O glaucoma é uma doença que afeta o nervo óptico e é uma das principais causas de cegueira total em pessoas com mais de 40 anos que poderia ser evitada com uma detecção precoce.

O glaucoma se origina pela presença de um excesso de líquido (humor aquoso) no interior do globo ocular (que é como uma pequena bola branca), causando uma pressão acima do normal (pressão intraocular, não confundir com a pressão arterial); situação que causa dano ao nervo óptico.

O acúmulo de líquido é porque existe muita produção de líquido ou uma drenagem inadequada deste. Por isso, se apresentam dois tipos principais de glaucoma:

  • De ângulo aberto: Ocorre quando a entrada de líquido no globo ocular é excessiva, o que aumenta a pressão. O dano é lento e é difícil que a pessoa o perceba inicialmente (assintomático), mas à medida que a doença progride, observará um "escurecimento" da visão periférica (visão de túnel). Outros sintomas incluem dores de cabeça leves, mas crônicas, necessidade de mudar frequentemente a prescrição dos óculos e/ou ver halos ao redor da luz elétrica. Esta forma de glaucoma representa 90% de todos os casos.
  • De ângulo fechado: Ocorre quando os dutos oculares que permitem a saída de fluídos se contraem ou endurece, o que produz um excesso de líquido que não pode sair facilmente do globo ocular. Costuma provocar dor nos olhos (especialmente na parte da manhã), visão turva, ver halos ao redor das luzes, e a incapacidade das pupilas de se adaptarem a escuridão. Da mesma forma, você pode sofrer de dor forte nas têmporas e vômitos.
Remédios Caseiros Para Glaucoma

Os fatores de risco para desenvolver glaucoma são:

  • Diabetes.
  • Miopia severa.
  • Histórico familiar de glaucoma.
  • Tomar medicamentos corticosteroides principalmente em forma de gotas (colírios), já que destroem as estruturas de colágeno do olho.
  • Fumar.
  • Lesões oculares prévias ou uma intervenção no olho.

Remédios Caseiros Para Glaucoma

  • Despeje 2 colheres de sopa de sementes de erva doce em 1 xícara de água que está fervendo. Cubra e deixe esfriar. Tome 1 ou 2 xícaras por dia.
  • Ferva, durante 5 minutos, 1 colher de sopa de visco seca em 1 xícara de água. Após esse tempo, retire do fogo e deixe esfriar. Tome 1 xícara diária.
  • Lave, descasque e pique 2 cenouras grandes e coloque no liquidificador com 1 xícara de água. Beba um copo deste suco por dia. A vitamina A da cenoura é essencial para a formação de pigmento purpúrico visual, substância necessária para a visão noturna.
  • Praticar ginástica ocular. Para fazer isso, você deve piscar 20 vezes durante um minuto, seguido de respiração profunda (repita o remédio várias vezes ao dia).
  • Lave um punhado de mirtilos e coloque em um liquidificador junto com meio copo de água. Bata e beba um copo por dia. Os mirtilos contêm flavonoides que são nutrientes necessários para evitar que os olhos sofram ainda mais danos. Também serve para retinopatia diabética.

Leia também: “Glaucoma Ocular – Sintomas e Tratamentos Para Glaucoma”.

  • Ferva um punhado de flores de camomila em 1 litro de água durante 10 minutos. Após esse tempo, retire do fogo e deixe esfriar. Realize banhos oculares com esta infusão se sente os olhos inflamados.
  • Ferva, durante 10 minutos, 1 punhado de sementes de erva doce e 1 colher de sopa de ginkgo biloba em ½ litro de água. Tome ao longo do dia. A erva doce contém zinco, o qual se considera que ajuda a retardar a perda da visão.
  • Esfregue um pouco de gel de aloe obtido a partir de uma folha fresca da planta, junto com uma quantidade igualmente pequena de látex suculento recolhido de uma planta fresca de algodão. Coloque um pouco desta mistura entre os dedos polegar e indicador e, em seguida, passar suavemente sobre as pálpebras fechadas, em direção aos cantos dos olhos, mas nunca, em circunstância alguma, deve ser esfregado diretamente sobre o olho.

Recomendações

• Fazer exercícios regularmente. De acordo com estudos realizados, as pessoas com glaucoma de ângulo aberto que se exercitam pelo menos três vezes por semana podem reduzir a pressão intraocular em 20% ou mais, mas se deixam de fazer, a pressão sobe novamente. O exercício parece que não fornece os mesmos benefícios para as pessoas que têm glaucoma de ângulo fechado.

• Evite expor os olhos ao estresse prolongado, por exemplo, ver televisão, ler e usar o computador durante longos períodos de tempo. Nestes casos, recomenda-se, deixar descansar os olhos regulamente. Para isso, você deve levantar seus olhos a cada 20 minutos e se concentrar durante um minuto, mais ou menos, em algum objeto distante.

• Evite o tabaco, café, álcool, nicotina e todas as bebidas que contenham cafeína.

• Evite tomar medicamentos com corticosteroides, mas se é necessário, você deve tomar a menor quantidade durante o menor tempo possível. Se você já sofre de glaucoma, deve ser evitado completamente, este tipo de medicamento.

• Consumir alimentos ricos em vitamina C, como as frutas cítricas (laranja, uva, tangerina, etc.) e kiwi. De acordo com vários estudos esta vitamina reduz a pressão intraocular. O segredo da eficácia de vitamina C poderia se encontrar no papel que desempenha na formação de colágeno na estrutura ocular.

• Procure a cada dois anos realizar uma revisão oftalmológica para conseguir um diagnóstico a tempo. No caso de ter antecedentes familiares com este problema ou outros fatores de risco deve ser feito com maior frequência.

• Procure imediatamente o centro médico mais próximo se perder a visão abruptamente (como se uma cortina preta cobrisse o olho), durante poucos minutos e sem dor, já que pode ser um aviso de um acidente vascular cerebral sem relação alguma com o glaucoma.

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.