Se você está prestes a passar por uma cirurgia ou não faz muito tempo que você passou por uma, então este artigo vai ser muito útil, aqui estão dicas para ter uma boa alimentação, tanto no pré-operatório quanto no pós-operatório.

Se escolhermos os alimentos certos, podemos ajudar o corpo a enfrentar uma cirurgia e a recuperar nas melhores condições. Uma cirurgia nos deixa vulneráveis e expostos a infecções, de modo que, assim como adaptamos os alimentos para atividades físicas, devemos ajudar o organismo a se preparar e a se recuperar de uma cirurgia. Em SaudeDicas te contamos como:

Quais Alimentos Consumir Antes de um Cirurgia

Antes de mais nada, o cirurgião pedirá um exame de sangue e urina para conhecer nosso estado de saúde antes de entrar na sala de cirurgia. Os exames, junto a uma avaliação médica, detectará se existe algum déficit nutricional, em função de ou do tipo de cirurgia, o médico marcará uma série de diretrizes de alimentação.

O Que Comer Antes e Depois de Uma Cirurgia?

No normal, recomenda-se que durante os dias anteriores a cirurgia, siga uma dieta leve, de digestão fácil, baseada em:

  • Alimentos com baixo teor de gordura
  • Alimentos de baixa estimulação gástrica (temperos fortes, picantes ou ácidos)
  • Alimentos cozidos, grelhados ou fervidos, evitar os fritos
  • O corpo antes de tudo precisa de proteínas para fortalecer músculos. Alimentos apropriados que são ricos em proteínas com pouca gordura são frango sem pele, carnes magras, peixe, ovos inteiros ou gema de ovo, vegetais ou iogurte. Também são recomendados alimentos ricos em ferro como fígado, espinafre ou morangos.

Além disso, é aconselhável evitar o tabaco, já que dificulta a circulação do sangue e pode causar um aumento da pressão arterial, bem como o consumo de açucares refinados que favorecem a inflamação. E lembrando que se a cirurgia for no período da manhã, na noite anterior a cirugia, jantar umas quatro horas antes de dormir, para facilitar a digestão. Com uma boa dieta pré-operatória, ajudaremos o nosso corpo a cicatrizar melhor e a evitar as infecções após a cirurgia.

No caso de pacientes que precisam cirurgias relacionadas a obesidade, uma dieta específica deve ser indicada semanas ou até mesmo meses antes da cirurgia, já que o sobrepeso aumenta o risco de complicações durante e depois da cirurgia. O mesmo ocorre em cirurgias com risco de desnutrição, cirurgias que afetam o trato intestinal ou aquelas associadas a tumores etc.

Por que Ir em Jejum Para Uma Cirurgia?

Se você já passou por alguma cirurgia, provavelemente já sabe que se deve ficar em jejum, por mais simples que seja a cirurgia. O objetivo do jejum é evitar que o conteúdo do estômago passe para os pulmões, resultando na pneumonia aspirativa.

Em condições normais, contamos com os reflexos que protegem nossas vias respiratórias, mas durante uma anestesia, esses reflexos são suspensos. A recomendação do jejum se aplica as cirurgias com anestesia geral, sedação ou inclusive as que requerem apenas anestesia local, pois pode ser necessário administrar mais anestesia se houver alguma complicação.

O Que Comer Depois de Uma Cirurgia?

Após a cirurgia, é comum que o desconforto e a dor apareçam na zona afetada. Dependendo do tipo de cirurgia, recebemos algumas orientações a serem seguidas para facilitar a recuperação, sendo a alimentação parte do plano de recuperação.

Um dos principais objetivos durante o perído pós-cirúrgico é a regeneração e a cicatrização. Por isso é recomendável consumir alimentos ricos em vitaminas, minerais e proteínas. Ainda que algumas cirurgias exijam uma dieta alimentar bem específica.

  • Quanto aos produtos lácteos, você não deve consumi-los nos dois primeiros dias.
  • Comer a cada três horas, em pequenas quantidades. Assim, estará recuperando de uma forma suave as energias que foram perdidas. É importante também mastigar lentamente e engolir o alimento quando estiver o mais suave possível.
  • A hidratação é muito importante. Beber líquidos preferencialmente água, é uma norma básica.
  • Nos primeiros dias após a cirurgia deve-se evitar ácidos (limonada, tangerina ou algum suco) e bebidas que contém açúcar.
  • Também não se deve ingerir alimentos que contenham muita gordura ou beber álcool.

Existem cirurgias que a dieta é fundamental. Após uma cirugia de tumor cancerígeno, a dieta pós-cirúrgica ajudará a evitar ou reverter a desnutrição. Se é uma cirugia no trato digestivo, a dieta é fundamental para a adaptação da digestão na nova situação instestinal.

Quanto a suplementação, pode ser indicado o consumo de suplementos vitamínicos, já que pode ocorrer a não-absorção das proteínas (como é o caso de cirurgia bariátrica). Mas em todo caso, sempre consulte seu médico se você deve ou não tomar algum tipo de suplementação.