Mantenha os seus ouvidos livres de doenças. Quando os ouvidos são afetados por algum problema é muito doloroso, irritante e enfadonho, por isso é melhor ter à mão uma variedade de sete tratamentos que mantenham os seus ouvidos livres de doenças e saudáveis.

Existem várias razões pelas quais você pode se sentir incomodado por causa dos seus ouvidos. Zumbido, acúmulo de água, tampão de cera e otite, geralmente são as condições mais comuns.

Por isso, se você quer estar prevenido não perca estes sete tratamentos que atacam essas causas de uma forma natural, caseira e simples.

Sete Tratamentos Naturais Para Manter os Seus Ouvidos Saudáveis

1. Tratamento com camomila ou azeite de oliva para desobstruir os ouvidos. Qualquer um desses produtos naturais podem te ajudar a dissolver a cera que se acumula no ouvido, ajudando a eliminá-la de maneira mais fácil. Utilizando a camomila basta simplesmente preparar uma infusão de camomila e quando estiver mais morna, lave os seus ouvidos obstruídos com tampões de cera com ela.

Sete Tratamentos Naturais e Caseiros Para Manter os Seus Ouvidos Saudáveis

Outro bom remédio natural que existe para desobstruir os ouvidos é aquecer o azeite de oliva até que esteja morno, introduzindo, em seguida, em forma de gotas no seu ouvido. Você verá que em poucos dias de aplicação, o tampão irá cedendo e será expulso.

2. Tratamento popular com água quente. Embora existam tratamentos tradicionais a base de plantas medicinais e produtos naturais, existe um tratamento popular com água quente que tem passado de geração em geração, que ajuda a limpar a cera dos ouvidos.

Para isso, você deve despejar água bem quente em uma garrafa de plástico e envolvê-la em um pano limpo. Coloque a garrafa sobre o seu ouvido afetado. O calor vai ajudar a amolecer a cera e eliminá-la.

3. Tratamento a base de água oxigenada. A água oxigenada pode te ajudar a fazer uma lavagem caseira do ouvido, a qual te permite eliminar o excesso de cera dos seus ouvidos. Procure primeiro não ter machucado o ouvido ou qualquer coisa assim. Em seguida, coloque a cabeça de uma forma que o ouvido afetado fique voltado para o teto.

Introduza cuidadosamente algumas gotas de água oxigenada. Deixe agir por alguns minutos. Algumas pessoas dizem que até quase não sentir ruído. Então, você apenas deve inclinar a cabeça e deixar fluir na pia o que sair do seu ouvido, tendo o cuidado de limpar com uma toalha de papel, nunca com cotonetes ou objetos que possam empurrar ainda mais a cera para o tímpano.

4. Tratamento com gengibre para evitar os zumbidos. Existem muitas causas que podem provocar o zumbido nos ouvidos, mas precisa de tratamentos específicos, o gengibre pode ser utilizado como um remédio natural para estimular a circulação sanguínea e reduzir o zumbido. É utilizado através da infusão de água com raiz ralada, pode ser bebida várias vezes ao dia.

5. Tratamentos com alimentos para reduzir zumbido. Mudar a dieta pode ajudar a prevenir os zumbidos. É um truque fácil de executar e também te ajudará a se tornar mais saudável.

6. Tratamento natural de alho e azeite de oliva contra a otite. O alho é um alimento com propriedades antibacterianas e o azeite de oliva é o meio pelo qual os agentes antibacterianos entram no ouvido e atuam. Para isso, combine o alho com um pouco de azeite de oliva.

Deixe durante toda a noite alguns dentes de alho esmagados com um pouco de azeite de oliva, em seguida, embeba uma bola de algodão ou cotonete com esta preparação e introduza com muita cautela no seu ouvido.

7. Tratamento com álcool bórico para eliminar a água dos ouvidos. Se a água se acumula nos ouvidos pode ser uma possível fonte de infecção. Por isso, tenha em mente que algumas gotas de álcool bórico após o banho ou a prática de natação podem ser de grande utilidade para evitar esse acúmulo e as doenças nos ouvidos.

Estes tratamentos são fáceis de colocar em prática, econômicos e naturais, considere-os e mantenha os seus ouvidos livres de doenças.

Lembre-se que é importante consultar o seu médico aos primeiros sintomas de dor ou desconforto nos ouvidos.

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.