Com a chegada do outono, os dias ficam mais curtos, se recebe, por conseguinte, menos luz natural e existe uma mudança de horário.
Tudo isso parece influenciar de forma negativa o estado de ânimo de muitas pessoas que sofrem a chamada depressão de outono ou outonal. No entanto, surge a seguinte questão: por que ocorre, exatamente, esse distúrbio?

Segundo pesquisas realizadas, a falta de luz própria desta estação reduz os níveis de serotonina, um hormônio associado ao humor e bem-estar. Por isso, algumas pessoas sentem falta de energia, mau humor, dificuldade em dormir, mudanças nos hábitos alimentares ou dificuldade de concentração; sintomas desta doença.

Abaixo apresentamos uma série de remédios caseiros e recomendações naturais para combater a depressão de outono.

Remédios Caseiros

  • Despeje uma colher de sopa de espinheiro em um copo de água que está fervendo. Cubra e deixe esfriar. Beba uma xícara diariamente para aumentar o estado geral.
  • Ferva durante 5 minutos, 1 colher de sopa de betônica e outra de manjericão. Após esse tempo, retire do fogo e deixe esfriar. Tome esta infusão duas vezes por dia.
  • Esfregue o rosto com suco de erva-doce duas vezes por dia.
  • Despeje cinco gotas de óleo de sândalo na água do banho. Realize este banho duas vezes por semana.
  • Despeje uma colher de sopa de erva de são joão ou hypericum, em 1 copo de água que está fervendo. Cubra, coe e deixe esfriar. Tome 2 xícaras desta infusão diariamente durante 15 dias.
  • Ferva durante 5 minutos, um punhado de sementes de cardamomo em 1 xícara de água. Retire do fogo e deixe esfriar. Beba um copo por dia.
  • Prepare um batido com uma banana e um iogurte desnatado. Tome uma xícara como lanche. Este remédio facilita a atividade emocional do cérebro.
  • Consuma 1 colher de sopa de pólen diariamente. Este remédio tem propriedades energizantes. (Não tome se você é alérgico).
  • Role uma pequena bola de plástico com os pés descalços, assim, se transmite um reflexo de bem-estar de todo o organismo. Este é um remédio para a reflexologia podal.
  • Use os Florais de Bach especificamente a genciana, a mostarda, a estrela de Belém, madressilva e verde-oliva.
  • Coloque velas ou incenso com aroma de laranja, toranja e lavanda.

Recomendações

• Tome um café da manhã nutritivo. Quando se sofre de depressão de outono, o corpo pode sofrer um enfraquecimento. Para evitar isso, você precisa começar o seu dia com energia mediante um café da manhã rico em vitaminas, minerais, proteínas e cálcio. Um exemplo seria: um suco natural de laranja, cereal com leite semidesnatado, uma infusão de alecrim e seis nozes.

• Substitua o café por uma infusão. Pode ser de tomilho com mel ou alecrim.

• Consuma alimentos com proteínas e triptofano. Os primeiros favorecem o equilíbrio emocional enquanto que os alimentos ricos em triptofano, um aminoácido presente em nozes e soja, participa na produção de serotonina, que é essencial para o bom humor.

• Evite o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco.

• Pratique técnicas de relaxamento, como ioga ou meditação, já que ajudam a enfrentar e combater esses sentimentos de decadência. Além disso, conseguirá afastar o estresse.

• A respiração profunda. Se algo excede a pessoa, é recomendado que feche os olhos e faça 10 respirações (inspirar fundo, reter o ar e solte-o lentamente).

• Vá a sessões de terapia do riso, já que ajudam a remover bloqueios emocionais através do riso.

• Aproveite ao máximo os dias ensolarados, mesmo que eles estejam frescos. Nesse sentido, você deve procurar caminhar nestes dias para ir se adaptando às mudanças de temperatura.

• Levante as persianas e as cortinas quando o sol está presente para aquecer a casa, e deixar que a luz carregue a energia.

• Monitore os padrões de sono. Recomenda-se dormir e levantar sempre na mesma hora (mesmo que esteja mais escuro) para evitar a insônia que está diretamente relacionada a todos os tipos de depressão.

• Cerque-se de boas vibrações. Ouça música, compre algumas flores e, em definitivo, melhore o ambiente incrementando notavelmente o humor.

• Certifique-se de que a casa conte com uma luminosidade para aumentar a energia pessoal.