É seguro me exercitar durante a gravidez?

Verifique com seu médico para se certificar de que é seguro para você se exercitar durante a gravidez. Embora tenha havido algumas perguntas sobre os efeitos dos exercícios em mulheres grávidas, não há nenhuma prova de que exercícios leves tenham efeito negativo sobre a gravidez. Os estudos não mostraram nenhum prejuízo para o bebê, mas o exercício pode te ajudar a se sentir melhor e manter seu peso.

O exercício pode ajudar a aliviar ou evitar desconforto durante a gravidez. Pode também dar-lhe mais energia e preparar o seu corpo para o trabalho de parto, aumentando o seu nível de energia e força muscular. Se você não tem graves problemas de saúde e sua gravidez não é complicada, é provavelmente seguro para você fazer algum exercício.

Como Devo Começar um Programa de Exercícios?

É melhor verificar com o seu médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios. Você poderia ter uma condição médica que tornaria o exercício prejudicial para você ou seu bebê. Se o seu médico aprovar, você pode começar a se exercitar em um nível que não cause dor, sensação de “falta de ar” ou cansaço excessivo.

Depois, você pode aumentar o seu nível de atividade lentamente. Se você se sentir desconfortável, sentir falta de ar ou se sentir muito cansada, deve reduzir o seu nível de exercício. Se você já praticava exercícios antes de ficar grávida é mais fácil de manter o exercício durante a gravidez. Se você não se exercitava antes, você precisa começar muito lentamente. Muitas mulheres se encontram em uma gravidez delicada, por isso tem de reduzir o nível de exercícios durante a gravidez.

Quais São os Melhores Tipos de Exercício na Gravidez?

Os exercícios mais confortáveis são aqueles que não necessitam do seu corpo para suportar o peso extra. Nadar e andar de bicicleta estacionária são boas escolhas. Andar a pé e aeróbica de baixo impacto são geralmente bem tolerados. Você e seu médico terão de decidir o que é melhor para você e seu bebê.

Com O Que Tenho Que Ter Cuidado?

• Evite atividades que aumentam o risco de quedas e lesões, como esportes de contato ou vigorosos. Mesmo lesões leves na a área do estômago podem ser graves quando você está grávida. Após os primeiros três meses de gravidez é melhor evitar o exercício deitada de costas, uma vez que o peso do bebê pode interferir com a circulação sanguínea. Além disso, evite longos períodos de pé.

• Quando o tempo está quente, o exercício no início da manhã ou tarde da noite pode te ajudar a evitar ficar muito quente. Se você está se exercitando dentro de casa, certifique-se que o quarto tenha ventilação suficiente. Considere o uso de um ventilador para ajudar a manter-se fresca. Beba muito líquido, mesmo se você não sentir sede.

• Certifique-se de que você está comendo uma dieta bem equilibrada. Normalmente, a gravidez aumenta as suas necessidades alimentares de 300 calorias por dia, mesmo sem exercício.

Leia também: “Hábitos Alimentares Durante a Gravidez“.

Ouça o que seu corpo diz. Converse com seu médico se você tiver qualquer um dos seguintes sintomas:

  • Sangramento ou fluído proveniente da vagina.
  • Dor abdominal ou vaginal repentina ou muito intensa.
  • Contrações contínuas por 30 minutos após você parar de se exercitar.
  • Dor no peito.
  • Sentir-se com de “falta de ar”.
  • Forte dor de cabeça que não vai embora.
  • Tonturas e náuseas.
  • Visão turva ou imprecisa.