Todos, em algum momento de nossas vidas, sentimos ansiedade.

No entanto, quando esta se torna um sentimento difuso e indeterminado de angústia ou medo, que é desproporcional à possível ameaça que o provoca, surge o desejo de fugir sem saber qual é o verdadeiro perigo, requer atenção especial.

Esta tem muitas origens, podem ser de ordem:

  • Reação fisiológica: medicamentosas, abuso de substâncias, drogas, distúrbios glandulares, hipoglicemia e doença cardiovascular.
  • Psicológica: trauma inconscientemente escondido; como experiências de guerra ou traumas pessoais da infância, adolescência; acidentes, assaltos ou catástrofes naturais.

Entre os seus sintomas, temos os seguintes:

  • Insônia, sono inquieto, despertar fácil.
  • Tonturas, tremores do corpo.
  • Falta de ar.
  • Incapacidade de manter-se quieto em um lugar.
  • Tensão, irritabilidade, preocupação, desespero.
  • Incapacidade de pensar claramente.
  • As mulheres podem experimentar um aumento dos sintomas pré-menstruais.
  • Frequência respiratória ou cardíaca aumentada.
  • Palpitação forte.
  • Nó na garganta, boca seca.
  • Tensão no peito, cólicas intestinais.
  • Sensação de formigamento das extremidades, contração muscular.

Existem alguns remédios caseiros e naturais que podem ser utilizados para combater a ansiedade em situações comuns. No entanto, os casos graves devem ser vistos por um médico.

Remédios Caseiros para Controlar a Ansiedade

  • Ferva três colheres de sopa de aveia em ¼ litro de água, deve ser tomada uma xícara antes de cada refeição.
  • Para ansiedade e tensão pós-parto, pode-se preparar uma infusão com uma colher de chá de erva-cidreira seca e 1 xícara de água. Para fazer isso, deixe a água entrar em ebulição, retire do fogo e adicione a erva-cidreira. Deixe descansar por alguns minutos e coe. Deve-se tomar 3 xícaras por dia em caso de ansiedade.
  • Aquelas pessoas que sentem ansiedade por comida podem preparar uma infusão de lúpulo com uma colher de chá desta flor e ½ xícara de água. Deixe a água entrar em ebulição e retire do fogo e adicione o lúpulo, deixando descansar por alguns minutos. Finalmente, coe. Você deve tomar se sentir nervoso, mas não mais do que 2 ou 3 xícaras por dia.
  • É famosa a valeriana para combater a ansiedade. Você deve tomar uma xícara de chá da infusão de sete a quinze gramas de raiz de valeriana para um litro de água antes de dormir.
  • Um excelente sedativo e sonífero leve é a infusão de folhas de laranja.
  • Você pode tomar uma infusão de limão, a qual você pode preparar antes de dormir.
  • A passiflora (também conhecida como Flor da paixão) é uma planta conhecida por seus efeitos calmantes naturais. Combinada com erva-cidreira e lavanda (tônico natural do sistema nervoso), você obtém um remédio muito poderoso na hora de aliviar a ansiedade e o pânico.
  • Um bom remédio é tomar sucos como de cenoura, espinafre, salsa, couve, uma vez ou duas vezes por dia.
  • Misture em uma tigela, cinco gotas de essência de lavanda, quatro gotas de essência de tangerina e cinco gotas de neroli ou flores de laranjeira e em seguida, adicione duas colheres de sopa de óleo de corcunda. Com esta preparação faça massagens no plexo solar (abdômen), e ao longo da coluna vertebral para reduzir a ansiedade. A esta mesma mistura pode-se adicionar duas colheres de sopa de sal, diluídas em uma jarra de um litro de água quente e coloque em uma banheira para um banho de pelo menos 15 minutos.
  • Amêndoas: Tomar uma bebida com amêndoas pode ajudar uma pessoa com ansiedade a relaxar, se tomada durante a noite antes de dormir.
    Pegue 10 amêndoas cruas e deixe de molho durante a noite para amolecer. Descasque a pele, coloque-as no liquidificador com uma xícara de leite quente, um pouco de gengibre e noz-moscada. Isso vai liquefazer e antes de ir para a cama te ajudará a relaxar.
  • Bicarbonato de sódio: Tomar um banho com bicarbonato de sódio pode ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade. Para utilizar o bicarbonato de sódio como remédio caseiro para a ansiedade apenas adicione 1/3 de xícara de bicarbonato de sódio e 1/3 de xícara de gengibre para um banho de água quente e tome um banho durante 15 minutos.
  • Aipo e cebola: A deficiência de potássio e ácido fólico pode causar nervosismo e o aipo e a cebola são ricos em potássio e ácido fólico. Tome duas xícaras de aipo ou cebola, ou uma mistura de ambos, crus ou cozidos durante uma semana ou duas. Coma sozinho ou com as refeições para conseguir suficiente potássio e ácido fólico para ajudar a aliviar a ansiedade.
  • Laranjas: O cheiro das laranjas tem um efeito calmante sobre as pessoas e pode ajudar a aliviar a ansiedade ao inalar o aroma. Descasque uma laranja e inale o aroma desprendido por uma casca de laranja ou coloque em uma panela pequena, cubra com água e cozinhe em fogo baixo. Inale a fragrância doce para acalmar a ansiedade.
  • Suco de laranja: Se você experimenta uma aceleração do seu ritmo cardíaco pela ansiedade tome um copo de suco de laranja e adicione uma colher de chá de mel e uma pitada de noz-moscada e beba. Isso vai acalmar os seus nervos e abrandar o seu coração acelerado.
  • Alecrim: O alecrim tem um efeito calmante sobre os nervos e foi utilizado na Idade Média para afastar os maus espíritos. Faça um chá com alecrim adicionando 1 ou 2 colheres de chá de alecrim seco a uma xícara de água fervendo. Deixe repousar durante 10 minutos e beba. Também pode ser utilizado para ajudar a acalmar os nervos a inalação de alecrim.
    • Recomendações

      Existem várias recomendações gerais que ajudam a combatê-la:

      • Escutar música suave pode ajudar a reduzir a ansiedade.
      • Caminhe até um parque próximo. Escolha uma árvore grande e forte e abrace-a por cinco minutos. A poderosa onda de energia que você recebe neste momento recarregará as suas “baterias” e reduzirá a ansiedade.
      • Consulte um terapeuta ou converse com um amigo ou familiar sobre a sua ansiedade. Falar sobre isso pode ajudar tremendamente.
      • Converse com um membro da família ou amigo para dissipar a tensão.
      • Descanse bem (se possível, tire sonecas durante o dia).
      • Aprenda técnicas de relaxamento e meditação.
      • Tire férias em lugares calmos como montanhas ou campos.
      • Não frequente lugares barulhentos ou com excesso de pessoas.
      • Caminhe em áreas abertas, como parques, praias, campos, etc., e faça com frequência exercícios como natação ou ciclismo.

      No que diz respeito à alimentação que deve ter uma pessoa que sofre de ansiedade, recomenda-se que:

      • Mantenha um bom equilíbrio de açúcar no sangue e evite os açúcares refinados (doces, bolos, pão branco, tortilhas, pudins). Estes devem ser substituídos por carboidratos complexos, como pão integral ou preto.
      • Evite tomar bebidas com cafeína (refrigerante, café ou chá preto), chocolate ou bebidas alcoólicas.
      • Consuma frutas frescas e vegetais, tais como pêssegos, aspargos, brócolis, arroz integral, nozes, alho, vegetais de folhas verdes, legumes, produtos de soja e iogurte.
      • Coma peixes como o salmão.