Os cálculos ou pedras nos rins (cálculos renais) desenvolvem-se na urina a partir de sais minerais, tais como o oxalato de cálcio e/ou sosfato, e o ácido úrico.

Este último geralmente afeta as pessoas com gota e outras se originam de infecções do trato urinário.

Durante anos, as pessoas que têm cálculos não apresentam sintomas visíveis até que de repente começam a sofrer de cólicas nefríticas.

Estes cálculos podem ser dissolvidos, em alguns casos, com remédios populares como os seguintes:

Remédios Caseiros Para Pedras Nos Rins

Limão e Ovo de Peru

Um método utilizado pelos índios do Novo México para dissolver as pedras nos rins consiste em tomar, aos primeiros sinais, um copo de suco de limão recém-espremido com um ovo de peru (sem casca).

Remédios Caseiros Para Pedras nos Rins

Chá de Folha de Abacate e Suco de Maçã

Nas comunidades Amish localizadas nos Estados Unidos, as pedras nos rins são diluídas mediante a infusões de folhas de abacate e grandes quantidades de suco de maçã recém-espremido.

Algas Fucus

As algas Fucus são muito eficazes na dissolução de cálculos renais. Para isso, devem ser tomadas diariamente, seja como alimento ou como pílulas.

Cerveja Preta Aquecida

Um remédio antigo alemão indica que se devem beber quatro ou cinco garrafas de cerveja preta aquecida até ferver para eliminar as pedras nos rins.

Suco de Pepino

Para ajudar a eliminar as pedras, recomenda-se beber bastante suco de pepino.

Chá de Gengibre

Para aliviar a dor de pedras nos rins, você deve ferver uma xícara de gengibre fresco em um litro de água por dez minutos. Em seguida, coloque panos molhados e quentes com esta preparação onde você sente dor ou cólicas.

Emplasto de Farelo de Trigo e Água

Outro remédio para a dor consiste em colocar um emplasto de farelo de trigo e água quente.

Agrião e Aspargo

Para eliminar areia e pedras, deve-se comer diariamente uma quantidade notável de agrião ou beber ¼ de xícara de suco aspargos duas vezes ao dias.

Chá de Dente de Leão

Despeje dois punhados de raiz de dente de leão em um copo de água e depois de ferver, deixe descansar por meia hora aproximadamente. Esta infusão, tomada três vezes por dia durante dois meses, ajudará a prevenir as dores dos cálculos e os dissolve.

Chá de Barba de Milho

Ferva, durante 10 minutos, a barba de sete espigas de milho em meio litro de água. Coe e beba diariamente.

Xarope de Rabanete

Lave e corte em pedaços três rabanetes, coloque-os dentro de em um copo com água e polvilhe 1 colher de sopa de açúcar. Deixe marinar durante 12 horas e em seguida coe para obter um xarope. Tome duas colheres de sopa em jejum até que os cálculos sejam expelidos.

Chá de Cavalinha e Camomila

Despeje 3 colheres de sopa de cavalinha, 3 de camomila em um litro de água que está fervendo. Beba pelo menos três xícaras por dia até que sejam expulsas as pedras.

Suco de Abacaxi

Colocar uma fatia de abacaxi picada no liquidificador junto com uma xícara de água. Bata por alguns segundos e tome um copo deste suco diariamente.

Dicas Para Combater as Pedras Nos Rins

Existem várias recomendações que ajudam a combater as pedras nos rins:

  • Tome, pelo menos, 8 copos de água.
  • Consuma fibras (pelo menos 18 gramas por dia) e alimentos que contenham vitamina A e B, já que foi comprovado por estudos que reduzem a quantidade de cálcio na urina e, assim, diminui a probabilidade de gerar os cálculos.
  • Reduza a quantidade de proteína animal, já que ela dá trabalho extra para os rins. Portanto, recomenda-se consumir mais peixe.
  • Verifique os medicamentos que estão sendo consumidos, já que existem antiácidos que são vendidos sem receita que contêm quantidades elevadas de cálcio, o que pode contribuir para a formação de pedras nos rins.
  • Evite o consumo de feijão, beterraba, espinafre, amoras, couve-flor, repolho, alcachofras, couve. Além disso, o sal, as salsichas, a mostarda e os temperos industrializados em geral.
  • Mantenha-se em atividade (faça exercícios, caminhe, etc.), já que as pessoas sedentárias tendem a acumular uma grande quantidade de cálcio na corrente sanguínea, enquanto que a atividade ajuda a restaurar o cálcio para os seus ossos.
  • Evite dormir do lado direito, se você sofre de pedras nos rins. De acordo com estudos realizados, a posição assumida durante o sono influencia na hemodinâmica renal, ou seja, no fluxo e na pressão da urina. Aparentemente, 76% das pessoas que sofrem de pedras nos rins dormem sempre do lado direito, embora não se conheça a relação exata entre uma coisa e outra. Por isso, se você tem tendência a sofrer desta doença, o melhor é tentar dormir de costas colocando um travesseiro sob os joelhos.
  • Leve o cálculo ao médico, se o expeliu, para analisá-lo em um laboratório e assim poder determinar o tipo de pedra e te ajudar a evitar outra no futuro.
  • Evite os refrigerantes de cor escura, bebidas com sabor de frutas ou chás engarrafados ou enlatados, já que podem ter muito fósforo.
  • Modere o seu consumo de cafeína, já que tende a aumentar o cálcio na urina e aumenta o risco de formação de um cálcio que forma as pedras nos rins. As bebidas com cafeína são diuréticas e fazem com que se esgotem os níveis de potássio.

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.