Todos nós estamos submetidos em algum momento de nossas vidas ao estresse. No entanto, o que realmente é estresse?

Muitas pessoas pensam que a palavra estresse traz consigo uma conotação negativa, mas na verdade, não é.

Existe aquele estresse que ao permanecer em níveis aceitáveis, nos impulsiona a responder aos requerimentos e exigências do ambiente.

Isso proporciona entusiasmo pela vida, libera a nossa criatividade e estimula o aproveitamento dos nossos recursos. No entanto, quando a tensão ultrapassa ou excede, de longe, as habilidades e capacidades para responder ao ambiente se convertem em estresse negativo ou sofrimento. Nesse caso, é um risco para a saúde.

Leia também: “Os Efeitos do Estresse Sobre o Corpo“.

Os Sinais Mais Imediatos do Estresse Negativo São:

  • Fadiga, choro e depressão.
  • Dificuldades para dormir.
  • Irritabilidade.

Pode Ainda Causar Reações Físicas no Corpo, Como:

  • Manchas na pele.
  • Suor.
  • Caspa.
  • Perda de cabelo.
  • Problemas gastrointestinais (úlcera, dores de estômago, gastrite, diarreia, etc.).
  • Com o passar do tempo, o estresse negativo pode causar também dores de cabeça, enxaquecas, palpitações, asma e até mesmo pressão alta.

Alguns Remédios Naturais Para Combater o Estresse Negativo São:

  • Tome chá de valeriana, de tília ou flor de laranjeira.
  • Infusões de melissa ou erva-cidreira são calmantes naturais.
  • Prepare um suco de uma banana, meia pera, cinco morangos e uma colher de sopa de levedura de cerveja. Para prepará-lo, deve-se descascar as frutas, picá-las e colocá-las em um liquidificador. Em seguida, acrescente uma colher de sopa de levedura de cerveja.
  • Tome uma infusão das folhas e flores de lavanda antes de cada refeição. É suficiente um par de colheres de chá de lavanda por xícara.
  • Prepare um agradável banho quente. Para isso, adicione a água do banho uma infusão de camomila. Quando imerso nele, você sentirá como se o estresse desaparecesse enquanto a sua pele se perfuma deliciosamente.
  • Despeje em um copo de água fervida uma colher de sopa de folhas esmagadas de cáqui ou pau-rosa, um pouco de gengibre e uma colher de chá de mel. Tome especialmente antes de dormir.
  • Despeje 5 gramas de folhas de manjericão em um copo de água fervendo. Após três minutos, coe e adoce. A dose adequada é uma xícara após cada refeição.
  • Aqueça, em um recipiente, 20 gotas de óleo essencial de canela e 2 colheres de sopa de óleo de amêndoa. Retire do fogo e massageie por trás do pescoço, o que favorece o fluxo de energia através do corpo que contribuirá para estabilizar o humor.
  • Em uma bacia despeje 5 litros de água a 30°C e, em seguida, adicione cem gramas de flores de lavanda, cem gramas de melissa e cem gramas de hortelã pimenta. Deixe repousar por 15 minutos, coe e adicione a água do banho. Este remédio é considerado um banho relaxante e anti-estresse.
  • Misture 1 colher de sopa de suco de limão, 1 de valeriana e 1 de espinheiro branco em um litro de água fervendo e deixe descansar por 15 minutos. Tome uma xícara por dia.
  • Lave perfeitamente uma tangerina grande e, em seguida, retire a sua casca. Coloque em um copo de água que está fervendo, cubra e deixe esfriar um pouco. Tome ainda quente, uma xícara, de preferência antes de dormir.
  • Ferva, durante 10 minutos, 50 gramas de flores secas de malva silvestre em dois litros de água, que se adiciona à água do banho. Permaneça 15 minutos para conseguir um relaxamento total.
  • Lave bem um punhado de folhas e flores de maracujá. Despeje em dois copos de água fervendo. Cubra e deixe esfriar durante 18 minutos. Beba adoçadas com mel três xícaras pequenas por dia.
  • Recomendações

    • Tire um tempo para você mesmo. Para isso, recomenda-se guardar uma hora por dia para ler um livro ou para dar um passeio. Esta última atividade é excelente, especialmente em um parque, já que o contato com o verde e o aroma fresco ajuda a combater o estresse.

    • É importante escolher uma atividade que não envolva um esforço, já que deve ser algo agradável ao invés de colocá-lo como uma obrigação inevitável.

    • Estabeleça prioridades e não tente fazer tudo de uma vez. É necessário saber organizar o tempo e não tente fazer muitas coisas ao mesmo tempo. É preciso ser menos exigente com você mesmo.

    • Durma o suficiente. É importante dormir o suficiente e não muito, porque, nesse caso, podemos nos sentir preguiçosos na parte da manhã.

    • Realize exercício. O exercício ajuda a clarificar as ideias, a eliminar alguns dos hormônios próprios do estresse e a liberar endorfinas, os hormônios que nos fazem sentir bem. Também pode melhorar a circulação, o que é um benefício para a pele.

    • Aprenda técnicas de relaxamento. Faça exercícios de respiração profunda, visualização, meditação ou algum tipo de yoga que requeira técnicas de respiração especiais.

    • Aprenda a dizer não. Se você sabe que não pode cumprir um favor solicitado é melhor ser honesto e dizer que você não pode fazer e indicar razões válidas, em vez de fazê-lo mal e cheio de estresse.

    • Vigie a sua dieta. Para isso, controle a utilização de proteínas, reduza o consumo de gorduras saturadas e açúcares simples. Inclua muitas frutas e vegetais frescos e alimentos com alto teor de fibra.

    • Encontre um assessoramento ou conselheiro. Conversar com os seus familiares ou amigos sobre o que te preocupa é muito útil para tentar encontrar a melhor maneira de resolver às demandas da sua vida.

    • Delicie-se com uma recompensa de vez em quando. Neste sentido, os banhos de espuma (de odores suaves ajudam muito), receber uma massagem ou fazer algum passatempo em casal são altamente recomendados.

    • Veja a situação que produz estresse de um ponto de vista diferente. A situação que produz o estresse pode realmente ter vantagens ou benefícios que ainda não foram descobertos, o que ajudaria a lidar melhor.

    • Esfregue as mãos por 30 segundos para reduzir o estresse. De acordo com pesquisas realizadas, esfregar as mãos (e também sorrir) reduz o cortisol e a adrenalina, os hormônios do estresse.

    • Tenha um animal de estimação em casa. De acordo com estudos, ter a companhia de um animal diminui o nível de estresse, o que ajuda a ter um dia-a-dia mais relaxado e inclusive foi possível mostrar que também ajuda a reduzir a pressão arterial e o colesterol, o que tem a ver com a obrigação de levá-lo para passear (no caso de cães) várias vezes ao dia, de modo que a pessoa se exercita.

    • Evite confrontos quando está sob estresse. Lembre-se, para lutar, é preciso dois e se você não deseja participar de uma discussão, é melhor ficar em silêncio.