As pessoas geralmente após os 40 anos começam a ter dificuldade para focar os olhos o que pode causar fadiga ou cansaço nos olhos.

No entanto, em qualquer idade é possível sofrer deste mal-estar, especialmente depois de ler por várias horas ou escrever no computador.

Existem diferentes remédios caseiros e naturais que ajudam a aliviar o desconforto ocasionado por olhos cansados.

Em seguida apresentamos alguns deles:

Remédios Caseiros

  • Lave e pique 1 cenoura, 1 talo de aipo, 1 punhado de salsa. Coloque em um liquidificador com um copo de água. Bata por alguns instantes. Coloque sobre as pálpebras fechadas mediante uma bola de algodão embebida. Este remédio atua sobre os olhos cansados e o nervo óptico.
  • Aplique fatias de pepino sobre as pálpebras fechadas.
  • Movimente a vista 20 vezes da direita para a esquerda e vice-versa, e 20 vezes para cima e para baixo e vice-versa. Este exercício ajuda os olhos cansados a se recuperar.
  • Ferva duas colheres de sopa de eufrásia em um copo de água por 5 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco. Mergulhe nesta infusão, ainda quente, uma toalha pequena e em seguida coloque sobre os olhos fechados e deixe por 10 minutos.
  • Esfregue as mãos vigorosamente para aquecê-las. Em seguida, feche os olhos e coloque as palmas das mãos sobre as pálpebras, sem pressionar os olhos. Mantenha esta posição por alguns minutos.
  • Misture em uma panela 20 gramas de azeite de oliva e 100 gramas de violeta. Ferva em água e despeje em um frasco de vidro esterilizado. Armazene a mistura durante três ou quatro dias. Aplique suaves massagens nas pálpebras.
  • Despeje 25 gramas de flores de camomila em 1 litro de água está fervendo. Deixe esfriar por 10 minutos e coe. Aplique sobre as pálpebras mediante um pano limpo embebido com esta infusão.

Recomendações

Use a iluminação indireta. As lâmpadas que iluminam no teto fazem um ambiente de luz difuso e confortável para os olhos do que as lâmpadas usuais que iluminam para baixo.

Faça uma pausa. Recomenda-se depois de trabalhar uma hora no computador, mudar de atividade (fazer uma chamada de telefone, falar com alguém, olhar para um objeto distante) por alguns minutos para descansar os olhos.

Coloque panos de água fresca. Para algumas pessoas ajuda a combater a fadiga nos olhos, colocar uma toalha molhada sobre eles.

Pisque com mais frequência. Quando você lê continuamente um livro ou fica durante muito tempo em frente à tela do computador, os olhos piscam menos, portanto, não estão sendo lubrificados como deveriam. É necessário se lembrar de piscar frequentemente.

Compre uma planta. Pode ser que a sua casa ou escritório não tenha umidade suficiente e isso pode contribuir para que os olhos se ressequem. Os vasos de plantas podem atuar como umidificadores de baixo custo e ajudar a resolver o problema.

Consiga uma tela com resistência ao reflexo. Se você está no computador recomenda-se que as telas tenham um filtro que ajuda a reduzir o brilho nos olhos.

Use um suporte para documentos. Estes suportes ao elevar os documentos reduzem o cansaço dos olhos, porque você não tem que olhar para a superfície plana. Também de ver na mesma linha de visão que a tela do computador.

Massagear em círculos com o polegar e o dedo médio em ambos os lados da ponte do nariz, durante alguns segundos, para que os olhos descansem.

Vá ao médico se você sofre constantemente de cansaço dos olhos, já que pode ser uma indicação de que existe um desalinhamento dos olhos ou outra condição dos olhos que requer o uso de óculos especiais ou até mesmo cirurgia.