O sangue transporta oxigênio e nutrientes para as extremidades e os tecidos que são essenciais para o funcionamento normal e a cura. Quando o fluxo de sangue é reduzido, você pode experimentar sensações alteradas, como o frio ou dormência, e sua capacidade de cicatrização é comprometida.

A má circulação sanguínea pode ser o resultado de uma condição de saúde subjacente, tais como a doença vascular periférica, a diabetes, o fenômeno de Raynaud ou um problema cardiovascular. O tabaco e certos medicamentos também podem reduzir a circulação.

Acredita-se que alguns remédios de ervas melhoram a circulação, já que trabalham para o fortalecimento dos vasos sanguíneos e previnem coágulos dentro do seu sistema circulatório. Para melhorar a circulação encontramos talho de vassoura, pimenta de Caiena, genciana, ginkgo, goldenseal, espinheiro, raiz forte, alcaçuz, rosa mosqueta e absinto.

Má Circulação Sanguínea: Remédios Caseiros Para Melhorar a Circulação Sanguínea

Algumas das ervas listadas podem afetar e influenciar a gravidez ou doença crônica e apenas devem ser utilizadas por um curto período de tempo, por isso o seu médico é quem pode ajudar a determinar as melhores opções.

A pimenta Caiena é popularmente utilizada como tempero culinário quente e picante. A Caiena, conhecida pelo nome de Capsicum annuum América, também tem uma história de 9000 anos de uso medicinal, já que os profissionais da medicina tradicional na Índia, China, Japão e Coréia, assim como os naturopatas e ervanários contemporâneos ocidentais usam a pimenta para aliviar problemas digestivos, musculares, dores nas articulações e problemas circulatórios.

A caiena melhora a circulação sanguínea, reduzindo os coágulos sanguíneos, a pressão arterial e protege da aterosclerose; também estimula o fluxo de sangue para a periferia do corpo. É adequada para pessoas que tendem a sentir frio e deve ser evitada por pessoas que tendem a sentir calor.

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.