Com tantos mitos e teorias que as avós nos ensinam, é normal que às vezes fiquemos confusas. Se você tem dúvidas sobre quais são os alimentos recomendados para o seu bebê desde o nascimento até completar um ano de idade, consulte o seu pediatra.

É normal que a muitas mulheres aconteça de não saber como e quais são as opções para alimentar os seus bebês. É parte da experiência de ser mãe, e muitas, vão passar por coisas que mostram que as mães não sabem de tudo, mas que pouco a pouco e com o seu instinto, vão decifrando a melhor maneira de cuidar e alimentar o seu bebê.

A alimentação durante o primeiro ano de vida de um bebê é um assunto que sempre surge entre as dúvidas que têm com mais frequencia as mães. Algumas se confundem porque suas mães e avós dizem que existe uma idade certa para que você dê certos alimentos e o seu médico diz outra coisa. É normal que os tempos mudem e com eles as formas de alimentar os bebês. Mas, além do dilema de gerações, é importante que você tenha um guia sobre quais alimentos você pode dar ao seu pequeno (a) à medida que vai crescendo. Abaixo está uma tabela que dá orientações sobre quais alimentos são adequados para o seu bebê em suas diferentes etapas.

Do nascimento aos 4 meses:

- Leite materno ou fórmula apenas.

Dos 4 aos 6 meses:

- Leite materno ou fórmula e um único cereal de grão (arroz, aveia) fortificado com ferro. Misture com a fórmula ou o leite materno.

Dos 6 aos 8 meses:

- Leite materno ou fórmula.

- Cereais enriquecidos com ferro (aveia, cevada, arroz).

- Purê de frutas como banana, maçã, pêra, pêssego, ameixa. Lave-os bem e, em seguida, amasse-os, fervendo ou assando até que estejam macias. Então misture com leite materno, fórmula ou água. A chave é que seja uma mistura líquida e pouco a pouco você vá diminuindo o líquido para que seja uma mistura mais sólida.

- Purê de vegetais como cenoura, ervilhas, abacate, abóbora, batata, etc. Prepare o purê da mesma maneira que o purê de frutas.

- Você pode começar a dar as proteínas em pedaços muito pequenos. Frango cozido, peru ou peixe sem espinhos. Também feijão ou lentilhas.

Dos 8 aos 10 meses:

- Leite materno ou fórmula.

- Pequenas porções de iogurte e queijo pasteurizado. Não dê leite de vaca.

- Purê de vegetais e frutas.

- Ovo cozido ou mexido (cortado em pedaços pequenos).

- Lanches, como cereais de baixo teor de açúcar em forma de "O", macarrão cozido, biscoitos para bebê.

- Pequenas porções de proteína.

Dos 10 aos 12 meses:

- leite materno ou fórmula.

Para este momento, o bebê pode comer quase todas as coisas que você come, incluindo todas as mencionadas nas idades anteriores. No entanto, não dê leite de vaca nem mel. O mel pode causar uma doença potencialmente fatal chamada "botulismo infantil". Verifique com o seu pediatra para saber se existe alguma recomendação para evitar alimentos que podem causar alergias (como amendoim). Dê sucos, mas não cítricos. Nesta idade já pode comer, por exemplo, massas com molhos.

- Você deve ter cuidado para não dar refeições com forma redonda e textura firme que podem sufocar o bebê, como uvas, por exemplo. Certifique-se de sempre picá-las em pequenos pedaços.

No entanto, em Saúde Dicas, além deste guia rápido e prático sobre quais os melhores alimentos para o seu bebê de acordo com a sua idade você também vai encontrar diversos outros artigos com informações sobre a nutrição do bebê, tipos de leite, dicas para o bebê se alimentar melhor e diferentes assuntos relacionados com a alimentação do seu bebê.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Confira Mais Sobre Alimentação do Bebê