As articulações são formadas por superfícies de contato entre dois ou mais ossos e por todos aqueles elementos que facilitam e mantém esse contato.
De acordo com a sua mobilidade, as articulações podem ser fixas, semimóveis e móveis.

As articulações móveis e semimóveis precisam de cartilagens que facilitem o deslizamento e ligamentos para assegurar a união entre os extremos ossos articulados; as articulações fixas não requerem nenhum desses elementos.

São exemplos de articulação fixa as que existem entre os ossos do crânio, unidos entre si por superfícies articuladas dentadas que juntam umas as outras impossibilitando qualquer movimento.

Remédios Caseiros Para Dor e Inflamação nas Articulações

Nas articulações semimóveis, o tecido cartilaginoso, que liga os ossos pode se deformar permitindo certa mobilidade. A união das vértebras entre si por meio de fortes ligamentos e discos cartilaginosos que apenas permitem pequenos deslocamentos exemplifica esse segundo tipo de articulações.

Nas articulações móveis, os ossos estão em contato, mas não juntos. Toda a articulação está envolta em uma cápsula de tecido conjuntivo fibroso cujas paredes interiores segregam um líquido destinado a lubrificar as superfícies dos ossos em contato.

Estas superfícies são revestidas com uma camada de tecido cartilaginoso, chamado cartilagem articular, que tem a superfície muito lisa para reduzir a fricção. Exemplos de articulação móvel são a do cotovelo e do joelho.

Definitivamente essas articulações são necessárias e importantes para o movimento corporal. No entanto, por vezes, por falta de exercício, mudanças bruscas de temperatura (especialmente depois de 40 anos) ou pela má postura, se sentem dores e inflamação nelas. Conheça alguns remédios caseiros e naturais para aliviar.

Remédios Caseiros Para Dor e Inflamação nas Articulações

  • Ferva durante 10 minutos em 1 litro de água 50 gramas de folhas de bananeira grandes, 50 gramas de folhas de olmo e 50 gramas de agrimônia. Coe e distribua em 6 partes para tomar em três dias, na porção de 2 vezes por dia durante 12 dias, descansar uma semana, três vezes seguidas, ou seja, 36 dias no total.
  • Ferva 2 litros de água até reduzir para 1 litro, 80 gramas de agrimonia e 80 gramas de salgueiro. Coe e distribua em 8 partes para tomar em 4 dias, na porção de 2 vezes por dia, 4 dias por semana, durante 5 semanas consecutivas, ou seja, um total de 20 dias.
  • Ferva 2 litros de água até reduzir para 1 litro, 100 gramas de rizoma de grama das farmácias e 100 gramas de harpagofito. Retire do fogo e deixe esfriar. Coe e beba durante todo o dia.
  • Ferva em 1 litro de água 60 gramas de folhas de groselha preta durante 10 minutos. Coe e adicione 50 gramas de folhas de fresno e 20 gramas de Erigeron. Deixe ferver novamente durante 5 minutos, coe e distribua em 8 partes para tomar em 4 dias, na porção de 2 vezes por dia, durante 8 dias consecutivos.
  • Ferva 100 gramas de cavalinha e 100 gramas de borragem em meio litro de água por 10 minutos. Cubra e deixe esfriar. Coe e beba ao longo do dia.
  • Ferva 1 colher de sopa de dente de leão e outro de fresno em uma xícara de água por 5 minutos. Cubra e deixe em infusão. Tome 2 xícaras por dia, até que a dor desapareça.
  • Ferva durante 5 minutos, 1 colher de sopa de folhas de gatuna em um copo de água. Após esse tempo, retire e coe. Molhe um pano e aplique, ainda quente, sobre a articulação afetada. Este remédio tem propriedades anti-inflamatórias.
  • Misture ½ xícara de azeite de oliva com 25 gotas de óleo de eucalipto. Coloque quente, como compressas, sobre a articulação 3 vezes ao dia.
  • Aplique pomada de veneno de abelha (pode ser comprada em farmácias botânicas ou herbanários) sobre a área afetada.
  • Aplique compressas mornas sobre as partes dolorosas de fresno e flores de sabugueiro ou, agrimônia.
  • Estique uma perna e dobre a outra. Sobre a primeira, apoie uma mão sobre o joelho e a outra abaixo dele. Mantenha a posição por 10 minutos. Após algum tempo, a mão que está sobre o joelho percebe a absorção da vitalidade nessa área. Este exercício distribui a energia vital para as áreas acima e abaixo dos joelhos, reduzindo assim a dor e inflamação na área. Este é um remédio de reiki.

Para conhecer suplementos que podem ajudar as articulações, recomendamos a leitura do artigo "Suplementos para as Articulações".

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.