O Que É o Papanicolau?

A citologia vaginal, conhecida também como Papanicolau, é um exame que se faz nas mulheres sexualmente ativas ou maiores de 20 anos, a fim de detectar a tempo qualquer alteração do colo do útero, e prevenir assim o câncer do colo do útero.

Para Que Serve o Papanicolau

Embora o exame não seja 100% infalível, são detectados 95% dos casos de câncer do colo do útero, causando uma redução de 70% no número de mortes entre as mulheres com câncer de colo uterino.

O exame é relativamente simples, por isso, não devemos nos preocupar e ir relaxadas para o nosso compromisso. Na posição ginecológica, o médico introduzirá um aparelho que se chama espéculo na vagina, e com uma espátula recolherá três porções: do interior e do exterior do colo do útero e do fundo da vagina.

Exame de Papanicolau: O que é, Como é feito e Preparo

As células são colocadas numa lâmina de vidro ou num frasco que contém um conservante e, em seguida, enviadas ao laboratório para análise.

Como Se Preparar Para o Papanicolau

  • Não estar no período menstrual.
  • Não ter tido relações sexuais nas 48 horas anteriores.
  • Não ter usado lubrificantes vaginais 24 horas antes.
  • Não ter realizado duchas vaginais no lapso de 48 horas antes.
  • Não ter aplicado nenhum tratamento médico vaginal (pomadas), durante as últimas 48 horas.

Também é importante saber que devemos evitar o exame de citologia vaginal enquanto estivermos no período menstrual, já que o sangue e as células do útero podem afetar a precisão do teste.

Quando os resultados são suspeitos ou positivos, são necessários outros testes (biópsia) para garantir a existência de um câncer do colo do útero no momento do diagnóstico.

Como É Feito o Papanicolau

Se esta é a primeira vez, você deve preencher um questionário. Anote todos os seus antecedentes: em que idade você começou a menstruação, se você fez exames anteriores, gravidez e o parto.

Também é preciso saber o seu histórico familiar, cirúrgica e de alergias. Outras informações necessárias incluem: medicamentos, se você sofre de pressão alta ou diabetes e se você tiver hábitos como fumar ou beber álcool.

O médico irá retirar uma amostra das células a partir do exterior e do canal do colo do útero delicadamente raspando a parte externa do colo do útero com uma espátula de madeira ou plástico, então insere uma pequena escova que se parece com um limpador de cachimbo para o canal.

As células são colocadas numa lâmina de vidro e pulverizadas com um fixador, ou em um pote contendo um conservante, em seguida, enviadas para um laboratório para análise.

Além disso vale lembrar que é muito importante que você procure regularmente o ginecologista para se proteger e se cuidar, já que a detecção precoce é vital para combater o câncer.