia. Se tiver erva-doce pode ser adicionada à infusão para um melhor resultado, também ajuda a melhorar a circulação.

Dicas Para Aliviar e Evitar as Câimbras

Algumas recomendações para as pessoas que sofrem de cãibras musculares são as seguintes:

Dieta Saudável

A probabilidade de desenvolver cãibras pode ser reduzida quando se adiciona a dieta alimentos que contenham vitamina B12, ácido fólico, vitamina E, niacina, cálcio, magnésio e potássio.

Beba Bastante Líquidos

Antes, durante e após uma atividade física prolongada, especialmente no verão. Aconselham-se bebidas mineralizadas, água e sucos à base de bananas e damascos.

Não Use Roupas Apertadas

Se você sentir que uma cãibra está prestes a atacar, é recomendável afrouxar as roupas apertadas para dar um pouco de espaço para os músculos.

Faça Alongamento

O alongamento antes de fazer exercício, é importante para que os músculos estejam menos tensos e com menor possibilidade de lesão ou cãibras.

Fique na Ponta dos Pés

Para fortalecer as panturrilhas, deve-se levantar lentamente sobre os dedos do pé, e, em seguida, gradualmente, retornar à posição inicial. Faça este exercício pelo menos dez vezes.

Consulte o médico se, apesar dos remédios acima expostos, você continua sofrendo de cãibras e espasmos musculares de forma frequente, já que podem ser manifestações de problemas hormonais (hipotireoidismo), circulatórios ou de outro gênero.

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.