A maioria das pessoas entende a importância de realizar atividade física para ter um bom estado de saúde, mas quando você passa certo tempo sem realizá-la existe uma barreira para iniciá-la, já que muitas vezes não se sabe muito bem por onde começar, sem "morrer" na tentativa.

Embora iniciar um programa de atividade física possa parecer simples, na maioria das vezes não é, e isso mostra o fato de que para a maioria das pessoas que quer começar a fazer esporte, pensam muito até conseguir. As causas podem ser diversas e listamos algumas delas que podem ser um obstáculo:

- Excesso de peso.

- Pouca motivação pessoal.

- Falta de apoio do cônjuge, amigos e/ou familiares.

- Instalações inadequadas para a prática de exercícios (embora não sejam totalmente necessárias).

- Constrangimento pela sociedade da imagem do próprio corpo.

É muito importante que cada pessoa identifique qual é a principal razão que faz com que seja difícil seguir um programa de exercícios para poder agir sobre isso e, portanto, ser capaz de superar essas barreiras.

Uma vez identificado e enfrentado este primeiro passo, é preciso dar o salto seguinte, decidir que tipo de atividade física será a mais conveniente para começar com a prática esportiva. O recomendado por todos os especialistas em atividade física são as atividades aeróbicas, e que ajudem a colocar em jogo os grandes grupos musculares. Uma proposta simples para as pessoas que desejam iniciar ou re-iniciar depois de um tempo é caminhar, seja de forma rural ou urbana. Este é um dos exercícios aeróbicos mais simples e saudáveis e com uma técnica bastante fácil de assimilar, é uma habilidade básica da nossa herança genética e que nos pertence.

O traje para realizar esse tipo de atividade é muito barato e fácil de adquirir. As características são:

- Calçado esportivo, com boa qualidade de sustentação, flexíveis e que não limitem a transpiração.

- Roupa confortável, larga, adequada ao clima da época e do lugar, e que também possua boas qualidades de transpiração.

Uma vez que chegamos neste ponto é necessário que as sessões de treinamento sejam bem estruturadas, para que o desgaste ou carga física sejam adequados e racionais, para produzir o efeito saudável desejado.

Como se estruturam as sessões?

Nas primeiras duas semanas, devemos fazer atividade física durante dois a três dias por semana, com um tempo de duração entre 30 e 40 minutos.

Cada sessão de atividade física pode ser dividida em três partes, como qualquer sessão:

- Um: aquecimento. Para preparar o nosso organismo para realizar uma atividade de maior exigência e demanda.

- Dois: uma parte principal. Onde alcançaremos os objetivos parciais que estabelecemos.

- Três: um retorno à calma. Para retornar o nosso organismo às condições corporais que tínhamos antes de realizar esta prática física.

AQUECIMENTO

Devem ser realizados exercícios de mobilidade articular combinados com alguns alongamentos bem suaves.

PARTE PRINCIPAL

Os primeiros dois minutos de caminhada devem ser feitos em um ritmo lento, o qual vai aumentando progressivamente até que se realize a atividade de uma forma vigorosa, sem que seja cansativo. Uma dica para saber se a intensidade não ultrapassa o que é desejado é poder falar com os nossos companheiros sem que nos falte ar.

RETORNAR A CALMA

O ritmo da caminhada é gradualmente reduzido até parar, ao qual muitas vezes é acompanhada de uma boa sessão de alongamento para retornar aos níveis fisiológicos iniciais anteriores a sessão de treinamento (exercícios).

Aos poucos, vamos aumentando sessão a sessão o ritmo da atividade para que todas as adaptações que ocorram possam ser mais benéficas e obter melhores resultados tanto cardiovasculares como musculares.

Em nossos artigos vamos descrever as maneiras de fazer isso, mas podemos antecipar que o planejamento das semanas seguintes é muito importante para evitar cair na monotonia e não perder a motivação inicial.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Confira Mais Sobre Atividades Física