Não hesite, emagreça com exercícios de alongamento. Os exercícios de alongamento são ideais para perder peso e conseguir flexibilidade muscular. Conheça um pouco mais sobre esta excelente disciplina, que te ajudará a perder peso.

O exercício, em geral, ajuda muito a perder peso, poderíamos dizer que é essencial. Mas se, além disso, você conseguir flexibilidade para seus músculos, muito melhor. Com tanto estresse ao nosso redor, é necessário relaxar e aliviar as tensões. Você pode conseguir isso através dos exercícios de alongamento para perder peso.

Como atuam os exercícios de alongamento na perda de peso:

  • Por serem realizados com uma respiração profunda e prolongada, te permitem reduzir o seu nível de estresse, produzindo desta forma um relaxamento profundo. Em outras palavras, reduzem a ansiedade e te proporcionam bem-estar mental e emocional.
  • Como qualquer atividade física, através do gasto calórico, te permitem queimar gordura.

Para realizar os exercícios de alongamento não é necessário muito espaço, você apenas precisa ter um colchonete e a vontade e o desejo de começar.

Se você realizar uma rotina 1 ou 2 vezes por semana durante uma hora, verá que ao final de duas semanas, começará a ver os resultados que estava esperando.

Benefícios do Alongamento

  • Aumenta a flexibilidade em seus músculos.
  • Melhorar o movimento das suas articulações.
  • Promove relaxamento.
  • Controla a ansiedade.
  • Corrige má postura.
  • Consome calorias sem te agitar, por isso é ideal para os idosos que querem perder peso com exercício físico controlado.
  • Você pode praticar em casa, no escritório, na academia, em qualquer lugar.

Você já sabe, se sua intenção é perder peso através de um exercício físico diferente, não tão intenso, escolha o alongamento para perder peso.

Exercícios de Alongamento Para Correr

O início de qualquer atividade física deve ser acompanhado de um adequado alongamento para evitar lesões e, principalmente, para se preparar mentalmente para o estímulo do exercício que irá realizar. Para correr também é necessário este tipo de exercício prévio.

As causas mais comuns de lesões devido ao exercício são a inflamação dos tendões, especialmente o de Aquiles, que se encontra na altura do calcanhar e do patelar, que está localizado no joelho.

Isso acontece nos exercícios aeróbicos, onde se faz o mesmo gesto durante muito tempo, especialmente na corrida, marcha, caminhada.

Um músculo alongado tem maior irrigação sanguínea, permanece em um estado de tom de base adequado e possui capacidade suficiente de flexibilidade para absorver os impactos e movimentos ruins.

Anteriormente, é aconselhável que você realize alguns movimentos de rotação das articulações do quadril, joelho e tornozelo.

  • De pé. Pernas juntas. Flexione uma perna trazendo o calcanhar em direção à nádega, ajudando com uma ou duas mãos. Os joelhos devem permanecer juntos. Você tem que sentir que se alongam as coxas. Repita do outro lado.
  • De pé. Separe as pernas na metade da largura dos ombros. Abaixe o quadril de um único lado, flexionando o joelho desse lado. Permaneça dois segundos e repita do outro lado. Aqui você deve esticar os músculos internos da perna, chamados adutores.
  • De pé em frente a uma parede. Estique os braços e coloque as palmas das mãos contra a parede. Os pés ficam para trás. Coloque uma perna mais longe do que a outra e tente baixar o calcanhar até o chão. Repita do outro lado. Esse exercício alonga o gêmeo e sóleo que te ajudam a proteger das lesões do tendão de Aquiles.
  • Por último, separe as pernas na largura dos ombros. Os pés apontam para frente. Abaixe o tronco tentando enterrar a cabeça entre os joelhos. As pernas permanecem esticadas.

Alongamentos Para Eliminar a Barriga

É comum ouvir as pessoas magras, que muitas vezes se queixam de flacidez abdominal. Se você não tem tecido adiposo no resto do seu corpo e ainda assim tem barriga, é possível que seja devido a uma determinada posição da sua pélvis, resultado da relação existente entre os músculos das costas e do abdômen. Neste caso, o alongamento pode ajudar a eliminar a barriga.

Os músculos da parte inferior das costas, chamados lombares, devem estar em uma posição de sinergia, isto é em cooperação com respeito à parede abdominal. Quando os abdominais se contraem, os lombares se relaxaram e vice-versa.

A posição de estática no pé, bipedalismo, passar longas horas sentados em posições inadequadas, impacta negativamente sobre a cadeia reta posterior, portanto, especialmente as costas respondem a tudo isso com uma contração permanente da sua musculatura, causando dor.

A crônica contração lombar ocorre na musculatura abdominal, um relaxamento que é a causa de hipotonia e flacidez. Isto se deve à relação sinérgica (de ajuda) que existe entre estes dois planos musculares.

No momento em que essa relação funcional se rompe, os abdominais ficam cronicamente distendidos perdendo o tônus muscular adequado. A solução é alongar as costas e toda a cadeia reta muscular posterior. Desse modo, a pélvis recupera a sua posição correta e se restabelece toda a função neuromuscular, voltando a adquirir o plano abdominal o tom de base adequado.

Exercícios Para Alongar as Costas

  • Com as costas contra o chão, eleve as pernas esticadas apontando com a ponta dos pés para o teto, de maneira que formem um ângulo de 90°. Traga o seu queixo para o peito retirando a cabeça do chão. Os braços devem estar ao lado do corpo e paralelos ao chão. Permaneça cerca de três segundos nessa posição, em seguida, relaxe para descansar. Repita pelo menos 10 vezes.
  • Traga as pernas a 90º com os joelhos dobrados, eleve a cabeça e o tronco retirando os ombros do chão e coloque as mãos contra as coxas. Sem movimentar as suas pernas, empurre para frente fazendo força com os braços, mantenha de três a cinco segundos e relaxe. Repita 10 vezes.
  • Sentado, uma perna esticada, a outra dobrada com o pé plano a coxa que está estendida. Flexione o tronco levando o torço em direção ao joelho. Mantenha a posição por cerca de 15 segundos a um minuto antes de relaxar. Repita 5 vezes de cada lado.

Estes são apenas pequenos exemplos para esticar as costas, você verá que o resultado é uma restauração do tônus muscular adequado dos abdominais e, é claro, a eliminação da barriga.