O sangue é o líquido orgânico que, graças ao impulso cardíaco, circula dentro do organismo através das artérias e das veias com a missão de manter as funções vitais dos tecidos e dos diferentes órgãos.

Neste sentido, o sangue garante as trocas no organismo, drena os produtos da digestão a partir do intestino até o fígado e os tecidos, transporta os desperdícios até os rins onde serão eliminados pela urina, transporta os hormônios desde as glândulas secretoras até os órgãos receptores, compartilha o calor corporal e desempenha um papel essencial na luta do organismo contra as infecções.

O sangue é um dos indicadores mais importantes da saúde do organismo. Sua análise é um dos testes de diagnóstico mais amplamente utilizados.

Remédios Caseiros Para Limpar o Sangue

Devido ao fato de que o sangue transporta resíduo pode ficar contaminado e não se limpar da forma adequada. Isso pode fazer com que o sistema imunológico enfraqueça e a pessoa manifeste gripe constante, resfriado, alergia, coceira no corpo, etc. Daí a necessidade, se você se encontra neste caso, de purificar o sangue.

Existem vários remédios caseiros e naturais que podem ser utilizados para este propósito e que, em seguida, detalhamos:

Remédios Caseiros Para Limpar o Sangue

Bardana, Salsaparrilha e Calêndula

Lave 50 gramas de raiz de bardana, 50 gramas de raiz de salsaparrilha vermelha e 50 gramas de flores de calêndula em água fria e, em seguida, ferva durante 10 minutos em 1 litro de água.

Em seguida, coe e distribua em 8 partes para tomar em quatro dias, na porção de vezes por dia durante 8 dias consecutivos; descanse 4 dias e repita o processo três vezes seguidas, ou seja, 24 dias no total.

Centaura, Espinheiro, Genciana e Trevo Vermelho

Misture 20 gramas de centaura, 20 gramas de casca de espinheiro, 15 gramas de raiz de genciana, e 10 gramas de trevo vermelho. Beba 2 copos por dia durante 15 dias.

Bardana, Sabugueiro e Erva Doce

Misture 20 gramas de bardana, 15 gramas de flores de sabugueiro e 5 gramas de anis verde. Ferva um litro de água. Adicione as ervas, cubra e deixe esfriar. Tome 2 xícaras por dia durante duas semanas.

Salsaparrilha, Angélica e Bardana

Misture partes iguais, casca de espinheiro, raiz de salsaparrilha, raiz de angélica e raiz de bardana. Despeje em um litro de água que está fervendo. Tome 2 xícaras por dia durante 15 dias.

Mirtilo, Folhas de Morango, Tussilagem e Hortelã

Misture partes iguais, 10 gramas de mirtilo, 10 gramas de folhas de morango, 10 gramas de folhas de tussilagem e 10 gramas de hortelã. Prepare e tome como o remédio anterior.

Salsaparrilha, Alcaçuz e Mel

Cozinhe durante 10 minutos em um litro de água 20 gramas de raiz seca desfiada de salsaparrilha e 110 gramas de raiz seca de alcaçuz desfiada. Passado esse tempo, retire do fogo e deixe descansar por 15 minutos. Coe, adicione 100 gramas de mel dissolva e engarrafe.

Tome três pequenos copos por dia (um copo = 100 ml), meia hora antes das refeições principais, durante três semanas; descanse uma semana e retome outras três vezes. Este remédio é contraindicado em caso de hipertensão.

Repolho

Prepare um suco com metade de um repolho roxo de tamanho pequeno e tome dois copos por dia, um antes do café da manhã e outro antes do jantar por 2 semanas.

Se não houver liquidificador, recomenda-se ingerir em cada refeição um prato repolho vermelho cru e temperado com azeite de oliva por 15 dias.

Chá de Parietária

Use a infusão de talos e folhas de parietária, tanto em estado fresco como seco, na porção de 30-60 gramas por litro de água, e administre copos, quanto desejar.

Algumas pessoas gostam de aromatizar o chá com um pouco de casca de limão ou de laranja, e se você gosta frio ou gelado, adoce com mel.

Suco de Coentro

Tome várias colheres de sopa de suco espremido das folhas frescas de coentro.

Respiração Adequada

Na frente da janela aberta, dedique quatro minutos para respirar profundamente. Em pé, leve os braços para trás, aspirando o ar com toda a força de seus pulmões. Encha a barriga. Segure a respiração durante trinta segundos.

Em seguida, expulse o ar pela boca aberta cruzando os braços sobre o peito. Mergulhe a barriga e curve suas costas para expulsar completamente o ar e permaneça sem respirar durante mais trinta segundos. Esta respiração controlada enriquece o seu sangue em oxigênio, o que ajuda a sua limpeza.

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.