Você já reparou que toda vez que você ingere o café tem uma terrível azia, mas quando você deixa de tomá-lo, em seguida, sofre de dor de cabeça. O que significa isso?

É importante observar que o alcaloide do café, do chá, da Coca-Cola e do chocolate, consegue gerar o vício.

Por essa razão, quando se reduz certa quantidade de cafeína ou, de repente, se interrompe abruptamente, você pode experimentar os sintomas de abstinência, tais como dores de cabeça, depressão, irritabilidade, dificuldade de concentração e fadiga.

As mulheres que desejam engravidar devem ter cuidado com o seu consumo, uma vez que, de acordo com vários estudos, mais do que um par de copos de bebidas com cafeína por dia, pode vir a causar abortos e problemas de fertilidade. Inclusive o consumo em longo prazo de cafeína pode agravar a doença fibrocística da mama e a síndrome pré-menstrual.

Pessoas com úlceras, azia, incontinência urinária, com dificuldade para dormir, ansiedade ou que sofrem de nervosismo, devem reduzir o consumo de bebidas com cafeína para evitar agravar sua condição, mas quanto deve ser reduzido?

Especialistas acreditam que o limite de cafeína que se pode tomar em um dia para não passar de um consumo moderado a um abusivo é de 300 miligramas. Uma xícara de café tem 103 miligramas; uma de chá 38; e uma lata de Coca-Cola cerca de 40 (se for light, não altera esse valor). Se o consumo diário for superior a 300 miligramas por dia, é necessário diminuir.

No entanto, se o médico pediu para reduzir a quantidade mínima diária ou simplesmente eliminá-la completamente, existem certos remédios e recomendações para os desconfortos da síndrome de abstinência à cafeína, sejam eles mais leves, ou inclusive se você não se sente absolutamente bem.

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Remédios Caseiros Que Auxiliam a Abstinência de Cafeína

  • Substitua gradualmente, o consumo de café com alternativas naturais como raiz de chicória torrada, malte torrado, ou a raiz de dente de leão torrada.
  • Tome 2 colheres diárias de geleia real. Este é um remédio energético e restaurador.
  • Coloque em um liquidificador 25 mirtilos previamente lavados, 1 maçã em pedaços e 1 fatia de abacaxi com 1/2 xícara de água. Misture por alguns instantes e tome diariamente, durante as manhãs. Este é um suco energético ideal para aquelas pessoas que sentem fadiga devido à redução ou ausência de cafeína.
  • Coloque 1 banana picada em um liquidificador juntamente com um copo de iogurte natural desnatado. Misture brevemente. Tome diariamente, pela manhã. Este remédio, como os anteriores, fornece a energia e o impulso necessário para realizar tarefas diárias, que podem vir a faltar quando você remove a cafeína da sua dieta.

Recomendações

• Corte toda a semana, uns 25% da quantidade de cafeína ingerida regularmente. Este método, com o tempo, vai te permitir eliminar a cafeína totalmente da sua dieta habitual sem produzir qualquer desconforto, porque o organismo terá se acostumado.

• Tome bebidas sem cafeína durante uma semana, em um quarto de xícara de bebida descafeinada, e o restante preenchido com outras bebidas normais (com cafeína). Complete a semana seguinte com meia bebida descafeinada e com o resto normal e na terceira semana, o copo deve conter três quartos de bebidas sem cafeína para uma normal. De modo que se o hábito é de oito copos por dia, nesse você vai beber o equivalente a dois apenas. Continue a partir dai com esta fórmula até tomar exclusivamente bebidas sem cafeína.

• Coma algumas bolachas em vez de tomar um café expresso. Não pense que a queda de energia é unicamente devido à falta de cafeína, mas também pode ser uma baixa de açúcar no sangue. Por isso, recomenda-se que em vez de encher-se de cafeína, deve-se comer alguma coisa, pão, uma laranja ou um punhado de passas, de modo que o nível do açúcar suba e não se sinta cansado ou letárgico.

Sair para passear. A redução da quantidade de cafeína pode ser difícil, já que muitas pessoas querem um estimulante para suportar as tarefas diárias. Portanto, recomendamos uma caminhada de 20 minutos por dia para obter esse impulso que ajuda você a seguir adiante.

• Reserve a cafeína para quando seja realmente necessário. Se conseguir reduzir apenas uma xícara de café, você pode reservar esta para quando você mais precisar de um estímulo (por exemplo, ao acordar).