Remédios caseiros para evitar a deterioração das gengivas.

Quando as gengivas começam a retrair, cria-se um espaço entre os dentes e as gengivas. Dentro deste espaço que se cria, se acumulam bactérias que acabam danificando os tecidos da gengiva e fazendo com que este se deteriore.

Causas por trás da retração das gengivas:

  • Má higiene dental.
  • Doença periodontal.
  • Hereditário.
  • Desequilíbrios hormonais.
  • Escovação agressiva.

Para tratar a retração das gengivas nem sempre é necessário visitar um médico ou um dentista. Existem alguns remédios naturais que podemos utilizar a partir de casa a fim de conter essa deterioração das gengivas e dentes.

Oito Remédios Naturais Para Retração das Gengivas

Oito Remédios Naturais Para a Retração das Gengivas:

1. Chá Verde. O chá verde, também conhecido como o elixir da saúde, é rico em antioxidantes e pode ser utilizado tanto para tratar como para prevenir um grande número de doenças. Neste caso, beber chá verde nos ajudará a reduzir o dano causado aos dentes como resultado da retração das gengivas.

O chá verde também reduz a inflamação das gengivas e ajuda a destruir as bactérias da boca (o que pode causar problemas periodontais).

Tomar uma xícara de chá verde pela manhã nos ajudará a manter os nossos dentes e gengivas saudáveis e fortes.

2. Óleo de Gergelim. O óleo de gergelim pode ser usado da mesma maneira que usaríamos um enxague bucal, de modo a eliminar possíveis substâncias tóxicas e acúmulos de placa nas gengivas (que podem provocar a retração das gengivas).

Para o óleo de gergelim, podemos tomar ¼ de xícara de óleo de gergelim e enxaguar a boca com energia. Aquecer um pouco do óleo pode ajudar na absorção do mesmo, e subsequente eliminação de toxinas e placa.

O óleo de gergelim também dará as nossas gengivas e dentes uma espécie de camada protetora para evitar sua deterioração.

3. Aloe Vera. O aloe vera é um agente antibacteriano e anti-inflamatório. Pegue o gel fresco da planta aloe, e utilize-o para escovar os dentes. Você também pode usar gel de aloe vera como enxague bucal pelas manhãs e depois das refeições para proteger os dentes e gengivas.

Aloe vera ajudará tanto na cicatrização das gengivas, como na prevenção das infecções causadas por bactérias.

4. Óleo de Coco. O óleo de coco dotará nossos dentes da necessária proteção contra doenças que provoquem o aparecimento de bactérias e germes. Também ajuda a evitar que as partículas de comida e outros germes se acumulem entre os dentes provocando sua deterioração.

O óleo de coco pode ser usado diariamente como método preventivo para a retração das gengivas, e para uma boa higiene oral em geral.

5. Óleo de Limã.o O limão tem propriedades antissépticas e antibacterianas excelentes. Apesar dessas propriedades, não é recomendado seu uso diário, já que pode corroer o esmalte.

O óleo de limão pode ser preparado em casa ao infundir o azeite de oliva com limão durante várias semanas.

Este óleo pode ser usado para enxaguar a boca na primeira hora da manhã. O óleo de limão ajudará a eliminar todas as bactérias e ajudará a prevenir retração das gengivas, prevenindo assim a deterioração dos dentes.

O óleo de limão também estimula a formação de tecidos e pode ajudar a curar áreas já danificadas.

Leia também: "Remédios Caseiros e Naturais Para Gengivas Inflamadas".

6. Óleo Essencial de Eucalipto. Este óleo essencial ajuda a eliminar todos os germes da boca e prevenir a cárie dentária e doença periodontal. Também é anti-inflamatório por natureza e ajuda a reduzir possíveis inflamações nas gengivas.

Dilua o óleo essencial de eucalipto com água e massageie as gengivas durante alguns minutos todos os dias (após enxaguar com água). Isso estimulará a formação de novos tecidos e reduzirá a retração das gengivas devido ao seu caráter antibacteriano.

7. Óleo da Árvore do Chá. O óleo da árvore do chá pode ser diluído em água e usado como um enxague bucal para evitar a retração das gengivas. O óleo é muito poderoso e não deve ser utilizado sem ser previamente diluído com água.

O óleo da árvore do chá é um poderoso antifúngico e antimicrobiano que pode destruir as bactérias e o acúmulo de placa bacteriana nos dentes e gengivas.

8. Folhas de Sálvia. As folhas de sálvia atuam como um tônico para as gengivas e são um excelente tratamento para a membrana mucosa. Podem ser esfregadas diretamente sobre as gengivas e dentes para uma imediata proteção contra a retração e a deterioração das gengivas e dentes.

Também podemos usar as folhas para preparar uma infusão e utilizar a mistura para enxaguar a boca. Para preparar a infusão adicionaremos folhas de sálvia em uma xícara de água fervendo e deixaremos descansar durante 10 minutos antes de usá-lo para enxague.

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.