Os tiques nervosos são definidos como movimentos involuntários, súbitos, breves e repetitivos de um grupo de músculos funcionalmente relacionados.

Caracterizam-se por produzir gestos, sons, palavras ou atos da vida habitual, mas sem um objeto determinado.

Em alguns casos, aparecem na adolescência ou na idade adulta, mas geralmente começam na segunda infância, entre os 5 e os 10 anos e predominam em meninos sobre as meninas.

Normalmente, não é necessário aplicar nenhum tipo de tratamento médico e, simplesmente com a aplicação de remédios caseiros e naturais para o nervosismo fazem desparecer os tiques.

Remédios Caseiros Para Tiques Nervosos

Trevo Branco

Faça uma infusão de 40 gramas de folhas de trevo branco em um litro de água. Tome durante todo o dia.

Remédios Caseiros Para Tiques Nervosos

Espinheiro Branco

Faça uma infusão das flores de espinheiro branco, na proporção de 20 gramas por litro de água. Tome uma xícara por dia. Este remédio também é eficaz em casos de insônia nervosa para a qual um copo ao deitar é suficiente.

Passiflora

Faça uma infusão de 20 gramas de folhas e flores de passiflora por litro de água e beba um copo por dia, especialmente à noite. Este remédio não apenas ajuda a combater o estresse que sentem as pessoas com tiques nervosos, mas também para os transtornos nervosos da menopausa, contra angustia e a ansiedade.

Flor de Laranjeira Amarga

Faça uma infusão de uma colher de chá de flor de laranjeira amarga em um copo de água e tome três por dia. Também pode ser preparada uma maceração a frio, 20 gramas de flores em um litro de água; beba três xícaras por dia, tomada em goles. É um sedativo e calmante muito adequado em distúrbios do sistema nervoso, excitação, espasmos e cãibras, tiques nervosos, soluços, entre outros.

Óleo Essencial de Lavanda

Coloque algumas gotas de óleo essencial de lavanda no travesseiro, pois é considerado um relaxante natural que ajuda em casos de tiques nervosos.

Chá de Lúpulo

A infusão de uma colher de chá de lúpulo em uma xícara de água que está fervendo. Cubra e deixe descansar. Tome 2 ou 3 xícaras por dia.

Aparentemente, a causa desta doença se encontra em uma alteração orgânica do sistema nervoso central, embora o estado da mente do paciente seja completamente normal, e na maior parte dos casos responda ao oportuno tratamento farmacológico.

Quando os tiques são muito intensos e frequentes, ou ocorre uma combinação de vários movimentos, é aconselhável procurar um médico para uma avaliação.

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.