Embora excelente para proteger os dentes em todas as idades, as crianças são o grupo que mais benefícios tem com a sua utilização, uma vez que os dentes ainda estão se formando.

É útil também nos adultos em que há perda da gengiva pela idade ou presença de doença periodontal. Nestes casos, o flúor ajuda a prevenir ou eliminar a sensibilidade ao frio e evita cáries nas raízes dos dentes.

Para Que Serve o Flúor

O flúor possui três efeitos muito benéficos nos dentes:

  • Aumenta a resistência do esmalte, reage com o cálcio, formando o fluoreto de cálcio, desta forma, o flúor reage com os cristais de esmalte (hidroxiapatita), resultando em um composto que aumenta a resistência do esmalte.
  • Promove a remineralização: o flúor contribui para a remineralização do dente, para facilitar a entrada na estrutura de íons, cálcio e fosfato. Isso ocorre porque o flúor tem carga negativa e atrai o cálcio e fosfato, cuja carga é positiva.
  • Tem ação antibacteriana, o flúor antibacteriano ataca a bactéria que coloniza a superfície do dente.
O Uso de Flúor

Como Usar Flúor

  • O flúor aplicado pelo dentista durante a consulta pode ser na forma de gel, vernizes, ou solução (líquido). Mas há muitas preparações de flúor que são usadas fora do consultório.
  • Uma forma comum é a utilização de solução de bochecho com flúor (bochechos). As soluções mais eficazes são aquelas de fluoreto de sódio e há dois modos básicos de uso: 0,2% de fluoreto de sódio, na qual haverá uma lavagem semanal. Esta forma é utilizada principalmente em programas de saúde bucal em escolas, lares, etc. 0,05% de fluoreto de sódio, a ser realizada a lavagem diária após a escovação antes de dormir.Este formulário é utilizado para a higiene dentária em casa.

Atualmente, existem várias preparações comerciais que incluem flúor em sua fórmula. Assim, encontramos creme dental com flúor, suplementos de flúor e até gomas de mascar com flúor.

Efeitos Colaterais do Flúor

Fluorose é causada pela ingestão excessiva e prolongada de fluoreto, e produz alterações nos ossos e dentes. Para minimizar o risco, a dose utilizada deve ser entre 0,05 e 0,07 mg, por quilo de peso corporal.

Pode haver uma intoxicação aguda por ingestão acidental de inseticidas ou raticidas com sais de fluoreto que pode causar a morte.

No entanto, a intoxicação crônica mais freqüente com pequenas quantidades de flúor, que causa a fluorose dental. Devido a isso o excesso de flúor deixa os dentes manchados.