Tradicionalmente, os profissionais médicos têm recomendado a introdução de carne na dieta do bebê a partir dos sete meses de idade, sendo o frango e o peru os primeiros e mais tarde as carnes vermelhas, mas uma pesquisa recente sugere que a carne deve ser apresentada como um dos primeiros alimentos complementares para o bebê a partir dos seis meses de idade.

O ferro no leite materno é bem absorvido pelos bebês. No entanto, quando os bebês exclusivamente alimentados com leite materno são introduzidos aos alimentos sólidos, começam a absorver menos ferro do que com o leite, portanto, é importante garantir que o alimento sólido que é dado a um bebê seja rico em ferro, como carne bovina e de cordeiro.

Dicas Para Introduzir a Carne na Dieta do Bebê

Como introduzir a carne na alimentação do bebê:

Uma preocupação comum sobre a introdução da carne na dieta do bebê é que pode ser mais difícil de digerir do que a maioria das frutas e verduras, no entanto, se você cozinhar de forma adequada e, em seguida, preparar um purê com hortaliças melhora muito a sua digestão.

Quando inicialmente se introduz a carne na dieta do bebê, é possível que você prefira fazer purê completamente, porque é mais fácil a sua digestão e reduz o risco de asfixia para crianças pequenas; uma pesquisa recente mostrou que o ferro da carne muito finamente moída é absorvido pelo corpo do bebê com muito mais facilidade.

Para moer a carne muito finamente, deixe esfriar completamente e corte em pequenos pedaços e moa no liquidificador em pequenas quantidades, com um pouco de caldo do cozimento, o que torna mais fácil para moer; inclusive você pode conseguir um resultado mais suave, adicionando um pouco de batata e cenoura à carne e triturando tudo junto.

A carne processada, como presunto, salsicha e linguiça não são alimentos adequados para o seu bebê, porque são ricos em sal, e também contêm aditivos indesejados que podem desencadear uma reação alérgica em bebês sensíveis.

Como elaborar um purê de carne adequado para o bebê:

Para elaborar um purê de carne adequado para o bebê você pode escolher carne de frango ou de vitela e adicionar hortaliças, para dar mais consistência a sua comida e adicionar nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê.

Você pode adicionar os seguintes ingredientes:

  • 2 batatas médias.
  • 2 cenouras.
  • 1 xícara de brócolis.
  • 250 gramas de carne da sua escolha.
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem.

Modo de preparação:

Coloque uma panela com água e despeje todas as hortaliças limpas e picadas, juntamente com a carne e cozinhe, quando os ingredientes estiverem cozidos, triture no liquidificador e adicione duas colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem. Coloque em porções individuais quando estiver frio e congele para que você tenha disponível no momento que desejar.